Você está visualizando atualmente Como um ambiente ideal pode potencializar soluções para Smart Cities
Smart Cities

Como um ambiente ideal pode potencializar soluções para Smart Cities

Compartilhe

Atualmente o Brasil e o mundo experimentam um boom no surgimento de startups de todos os segmentos – e dentre eles, o de Smart Cities.

As startups de base tecnológica se destacam por oferecer produtos e serviços em grande escala e que podem se adaptar à realidade de cada local.

Entretanto, muitas vezes estas soluções têm um grande valor de aquisição por conta do alto custo de desenvolvimento e testes que enfrentam antes de poderem ser comercializadas.

Sendo assim, soluções inovadoras para Smart Cities precisam ser testadas e validadas em um ambiente que contenha as características de um centro urbano onde, de fato, serão aplicadas. Porém, ambientes públicos representam grande risco de segurança ou ainda possuem muita burocracia que acabam por frear, ou até mesmo eliminar, um grande número de boas ideias.

Então, como desenvolver, testar ou validar soluções para Cidades Inteligentes?

O Perini City Lab surge neste exato contexto, sendo um grande laboratório que possui as condições e características similares as de um ambiente urbano, mas com as vantagens que somente um ambiente privado, seguro e controlado pode oferecer.

Para isto, o Perini City Lab dispõe de todo o espaço, infraestrutura e recursos que o Perini Business Park pode oferecer. Trata-se do maior parque empresarial multissetorial da América do Sul, onde diariamente circulam mais de 10 mil pessoas – um grupo heterogêneo em gênero, idade e renda – e cerca de 4 mil veículos.

Perini Business Park é o maior parque empresarial multissetorial da América do Sul.

É um ambiente onde estão instaladas mais de 250 empresas de 14 nacionalidades e, que juntas, geram um PIB superior a R$ 5.1 bilhões, o que representa mais de 2% da riqueza gerada no estado de Santa Catarina.

Neste espaço de aproximadamente 3 milhões de metros quadrados com grande área verde e 15 quilômetros de vias pavimentadas, também está instalado o Ágora Tech Park – parque tecnológico idealizador do Perini City Lab.

No Ágora Tech Park, a conexão entre startups, corporates, academia e entidades e associações públicas e privadas ocorre a todo instante. Assim, o lema carregado pelo Ágora, “conectar para inovar”, se faz realidade ao longo de toda a trilha de desenvolvimento, que permite que ideias saiam do papel, sejam aceleradas e validadas em campo, até ganhar o mercado.

Ágora HUB é um ambiente interativo, colaborativo e sustentável, ideal para integrar atores do ecossistema de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia.

O Ágora Tech Park compreende ainda um campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o primeiro instalado em uma área privada, no qual são oferecidos cursos de graduação e pós-graduação em várias engenharias.

Um grande ambiente como este, além de toda a infraestrutura e vantagens que oferece, também representa enormes oportunidades para o desenvolvimento de soluções que atendam as demandas da sua operação.

De forma geral, os projetos em desenvolvimento no Perini City Lab se dividem em 6 verticais:

  • Saúde
  • Mobilidade
  • Infraestrutura
  • Sustentabilidade
  • Segurança
  • Governança

Por fim, o Perini City Lab trabalha diariamente com a gestão e consultoria em testes, validação e demonstração de soluções para Smart Cities. Isso permite que soluções e tecnologias para este segmento sejam “estressadas” e estejam prontas para ir ao mercado atendendo às demandas reais das cidades.

Se você quiser saber mais sobre as soluções que a Macnica DHW oferece para Smart Cities ou ainda desenvolver, testar ou demonstrar sua solução para Smart Cities através do Perini City Lab, entre em contato conosco.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Eduardo Bachmann

Graduando em Engenharia Automotiva pela UFSC, trabalha no setor de IoT&AI Solutions. No Perini City Lab, laboratório voltado ao desenvolvimento e validação de soluções para Smart Cities, auxilia na operação do projeto. Neste blog escreve sobre a temática das cidades inteligentes e sobre a aplicação das principais soluções oferecidas pela Macnica DHW.