O nosso Macnicast, o podcast da Macnica DHW, já está a todo vapor! Em nosso primeiro episódio falamos sobre Tecnologia para a Indústria 4.0.
Uma conversa bem descontraída entre o Presidente da Macnica DHW, Fábio Petrassem de Sousa e o Diretor da vertical de Manufatura da Acate, Tulio Duarte.
Um dos pontos abordados neste episódio foi como a tecnologia é um meio e não um fim para a Indústria 4.0. Ou seja, a tecnologia vem para deixar a operação cada vez mais eficiente através da transformação digital.
Para que este processo aconteça, o Diretor da vertical de Manufatura da Acate destacou três pilares:
- Informação é um insumo para o processo
- Tecnologia passa a agregar valor ao produto
- Produtos inteligentes passam a trazer renda por si só
Com estes três pilares a transformação digital acontece e a rentabilidade aumenta. E tudo isso nas diversas verticais de produção e inovação.
Quer entender mais? Então segue um exemplo de como a Indústria 4.0 e a transformação digital podem estar mais perto do que imaginamos.
Hoje o travesseiro é um item para o nosso descanso, que proporciona conforto. Agora imagine como seria um travesseiro na Indústria 4.0.
Neste contexto, o travesseiro teria tecnologia associada para monitorar o ciclo do sono e reportar como foi o descanso. Um produto inteligente que através da tecnologia obtém informação para melhorar a qualidade de vida.
Impressionante como a tecnologia pode estar nos pequenos detalhes e fazer uma grande diferença em nossa vida, não é mesmo?
Este não é um exemplo tão distante da nossa realidade. A transformação digital está chegando e transformando os mais diversos mercados, como por exemplo:
- Agronegócio
- Médico
- Logística
- Varejo, entre outros
Para auxiliar neste processo, muitas associações como a Acate e a ABII fornecem o ecossistema que propicia o conhecimento e troca de informações.
Ou seja, ser parceiro destas associações acelera o processo, pois este ecossistema aproxima todos os players do mercado para que a transformação digital aconteça rapidamente.
A transformação é como montar lego, “quanto mais peças de lego você tem, maior a possibilidade de criar mais coisas”, ressaltou o Diretor da vertical de Manufatura da Acate, Túlio.
Por isso é importante ter parceiros como a Acate que faz essa aproximação e a Macnica DHW que traz as tecnologias habilitadoras da transformação digital em todos os mercados.
Além destes pontos, assuntos como a importância de politicas de incentivo e regulamentação para Indústria 4.0 e cibersegurança foram discutidos durante o MacniCast.
Por fim, é importante destacar que a transformação digital não é privilégio das grandes empresas, é para médio e pequeno porte também, pois todas vão aumentar sua eficiência e lucratividade através de medidas de manutenção preditiva, eficácia energética, aceleração do processamento de informações entre tantos outros benefícios.
Quer saber como começar a sua transformação digital, implantar a Indústria 4.0 e tornar o seu processo mais eficiente?
Assista o MacniCast completo no Spotify ou no Youtube, e não deixe de entrar entre em contato conosco!