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Faça o monitoramento preditivo dos motores elétricos com os sensores inteligentes da ADI OtoSense

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O Sensor inteligente para motores elétricos (SMS) da ADI OtoSense é uma solução completa de hardware e software baseada em inteligência Artificial (IA) para monitoramento baseado em condições e manutenção preditiva de motores elétricos industriais. Ele monitora a condição dos motores elétricos combinando as melhores tecnologias de detecção com análise de dados de última geração.

A solução consiste em um subsistema de hardware e software que inclui uma plataforma em nuvem, aplicativo web e móvel. Um algoritmo de IA de diagnóstico de falhas de motor baseado em aprendizado de máquina é implementado na plataforma de nuvem. A figura abaixo mostra o diagrama do sistema ADI OtoSense SMS.

O sensor SMS da ADI OtoSense integra vários sensores de alto desempenho desenvolvidos pela ADI, incluindo:

• Dois acelerômetros MEMS de baixo ruído e alta frequência ADXL1002 para detecção de vibração nos eixos X e Z.

• Dois sensores de temperatura digital de 16 bits de alta precisão ADT7420 para carcaça do motor e detecção de temperatura ambiente.

• Um sensor de campo magnético para detecção de velocidade do motor e diagnóstico de falhas elétricas do motor.

Além dos sensores o SMS também possui um processador WiFi para coleta e empacotamento de dados para transferência via WiFi de 2,4 GHz.

O sensor SMS da ADI OtoSense é uma solução líder no mercado para detectar e interpretar dados de máquinas. A tabela a seguir mostra as falhas de motor mais comuns que o sensor SMS pode diagnosticar e prever:

Tabela 1. Falhas do motor elétrico que o sensor inteligente da ADI OtoSense SMS pode diagnosticar e prever

Falha no motorTipo de falhaDescriçãoExemplo
Sistema de energiaElétricaProblemas nas três fases da alimentação, podendo levar ao desequilíbrio da corrente do motorFase perdida
Enrolamento do estatorElétricaProblemas em uma das fases do motor, podendo causar desequilíbrio nas correntes do motorCurto circuito na bobina
RotorElétricaProblemas relacionados às barras do rotor ou anel de curto circuitoBarra do rotor quebrada
Desbalaceamento do eixoEletromecânicaDistribuição desigual de massa, fazendo com que o centro de gravidade se desloque do centro de rotaçãoFlexão do rotor
ExcentricidadeMecânicaProblema de concentricidade entre o rotor e o estator, o que pode ser causado por um eixo do rotor torto ou instalação inadequada do rolamentoEixo torto Instalação inadequada do rolamento
RolamentoMecânicoTensão mecânica ou contaminação levando a pequenas rachaduras ou defeitos que ocorrem no rolamento, criando problemas de vibraçãoCorrosão
DesalinhamentoMecânicaOcorre quando dois eixos rotativos (motor e carga) não estão alinhados, criando desalinhamento externoDesalinhamento angular ou paralelo
Problemas na fixação ou coxinsMecânicaFolgas ou instabilidade que ocorre quando a base do motor (ou coxins) não está devidamente apertadaMotor mal fixado na estrutura base
ArrefecimentoTemperaturaProblemas com ventiladores fixados no eixo ou conectados externamente ao motorObstrução da tampa do ventilador
DesempenhoVibração geralAumento geral das vibrações. Indica potenciais problemas sistêmicos.Falhas mecânicas Diminuição da eficiência e aumento do consumo de energia

Eficiência Operacional de Motor Elétrico com ADI OtoSense SMS

A manutenção adequada ajuda a atingir a máxima rentabilidade econômica para as empresas, pois a ocorrência de falhas nos motores é reduzida e podem ser evitadas paradas não programadas. Adicionalmente, a eficiência dos motores desempenha um papel fundamental na redução de custos por operação, uma vez que um motor de alta eficiência consome menos energia elétrica que um motor com eficiência padrão para fornecer a mesma potência.

Foram realizados estudos onde se determina até que ponto a eficiência da máquina é comprometida pela presença dos diferentes tipos de falhas. Especificamente, os seguintes tipos de falhas: falhas no rotor, assimetrias nos enrolamentos do estator, falhas no sistema de isolamento, desequilíbrio/desalinhamentos e falhas no sistema de ventilação.

Eficiência de operação do motor ideal por ADI OtoSense SMS

A figura acima mostra a otimização da eficiência de operação do motor com sensor SMS da ADI OtoSense. A plataforma em nuvem fornece informações incomparáveis sobre as condições operacionais e necessidades de manutenção do motor.

Graças à análise de manutenção preditiva proprietária ADI OtoSense SMS, os usuários podem identificar as 9 falhas mais comuns do motor em um estágio inicial e remediar as falhas antes que afetem a operação do motor. Para cada falha do motor, um Índice de Pontuação de Falha (FSI) é calculado para representar a gravidade das falhas do motor.

O FSI é um valor entre 0 e 10. O número FSI acima de ‘7’ significa que o motor está em boas condições. O número FSI entre 5 e 7 indica que uma falha no motor foi encontrada em um estágio inicial e uma notificação de AVISO de baixa gravidade será entregue ao usuário por e-mail. Um motor no status WARNING ainda pode operar normalmente por um determinado período de tempo; no entanto, como o motor não está no status íntegro, a eficiência operacional do motor é degradada.

A figura abaixo mostra um exemplo em que um pé solto do motor é detectado precocemente e uma notificação de ADVERTÊNCIA é emitida. Quando o usuário recebe uma notificação, recomenda-se uma rápida ação de reparo para trazer a operação do motor de volta à condição ideal para que o motor possa continuar funcionando com alta eficiência.

Exemplo mostrando como o sensor SMS da ADI OtoSense mantém o motor funcionando com alta eficiência.

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Sobre a Macnica DHW:

A Macnica DHW é operação na América do sul do Grupo Japonês Macnica Inc., que é o maior Distribuidor de Semicondutores do Japão, e o 5º maior do mundo. O Grupo Macnica possui equipes de desenvolvimento em soluções IoT, IA, Hardware e Software em vários pontos do globo. Nossa tecnologia avança para o seu negócio ir além. Com a gente, você tem soluções customizadas de acordo com sua necessidade. Leve essa e outras soluções que a Macnica DHW tem para o seu negócio.

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Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.