You are currently viewing Sensor wireless para manutenção preditiva

Sensor wireless para manutenção preditiva

Uma das características da manutenção preventiva é instalar sensores em máquinas e equipamentos para que possam ser monitorados.

Desta forma, para obter o melhor funcionamento dos sensores é necessário que estes tenham alimentação ininterrupta.

Para atender a esta demanda, a fabricante Xidas IoT oferece soluções de alimentação de sensores wireless, ou seja, os sensores não param de funcionar e enviar informações por falta de energia via cabo.

O VP3, da Xidas IoT, é quem garante isso. Ele integra tecnologia de captação de energia que captura a energia de pequenas vibrações no ambiente (como maquinário industrial) e a converte em energia elétrica que carrega uma bateria de bordo especializada.

Manutenção Preventiva

As plantas industriais não precisam mais monitorar e consertar máquinas por meio da abordagem de manutenção preventiva que exige muita mão de obra, o que demora mais e é mais caro.

Assim, para diminuir estas despesas uma alternativa é a implementação da manutenção preditiva de máquinas e linhas de produção.

A manutenção preditiva usa sensores que monitoram e transmitem as condições (dados) das máquinas da planta para a nuvem, onde são analisadas utilizando aprendizado de máquina para prever as necessidades de manutenção.

Nesta abordagem, a saúde e a condição dos motores, bombas, sopradores, ventiladores, compressores, correias transportadoras, caixas de engrenagens e outras máquinas são constantemente examinadas e supervisionadas para garantir que a operação funcione corretamente.

Desta forma, podem ser detectados defeitos de rolamento, desalinhamentos, desequilíbrios, folgas e outras deficiências que levam a falhas, e até mesmo, que levam a paradas inesperadas na linha de produção.

A manutenção preditiva pode reduzir o tempo necessário para planejar a manutenção em 20–50%, aumentar o tempo de atividade e a disponibilidade do equipamento em 10–20% e reduzir os custos gerais de manutenção em 5–10%.

O VP3, da Xidas IoT é perfeito para alimentar os sensores usados ​​para monitoramento de condição de ativos industriais e coletar com eficiência a vibração dessas máquinas para alimentar os sensores sem fio montados.

Entre em contato conosco, além de contar com um portfolio de soluções para o seu projeto, nosso time de engenheiros está preparado para lhe auxiliar na implementação da manutenção preditiva na linha de produção.  

Saiba mais sobre o VP3.

Nos acompanhe nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK