No momento, você está visualizando Projetos eletrônicos com a WEG: comunicação via fibra óptica
projetos eletrônicos

Projetos eletrônicos com a WEG: comunicação via fibra óptica

Compartilhe

A WEG, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, enfrentou um desafio em seus projetos eletrônicos para comunicação de dados via fibra óptica em aplicações submersas. O objetivo da empresa era desenvolver um equipamento que seria aplicado na extração de petróleo.

Considerando esse cenário, o desafio era o seguinte:

  • a comunicação entre os inversores de frequência e o sistema mestre de controle precisava ocorrer sem interferências, mesmo em distâncias consideráveis.

Para solucionar esse desafio, a WEG buscou a expertise da Macnica DHW, que possui uma equipe especializada em projetos eletrônicos. O resultado do projeto foi uma solução inovadora e confiável de comunicação entre inversores via fibra óptica.

Saiba mais sobre esse case de sucesso a seguir.

Fibra óptica está presente em comunicações de alta velocidade na indústria.

Desafio: comunicação de longa distância em ambientes submersos

Em seus projetos eletrônicos, a WEG precisava estender a comunicação entre os inversores e o sistema mestre de controle a distâncias de até 120 km em aplicações submersas. O sistema de controle anterior utilizava fibras plásticas com baixa taxa de transferência, o que limitava o alcance das comunicações.

Agora, o desafio era implementar uma solução que utilizasse fibra óptica de vidro e permitisse altas taxas de transferência de dados com baixa latência.

Plataformas de petróleo contam com equipamento submersos a longas distâncias.

Solução: inovação nos projetos eletrônicos com a Macnica DHW

Para superar esse desafio nos projetos eletrônicos da WEG, a equipe da Macnica DHW desenvolveu uma solução inovadora utilizando FPGA da Intel, que conta com uma interface de alta velocidade de 1.25 Gbps e transceptores ópticos bidirecionais. Essa abordagem permitiu enviar e receber dados em uma única fibra óptica de vidro com comprimentos de onda diferentes, alcançando distâncias de até 120 km.

No desenvolvimento dessa solução foram utilizadas duas ferramentas da Intel: o Quartus Prime e o Platform Designer. Essas ferramentas permitiram a integração dos módulos específicos necessários, tornando o projeto eletrônico completo e eficiente.

A Macnica DHW desenvolve projetos eletrônicos focados no desafio do cliente.

Resultados: confiabilidade e precisão na comunicação

Após a implementação, a solução desenvolvida com a Macnica DHW passou por rigorosos testes na WEG. Nesse processo, foram identificados e corrigidos problemas relacionados à latência nos projetos eletrônicos.

Com as melhorias, a latência total foi reduzida para menos de 20 ns, tornando a comunicação mais confiável. O resultado foi exatamente o que a WEG esperava desse projeto: mais confiabilidade e precisão nos dados coletados e comunicados pelos inversores.

Impacto e futuro: ampliando possibilidades em projetos eletrônicos

Com o sucesso do projeto, a WEG planeja desenvolver e comercializar um sistema completo com placas feitas internamente. Essa tecnologia permitirá que projetos eletrônicos que demandem distâncias significativas entre os inversores de frequência e o sistema de controle utilizem fibras ópticas padrão como meio de conexão. Dessa forma, a solução amplia as possibilidades de aplicação em diversos setores industriais.

Excelência técnica: conquista da WEG em parceria com a Macnica DHW

O caso de sucesso da Macnica DHW com a WEG demonstra a importância da inovação e da parceria em projetos eletrônicos para superar desafios na comunicação via fibra óptica em ambientes submersos. A solução desenvolvida permitiu aprimorar a comunicação entre inversores, trazendo total confiabilidade e precisão nos dados transmitidos em longas distâncias.

“O time da Macnica DHW possui um excelente nível técnico, além de ser muito prestativo. O projeto foi um sucesso!”, destacou o Engenheiro de Aplicação da WEG, Joable A. Alves.

Com essa conquista, a WEG abre caminho para novos projetos eletrônicos e possibilidades, fortalecendo seu papel como líder na indústria de equipamentos elétricos. Além do projeto desenvolvido, a Macnica DHW fornece os componentes para a fabricação dos produtos WEG, garantindo que a produção atenda as demandas do mercado.

Quer ser o próximo caso de sucesso da Macnica DHW? Clique aqui e entre em contato com a gente para desenvolver os seus projetos eletrônicos com um time capacitado e com as melhores tecnologias do mercado.

Saiba mais sobre a Macnica DHW aqui.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.