Você está visualizando atualmente Controle de qualidade na montagem manual

Controle de qualidade na montagem manual

Compartilhe

Controle de qualidade na montagem manual de produtos diferentes: A Paccar Inc é uma empresa norte americana que preza pelo seu trabalho de qualidade na montagem de produtos através de excelentes processos de controle, e que utiliza a plataforma RetroActivity de visão computacional da Retrocausal.

As aplicações de visão computacional normalmente se concentram na produção de alto volume de um produto fixo, como um smartphone. Entretanto, nas subsidiárias da Paccar são montados milhares de produtos diferentes.

Assim, o controle de qualidade automatizado é um desafio para na produção customizada em massa. Para tanto é necessário milhares de “exemplos de treinamento” para cada variação de produto que chega na linha de montagem.

Para resolver essa questão, uma solução é definir os modelos de processo em subconjuntos. Ou seja, os algoritmos de aprendizado de máquina (machine learning) são treinados em subconjuntos e combinados para processos de montagem dos produtos individuais.

Esta é uma abordagem que atende um número cada vez maior de fabricantes e montadoras, à medida que a demanda dos clientes por personalização continua crescendo em setores de manufatura discretos.

Além disso, podemos destacar que o foco da plataforma RetroActivity está em ajudar as empresas de manufatura a evitar erros de montagem, treinar seus colaboradores e obter análises prescritivas para melhorar o seu processo de montagem manual.

 

Plataforma RetroActivity

A plataforma RetroActivity é uma solução que reduz significativamente os erros no trabalho manual e repetitivo na linha de montagem através de monitoramento inteligente – uma solução desenvolvida pela Retrocausal, que é líder no mercado de soluções inteligentes aplicadas para a indústria e trazida para o Brasil com exclusividade pela Macnica DHW.

Para isso, a Retrocausal utiliza tecnologia de visão computacional própria para analisar atividades manuais complexas e ajudar os operadores a evitar erros de montagem.

Ter total controle da tecnologia permite que a solução seja adaptada para cada situação, como o caso da Paccar, onde a análise do processo pode ser feita em subconjuntos.

De posse dos dados analíticos do processo, os engenheiros industriais podem identificar a causa de problemas e otimizar o processo.

Outro ponto importante é que a plataforma observa e coleta dados de 100% das montagens efetuadas, eliminando o conceito de “amostragem” no controle de qualidade do processo de produção.

Por fim, mas não menos importante, a solução permite a realização de treinamentos por posto de trabalho de maneira individualizada e automatizada, acelerando o tempo de aprendizagem de novos colaboradores ou colaboradores temporários.

Assista o vídeo sobre a plataforma RetroActivity e entenda sobre a solução que vai revolucionar a sua linha de montagem manual.

Entre em conosco para saber como podemos lhe auxiliar na implementação da solução Retroctivity na sua linha produção com 5 passos e aumente o rendimento do seu processo.

Leia também:

O futuro da otimização da linha de montagem manual

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais

INSTAGRAM

LINKEDIN

FACEBOOK

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.