Você está visualizando atualmente Manutenção preditiva na Indústria 4.0 = mais eficiência
manutenção preditiva

Manutenção preditiva na Indústria 4.0 = mais eficiência

Compartilhe

A Indústria 4.0 promove principalmente a otimização dos recursos, ou seja, fazer ainda mais com o que se tem. Neste sentido, a manutenção preditiva vem se destacando, e muito! Pois através da sua aplicação eliminamos o passo: resolver o problema somente quando ele acontece, para algo muito mais eficiente e inteligente: antecipar a resolução do problema e evitá-lo.

Tudo isso é possível por que o avanço tecnológico já chegou em todos os segmentos de mercado, com muitas opções de sensores, sistemas de monitoramento e, principalmente, inteligência aplicada no processamento dos dados.

A transformação digital, conta com muita inteligência para tratar os dados coletados e, assim, gerar insights que permitem ações rápidas e decisões assertivas.

Neste ponto, vale destacar que a Inteligência Artificial (AI), as técnicas de machine learning (ML), entre outras, estão cada vez mais acessíveis e oferecendo muitas vantagens para quem as utiliza.

Outro ponto importante da Indústria 4.0, é que a transformação digital não significa mudar todo o processo da noite para o dia. A mudança vai acontecendo de acordo com as medidas de inovação que são adotadas, ou seja, é um caminho a ser trilhado.

E como todo novo caminho pode gerar dúvidas, principalmente na escolha de por onde começar e qual tecnologia adotar, a Macnica DHW conta com um time de especialistas que vai te ajudar na escolha e implementação da melhor tecnologia para o seu processo de transformação digital.

 

Manutenção Preditiva

As soluções voltadas para manutenção preditiva da Macnica DHW que atendem a diferentes mercados, monitoram os equipamentos da linha de produção em tempo real utilizando inteligência artificial.

Desta forma, qualquer comportamento fora do esperado será identificado e alertado, o que permite que ações de prevenção e correção sejam realizadas no início do problema.

Sem contar que a manutenção preditiva também permite o melhor aproveitamento dos equipamentos, visto que, agora eles podem trabalhar por mais tempo, de forma segura, quando comparados com as ações da manutenção preventiva, que prevê a troca das peças em tempos fixos.

Soluções Inteligentes para Manutenção Preditiva

Como cada setor tem suas características e necessidades, hoje apresentaremos três soluções para manutenção preditiva, cada uma com suas especificações e atendendo diferentes mercados.

    • ADI OtoSense – sensor inteligente de motores baseado em AI

    • UtterBerry – uma coleção de sensores inteligentes em miniatura e de ultrabaixa potência, que formam uma rede mesh entre si

    • Senspider – um dispositivo compacto capaz de coletar, tratar e processar os dados localmente utilizando AI

 

Solução ADI OtoSense

A ADI OtoSense é uma solução completa de hardware e software pronta para o uso.

Ou seja, basta instalar o sensor no motor e ela já está apta a iniciar seu processo de configuração e posterior monitoramento.

Inclusive, é possível fazer a sua instalação sem a necessidade de desligar o motor, é muita versatilidade, não é mesmo?

Além disso, com a solução ADI OtoSense é possível monitorar os motores estando a quilômetros de distância, visto que os dados estarão disponíveis no dashboard web e no app mobile da solução.

É uma solução compacta, de fácil instalação e rápida configuração para que os motores do chão de fábrica sejam monitorados em tempo real, aplicando as medidas de manutenção preventiva.

 

Solução UtterBerry

O Sistema UtterBerry consiste em uma coleção de sensores em miniatura, artificialmente inteligentes e de ultrabaixa potência, desenvolvidos para o monitoramento de ativos e ambientes.

Como os sensores se comunicam, formando entre si uma rede mesh, os dados são transmitidos de forma mais eficiente em campo, esta característica é um grande diferencial desta solução.

Além disso, com a solução UtterBerry é possível obter informações riquíssimas no processamento inicial ainda em campo, através do cruzamento dos dados coletados que a rede mesh proporciona, o que é uma vantagem quando comparado aos resultados de dados coletados em campo e tratados apenas na nuvem.

Outra vantagem dos sensores UtterBerry, é que eles são capazes de monitorar diversas variáveis dos equipamentos, como por exemplo: dados ambientes (temperatura, umidade, pressão, luminosidade), dados de deslocamento, monitoramento de fluxo de fluidos e de pessoas.

Com tantos recursos, a solução UtterBerry vai além da manutenção preventiva e se torna um recurso importantíssimo na transformação digital de diversos segmentos como:

    • Hospitais
    • Rodovias
    • Agricultura
    • Manutenção Predial
    • Construção Civil
    • Ferrovias (Trem, Metro)
    • Dispositivos IoT
    • Indústria 4.0
    • Monitoramento de pessoas (Grandes eventos, Aglomerações, Feiras, Festivais, Jogos de Futebol)

 

Solução Senspider

A Senspider é uma solução compacta de hardware e software para manutenção preditiva de grandes motores industriais, assim como motores de navios, por exemplo.

 

Senspider: Terminal de aquisição e processamento de dados capaz de processar algoritmos de inteligência artificial (AI) e machine learning (ML) ideal para aplicações de Indústria 4.0, como a manutenção preventiva.

A Senspider permite coletar dados de diversos sensores de vibração, temperatura e propósito geral, com seus cards modulares:

    • Interface para sensores de vibrações de alta velocidade (SSPC1310)
    • Interface para sensores de propósito geral (SSPC1320)
    • Interface pra sensores de temperatura (SSPC1330)

Além disso, a Senspider é capaz de processar localmente dados coletados utilizando algoritmos de Inteligência Artificial e de machine learning (ML), ao mesmo tempo que envia para um servidor os dados já processados.

Assim, a análise e tecnologia incorporada ao processo existente, contribuem para reduzir o tempo de inatividade das máquinas/motores e melhorar a eficiência do trabalho de manutenção nas fábricas, através da manutenção preditiva.

Com esta gama de informações coletadas e ferramentas é possível realizar:

    • Detecção de anormalidades
    • Manutenção preditiva
    • Monitoramento da operação em tempo real
    • Rastreabilidade
    • Análise das causas de falhas
    • Automação da inspeção das máquinas

São muitas vantagens que as soluções para manutenção preditiva oferecem para a Indústria 4.0, principalmente para aqueles processos que possuem equipamentos extremamente importantes e que não podem falhar!

Como apresentado, cada segmento de mercado possui as suas demandas e necessidades quando falamos em transformação digital.

Entretanto, a Macnica DHW possui as melhores soluções quando se pensa em Indústria 4.0 e manutenção preditiva.

Entre em contato conosco e saiba como podemos lhe auxiliar no seu processo de transformação digital!

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.