Você está visualizando atualmente Transporte Inteligente Compartilhado
Transporte Inteligente compartilhado

Transporte Inteligente Compartilhado

Compartilhe

Uma das iniciativas das cidades inteligentes é melhorar a mobilidade das pessoas e apostar em iniciativas de transporte inteligente compartilhado é uma ótima opção. Foi neste contexto que a empresa GoMoov buscou o Perini City Lab, para testar o seu projeto em um ambiente privado e controlado, como o Perini Business Park.

A GoMoov é uma empresa de compartilhamento de veículos elétricos, especializada em mobilidade inteligente para curtas distâncias, que realizou no Perini City Lab o MVP (Produto Mínimo Viável) do seu aplicativo para validar o compartilhamento das e-bikes (bicicletas elétricas) e patinetes elétricos.  

O projeto tem como foco favorecer o transporte inteligente compartilhado, que começou pelo Município de Joinville e, está chegando em todo o Brasil. Além da presença dentro do Perini Business Park, o projeto já alcança 5 cidades da região norte do estado de Santa Catarina: Joinville, Jaraguá do Sul, Barra Velha, Balneário Piçarras e Penha.

Assista ao bate-papo entre o Gerente de IoT & AI da Macnica DHW, Fabrício P. de Sousa, e o Founder e Chairman do Grupo Alltech e Founder da GoMoov, Jean Cardoso, uma empresa que está revolucionando o mercado. Neste episódio do MacniCast, o podcast da Macnica DHW, você ficará dentro por deste projeto que é o futuro da mobilidade urbana.

MacniCast Mobilidade Urbana Inteligente

Etapa de validação da GoMoov no Perini City Lab

Durante a sua validação a GoMoov possuiu três pontos dentro do Perini Business Park onde o usuário retirava e entregava os veículos:  

  • Na entrada do Parque
  • No estacionamento do restaurante ECatarina  
  • No hall do Ágora Tech Park  

Era possível alugar as e-bikes ou patinetes elétricos mediante cadastro no aplicativo GoMoov sendo debitado do cartão de crédito R$ 1,00 no primeiro minuto e após esse período R$ 0,10 por minuto de uso.

Ao deixar o veículo nos pontos sinalizados, a equipe da GoMoov aplicará uma rápida pesquisa sobre a experiência dos equipamentos.  

Sobre o Perini City Lab

O Perini City Lab, iniciativa do Ágora Tech Park, é um laboratório para desenvolvimento, testes, validações e demonstração de soluções para Cidades Inteligentes, que utiliza a infraestrutura do Perini Business Park para oferecer um ambiente privado e único no país para empresas que queiram criar e testar seus produtos, simulando as reais condições de um centro.

O Perini Business Park é o maior parque empresarial multisetorial da América do Sul e está instalado na cidade de Joinville, em Santa Catarina. São mais de 2,8 milhões de metros quadrados de terreno que abriga centenas de empresas nacionais e multinacionais. 

Devido ao formato de sua operação, o Perini City Lab é considerado o primeiro one-stop-shop do Brasil para smart cities. No qual empresas que possuem projetos voltados para Cidades Inteligentes e tem interesse em fazer testes, simulações, ou mesmo o desenvolvimento do próprio projeto, vão encontrar no Perini City Lab o local perfeito.

Sobre a Macnica DHW– Gestora Perini City Lab 

A Macnica DHW tem foco em distribuição de semicondutores e desenvolvimento de soluções IoT, onde já é referência mundial em áreas como Cybersecurity, Autonomous Vehicles, Robotics, AI e IIoT.  

Além disso, a empresa é também o Centro de Excelência Intel para Artificial Intelligence (AI) e High-Performance Computing (HPC) na América Latina.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.