Você está visualizando atualmente Tecnologia GNSS para a indústria de eMobility

Tecnologia GNSS para a indústria de eMobility

Compartilhe

Módulo GNSS Quectel

O LC79D da QUECTEL é um receptor GNSS multi-constelação de forma ultra pequeno, é ideal para projetos com espaço limitado, como veículos eMobility.

O Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) fornece uma maneira bem compreendida, amplamente implantada e aceita para determinar com precisão a localização. Portanto, ele sustenta a navegação, o rastreamento de bens e ativos e, com bilhões de dispositivos GNSS já implantados, tornou-se padrão.

No entanto, as aplicações GNSS não são únicas, e as empresas têm o desafio de encontrar e implantar soluções adequadas que atendam às restrições de suas aplicações.

No eMobility, representado por patinetes elétricos e bicicletas (eScooters e eBikes), os provedores devem equilibrar cuidadosamente a precisão, o custo, o consumo de energia e o tamanho de um módulo GNSS para selecionar a melhor opção.

No eMobility os provedores devem equilibrar cuidadosamente a precisão, o custo, o consumo de energia e o tamanho de um módulo GNSS.

Desafios GNSS em eMobility

Todos os serviços são bem-sucedidos ou fracassam com base na experiência do cliente e isso começa desde a primeira interação.

Desta forma, o primeiro desafio do eMobility é tornar o veículo fácil de encontrar.  O tamanho das eBikes e eScooters, por serem menores, dificulta ainda mais a capacidade dos usuários de realmente localizar a bicicleta. Eles podem ser facilmente escondidos entre carros estacionados, atrás de árvores ou obstruídos por móveis urbanos.

O desafio de localizar dispositivos também afeta os provedores de serviços, que não conseguem encontrar seus veículos para mantê-los, recarregar baterias e realocar para áreas de maior demanda. Isso custa aos provedores de serviços tempo perdido do trabalhador e aumenta o tempo de inatividade de seus veículos.

A regulamentação é o próximo grande obstáculo. A adoção de eScooters e eBikes está crescendo rapidamente e isso está causando preocupação para as autoridades municipais que procuram restringir o uso nas calçadas.

A restrição é um desafio significativo para a eMobility por causa da demarcação muito limitada entre estradas e calçadas.

Os fornecedores do eScooter enfrentam o desafio de como lidar com isso.

Embora tenham a capacidade de soar alarmes ou até mesmo desligar o motor e travar o veículo, os alarmes falsos terão um impacto negativo na experiência do usuário.

A precisão é, portanto, vital, pois a restrição na calçada provavelmente se tornará um requisito regulamentar. O papel do GNSS ampliado por tecnologias de posicionamento adicionais se tornará cada vez mais importante.

Quanto mais satélites um eScooter puder ver, melhor será o desempenho da solução GNSS.O acesso a um bom sinal GNSS de várias constelações de satélites, além do aumento da contagem de canais, é fundamental. Talvez o maior desafio seja a natureza desses veículos.

Eles são conduzidos em todos os tipos de condições hostis: perto de edifícios e sob pontes; e a antena GNSS é muito pequena e o corpo humano pode atrapalhar.

A vibração também afetará negativamente o desempenho do GNSS em uma scooter típica. Estima-se que um eScooter ou eBike só pode se conectar a 50-60% dos satélites aos quais um carro no mesmo local poderia se conectar.

A solução para eMobility

Em condições perfeitas, quando o céu está claro e não há obstruções no caminho, o GNSS pode dizer aos usuários exatamente onde está um eScooter.

No entanto, raramente existem condições perfeitas e os veículos de micromobilidade contam com métodos adicionais para aumentar o desempenho do GNSS.

O Dead Reckoning (DR) resolve muitos dos problemas combinando a velocidade da roda e os dados da unidade de medição inercial (IMU) – geralmente acelerômetro e informações giroscópicas – com GNSS.

A precisão da posição pode ser afetada por questões como: mudanças na pressão dos pneus, vibração da estrada e diferenças atmosféricas que podem afetar o desempenho do motor de Dead Reckoning quando o GNSS é desafiado.

No eMobility, o Dead Reckoning é ideal e fornece grandes melhorias para o posicionamento em grandes centros urbanos, como aqueles no distrito financeiro de San Francisco/EUA.

Nos dados do drive test na Figura abaixo, você pode ver claramente ( em verde) a melhoria em relação ao standalone GNSS L1 + L5 e (em roxo) de GNSS L1 + L5 com DR, que está oferecendo uma melhoria de 10x na precisão de localização.

Localização do eScooter no centro de São Francisco/EUA mostrando standalone GNSS L1 + L5 em verde versus L1 + L5 GNSS mais Dead Reckoning em roxo.

Módulo GNSS LC79D da QUECTEL

O LC79D é um receptor GNSS multi-constelação de banda dupla L1 / L5 que oferece um fator de forma ultra pequeno com dimensões de 10,1 mm × 9,7 mm × 2,4 mm, tornando-o ideal para projetos com espaço limitado, como veículos eMobility. O melhor preço, desempenho e baixo consumo de energia do LC79D o torna uma solução perfeita e única.

Ele pode rastrear bandas L1 e L5 para sistemas de satélite, incluindo GPS, Galileo e QZSS.

Na banda L1, o LC79D pode rastrear os sistemas de satélite GLONASS e Beidou e o módulo rastreia o sistema IRNSS na banda L5.

Fornecer capacidade L1 / L5 oferece grande diversidade e escolha de conexão, mesmo nos locais mais hostis.

Em contraste com os módulos GNSS somente L1, o LC79D adiciona a banda L5, o que aumenta muito o número de satélites disponíveis, melhora a precisão da posição e ajuda a mitigação de desafios de múltiplos caminhos.

O módulo LC79D GNSS da Quectel com o software de Dead Reckoning funciona incrivelmente bem, sendo possível rastrear por 10-15 minutos através de caminhos GNSS muito difíceis através de cidades e manter uma precisão de menos de 10 metros.

Mais valioso para os provedores de eMobility, o chipset GNSS, baseado na tecnologia de processo de 28 nm, é acoplado a uma solução avançada de gerenciamento de baixo consumo de energia que permite operação low-power e determinação de posicionamento.

Isso torna o módulo adequado para os sistemas sensíveis à energia e alimentados por bateria usados no eMobility.

A Figura abaixo compara o desempenho de rastreamento com L1 apenas em vermelho, L1 e L5 em verde e L1 e L5 mais o DR em roxo para que você possa ver as vantagens.

Zoom detalhado mostrando a diferença entre apenas L1 (vermelho), L1 e L5 (verde), e L1 e L5 e soluções de dead reckoning (roxo).

Conclusão

O LC79D permite que a indústria de eMobility, especialmente aqueles envolvidos na micromobilidade, aproveitem a fusão de dados de diferentes sensores em um espaço muito pequeno a um custo incremental muito baixo com precisão incomparável.

O LC79D está em produção e as amostras e kits de desenvolvimento estão disponíveis. Eles oferecem capacidade L1 e L5 e fazem a ponte entre os módulos GPS básicos e os sistemas GNSS de ponta, sendo uma ótima opção para uso em eMobility.

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.