Você está visualizando atualmente Sensor wireless para manutenção preditiva

Sensor wireless para manutenção preditiva

Compartilhe

Uma das características da manutenção preventiva é instalar sensores em máquinas e equipamentos para que possam ser monitorados.

Desta forma, para obter o melhor funcionamento dos sensores é necessário que estes tenham alimentação ininterrupta.

Para atender a esta demanda, a fabricante Xidas IoT oferece soluções de alimentação de sensores wireless, ou seja, os sensores não param de funcionar e enviar informações por falta de energia via cabo.

O VP3, da Xidas IoT, é quem garante isso. Ele integra tecnologia de captação de energia que captura a energia de pequenas vibrações no ambiente (como maquinário industrial) e a converte em energia elétrica que carrega uma bateria de bordo especializada.

Manutenção Preventiva

As plantas industriais não precisam mais monitorar e consertar máquinas por meio da abordagem de manutenção preventiva que exige muita mão de obra, o que demora mais e é mais caro.

Assim, para diminuir estas despesas uma alternativa é a implementação da manutenção preditiva de máquinas e linhas de produção.

A manutenção preditiva usa sensores que monitoram e transmitem as condições (dados) das máquinas da planta para a nuvem, onde são analisadas utilizando aprendizado de máquina para prever as necessidades de manutenção.

Nesta abordagem, a saúde e a condição dos motores, bombas, sopradores, ventiladores, compressores, correias transportadoras, caixas de engrenagens e outras máquinas são constantemente examinadas e supervisionadas para garantir que a operação funcione corretamente.

Desta forma, podem ser detectados defeitos de rolamento, desalinhamentos, desequilíbrios, folgas e outras deficiências que levam a falhas, e até mesmo, que levam a paradas inesperadas na linha de produção.

A manutenção preditiva pode reduzir o tempo necessário para planejar a manutenção em 20–50%, aumentar o tempo de atividade e a disponibilidade do equipamento em 10–20% e reduzir os custos gerais de manutenção em 5–10%.

O VP3, da Xidas IoT é perfeito para alimentar os sensores usados ​​para monitoramento de condição de ativos industriais e coletar com eficiência a vibração dessas máquinas para alimentar os sensores sem fio montados.

Entre em contato conosco, além de contar com um portfolio de soluções para o seu projeto, nosso time de engenheiros está preparado para lhe auxiliar na implementação da manutenção preditiva na linha de produção.  

Saiba mais sobre o VP3.

Nos acompanhe nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.