Você está visualizando atualmente Conheça as tecnologias das cidades inteligentes
cidades inteligentes

Conheça as tecnologias das cidades inteligentes

Compartilhe

Problemas modernos exigem soluções modernas: essa expressão não poderia ser mais adequada quando falamos sobre cidades inteligentes (smart cities) e segurança pública. Isso porque os modelos operacionais e sistemas de infraestrutura herdados não são suficientes para as necessidades atuais das nossas cidades.

Os líderes de inovação das cidades precisam criar ambientes mais seguros e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Para isso, eles têm recorrido a soluções de Internet das Coisas (IoT), como:

As tecnologias para cidades inteligentes trazem cada vez mais benefícios para a segurança pública e podem até salvar vidas. Entre esses benefícios, estão:

  • redução do crime;
  • resposta rápida aos chamados de emergência;
  • redução de acidentes e fatalidades.

Conheça, a seguir, alguns exemplos de dispositivos habilitados para IoT que aprimoram a segurança e a proteção das cidades inteligentes.

4 soluções de IoT para segurança pública em cidades inteligentes

1.     Sistemas inteligentes de segurança pública e vigilância

A primeira imagem que vem à mente quando alguém pensa em segurança pública, provavelmente, é um sistema de vigilância por vídeo. Esses sistemas se tornam ainda mais eficazes e inteligentes quando complementados com a tecnologia adequada.

Entre as principais tecnologias usadas em sistemas de segurança pública e vigilância em cidades inteligentes estão:

  • dispositivos conectados;
  • tecnologia de vídeo (por exemplo: protocolo de internet e câmeras);
  • soluções AI e aprendizado de máquina (ML – Machine Learning);
  • sistemas de alarme baseados em IoT;
  • Wi-Fi ou conectividade celular.

Com essas tecnologias, as cidades inteligentes podem garantir mais visibilidade na análise de locais e instalações públicas. Assim, fica mais fácil evitar roubo, destruição e alarmes falsos.

Sistemas de videomonitoramento para aumentar a segurança das cidades inteligentes. [Fonte: Telit]

2. Trânsito inteligente

Todos os anos, os acidentes de trânsito são responsáveis por 1,3 milhão de mortes em todo o mundo, conforme dados da Forbes. Porém, as estradas podem se tornar mais seguras com a utilização de um sistema de trânsito inteligente.

As soluções inteligentes de trânsito em cidades inteligentes mantêm os motoristas e pedestres mais seguros. Além disso, elas também ajudam os socorristas a chegarem até as emergências de forma mais rápida.

Os sinais de trânsito inteligentes, por exemplo, usam AI e ML para:

  • capturar dados;
  • identificar áreas propensas a acidentes;
  • ajustar os sinais para aumentar a segurança pública das cidades inteligentes.

Além disso, as soluções IoT podem identificar problemas estruturais em pontes e estradas para evitar futuros desastres. Para completar, a alta velocidade e a latência ultrabaixa do 5G fornecem análises em tempo real aos gerentes de tráfego. Dessa forma, em uma emergência, as soluções para o trânsito inteligente podem dar prioridade aos socorristas e aos responsáveis pela aplicação da lei.

Conectividade para um sistema de trânsito inteligente. [Fonte: Telit]

3. Socorristas

As soluções IoT para cidades inteligentes voltadas para as atividades dos socorristas habilitam veículos de emergência com:

  • telemetria;
  • coleta de dados;
  • compartilhamento de dados.

Com essas funções, os veículos de emergência inteligentes fornecem aos motoristas a rota mais rápida para evitar obras e congestionamentos em andamento. Além disso, também capturam e compartilham dados para o treinamento e o aprimoramento do sistema.

Outra função dos aparelhos com microfone e machine learning é a identificação de sons relacionados ao crime, como tiros e quebra de vidro. Isso é importante, pois eles podem localizar o epicentro do problema e acelerar o tempo de resposta dos socorristas.

Por fim, a largura de banda e a segurança aprimoradas do 5G melhoram os equipamentos e a tecnologia de primeiros socorros, incluindo câmeras corporais e dispositivos de comunicação.

Veículos de emergência com telemetria, coleta e compartilhamento de dados. [Fonte: Telit]

4. Iluminação pública inteligente

A iluminação pública inteligente reduz o crime e os custos com segurança e aumenta a eficiência energética para cidades inteligentes. Além disso, os sistemas inteligentes de iluminação pública podem tornar as cidades muito mais seguras.

Isso já foi provado em um estudo realizado pelo Crime Lab New York. A pesquisa mostrou que conjuntos habitacionais públicos com novas luzes inteligentes tinham taxas de criminalidade significativamente mais baixas do que aqueles que não possuem.

Os sistemas inteligentes de iluminação pública IoT também são altamente ajustáveis. Eles podem ser escurecidos para ajudar os socorristas ou iluminados para melhorar a visibilidade em estradas movimentadas.

Da mesma forma, essas soluções inteligentes de iluminação urbana podem detectar interrupções no fornecimento de energia. Com isso, permitem resoluções rápidas que impedem aumentos súbitos de crimes.

Iluminação inteligente para aumentar a segurança pública. [Fonte: Telit]

Parceiros da Macnica DHW para a segurança de cidades inteligentes

Como você viu, a tecnologia e a conectividade estão presentes no cenário das cidades inteligentes. Com isso, a segurança pública se beneficia e se torna mais eficiente. Por isso, a Macnica DHW possui parceiros fortes. Eles garantem que o seu produto receba a melhor solução de conectividade, seja ela celular, Wi-Fi ou bluetooth.

Com a Telit Cinterion, por exemplo, é possível construir uma cidade mais segura e inteligente. A Telit fornece módulos adaptadores sem fio IoT, serviços de conectividade ou uma plataforma intuitiva.

Porém, é importante lembrar: as cidades inteligentes só são capazes de melhorar a segurança pública com milhões de sensores e dispositivos IoT. Além disso, todos eles exigem uma conectividade sempre ativa. São esses sensores e dispositivos que garantem as grandes quantidades de dados gerados.

Outra vantagem de desenvolver com a Macnica DHW é o acesso ao Perini City Lab. Esse é o primeiro One-Stop Shop da América do Sul para cidades inteligentes. Com ele, você pode testar e validar a sua solução para cidades inteligentes em um local privado e seguro.

Quer levar a conectividade Telit Cinterion ao seu produto voltado para cidades inteligentes e conhecer outras soluções da Macnica DHW? Clique aqui e entre em contato com a gente.

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.