Você está visualizando atualmente Inteligência artificial para otimizar a automação industrial
Inteligência artificial

Inteligência artificial para otimizar a automação industrial

Compartilhe

Segundo uma pesquisa realizada pela Salesforce em 2023, 91% das empresas ao redor do mundo buscam por automação industrial, principalmente com o uso de inteligência artificial (IA). Além disso, estima-se que o mercado brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) deve chegar a US$ 80 bilhões (R$ 389,50 bilhões) neste ano, uma expansão de 5%, conforme estimativa que integra a mais recente edição do estudo IDC Predictions Brazil, realizado pela IDC Brasil.

Nessas pesquisas, se falou muito sobre o uso da inteligência artificial na automação industrial como uma transformação digital significativa que está revolucionando a forma como as indústrias operam e produzem bens. Isso porque com a IA é possível:

  • otimizar processos;
  • melhorar a eficiência;
  • reduzir custos;
  • aumentar a qualidade na produção industrial.

A seguir, veja algumas aplicações da IA na automação industrial.

Inteligência artificial na manutenção preditiva

Por meio do monitoramento constante de sensores e da análise de dados, a inteligência artificial pode prever quando as máquinas industriais precisarão de manutenção, evitando paradas não programadas e aumentando o tempo de atividade. A manutenção preditiva pode ser implementada em todos os níveis do processo industrial, e os desenvovedores da Macnica DHW podem indicar a melhor solução para a sua empresa.

Com o sensor inteligente para motores da ADI OtoSense, por exemplo, é possível monitorar o estado dos seus motores de forma rápida e fácil. Sua instalação não requer furos no motor e a inteligência artificial entrega os primeiros resultados das análises em 7 dias.

No entanto, se você precisa coletar dados de diferentes tipos de sensores para analisar o estado do seu motor, conte com a Senspider, um dispositivo compacto que coleta e processa dados em campo utilizando IA e aprendizado de máquina (ML, do inglês, machine learning).

Colaboração homem-máquina e visão computacional

Além de ser amplamente utilizada na análise de dados, a inteligência artificial pode colaborar com os trabalhadores de diversas formas, como:

  • auxiliando em tarefas complexas, manuais e repetitivas;
  • proporcionando orientação sobre os processos;
  • aumentando a segurança e a qualidade das atividades.

Nesse caso, um bom exemplo é a solução de videomonitoramento da Retrocausal. Esse dispositivo funciona como um par de olhos extra, que auxilia os colaboradores em suas atividades, principalmente em empresas que possuem processos de fabricação manual e repetitiva.

Por meio da coleta e da análise de imagens em tempo real durante a execução da tarefa, a solução de inteligência artificial da Retrocausal é capaz de mensurar a eficiência do processo, avaliando a sua ergonomia, além de emitir alertas sempre que um passo for esquecido ou mal executado. Com isso, a produção se torna mais eficiente, diminuindo o retrabalho e até mesmo o desperdício de produtos mal montados. Para completar, essa solução permite analisar todas as peças fabricadas, eliminando a necessidade de realizar amostragens da produção.

Conte com a Macnica DHW para encontrar a melhor solução de IA para automação industrial

Além das soluções que mencionamos, a inteligência artificial está presente em diversos outros dispositivos que visam:

  • otimizar processos por meio da análise de dados;
  • aumentar o controle de qualidade, monitorando todas as etapas da produção e integrando as informações;
  • melhorar a logística e a cadeia de suprimentos, integrando dados de estoque e de rotas de transporte;
  • tomar decisões baseadas em dados analíticos coletados e analisados em tempo real.

Assim, a inteligência artificial está cada vez mais presente no ambiente industrial, sendo uma ferramenta essencial para o processo de transformação digital implementado pela Indústria 4.0. E você não precisa realizar essa transformação sozinho: conte com o time qualificado da Macnica DHW. Podemos auxiliar você a encontrar a solução ideal para a sua empresa, utilizando todo o potencial da inteligência artificial.

Quer saber mais sobre as soluções que mencionamos e outras opções de IA que podem acelerar o seu processo de automação industrial? Clique aqui e entre em contato com os nossos especialistas.

Saiba mais sobre a Macnica DHW aqui.

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.