Você está visualizando atualmente MacniCast: Tecnologia para Indústria 4.0
Indústria 4.0

MacniCast: Tecnologia para Indústria 4.0

Compartilhe

O nosso Macnicast, o podcast da Macnica DHW, já está a todo vapor! Em nosso primeiro episódio falamos sobre Tecnologia para a Indústria 4.0.

Uma conversa bem descontraída entre o Presidente da Macnica DHW, Fábio Petrassem de Sousa e o Diretor da vertical de Manufatura da Acate, Tulio Duarte.

Um dos pontos abordados neste episódio foi como a tecnologia é um meio e não um fim para a Indústria 4.0. Ou seja, a tecnologia vem para deixar a operação cada vez mais eficiente através da transformação digital.

Para que este processo aconteça, o Diretor da vertical de Manufatura da Acate destacou três pilares:

  • Informação é um insumo para o processo
  • Tecnologia passa a agregar valor ao produto
  • Produtos inteligentes passam a trazer renda por si só

Com estes três pilares a transformação digital acontece e a rentabilidade aumenta. E tudo isso nas diversas verticais de produção e inovação.

Quer entender mais? Então segue um exemplo de como a Indústria 4.0 e a transformação digital podem estar mais perto do que imaginamos.

Hoje o travesseiro é um item para o nosso descanso, que proporciona conforto. Agora imagine como seria um travesseiro na Indústria 4.0.

Neste contexto, o travesseiro teria tecnologia associada para monitorar o ciclo do sono e reportar como foi o descanso. Um produto inteligente que através da tecnologia obtém informação para melhorar a qualidade de vida.

Impressionante como a tecnologia pode estar nos pequenos detalhes e fazer uma grande diferença em nossa vida, não é mesmo?

Este não é um exemplo tão distante da nossa realidade. A transformação digital está chegando e transformando os mais diversos mercados, como por exemplo:

  • Agronegócio
  • Médico
  • Logística
  • Varejo, entre outros

Para auxiliar neste processo, muitas associações como a Acate e a ABII fornecem o ecossistema que propicia o conhecimento e troca de informações.

Ou seja, ser parceiro destas associações acelera o processo, pois este ecossistema aproxima todos os players do mercado para que a transformação digital aconteça rapidamente.

A transformação é como montar lego, “quanto mais peças de lego você tem, maior a possibilidade de criar mais coisas”, ressaltou o Diretor da vertical de Manufatura da Acate, Túlio.

Por isso é importante ter parceiros como a Acate que faz essa aproximação e a Macnica DHW que traz as tecnologias habilitadoras da transformação digital em todos os mercados.

Além destes pontos, assuntos como a importância de politicas de incentivo e regulamentação para Indústria 4.0 e cibersegurança foram discutidos durante o MacniCast.

Por fim, é importante destacar que a transformação digital não é privilégio das grandes empresas, é para médio e pequeno porte também, pois todas vão aumentar sua eficiência e lucratividade através de medidas de manutenção preditiva, eficácia energética, aceleração do processamento de informações entre tantos outros benefícios.

Quer saber como começar a sua transformação digital, implantar a Indústria 4.0 e tornar o seu processo mais eficiente?

Assista o MacniCast completo no Spotify ou no Youtube, e não deixe de entrar entre em contato conosco

Assista a todos os episódios neste link!

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.