Você está visualizando atualmente Revolucionando a Segurança na Indústria Siderúrgica com Visão Computacional
Siderúrgica

Revolucionando a Segurança na Indústria Siderúrgica com Visão Computacional

Compartilhe

Priorizar a segurança em uma usina siderúrgica é de suma importância, especialmente para os profissionais que operam em áreas de alto risco, como os arredores dos fornos metalúrgicos.

Em um ambiente onde o calor intenso e máquinas poderosas predominam, cada medida é cuidadosamente implementada para proteger os trabalhadores.

Além de ser uma zona de alto risco, que requer o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), certas atividades na indústria siderúrgica só podem ser realizadas quando áreas específicas estão completamente desocupadas. Isso demanda um sistema de detecção e contagem de pessoas para controlar o fluxo no local, ou seja, a adoção de um sistema de visão computacional.

Essa é uma tarefa desafiadora, pois a presença de muitos EPIs dificulta a identificação e a contagem precisa dos indivíduos que entram e saem, exigindo inteligências artificiais treinadas com imagens de pessoas com EPIs para aprimorar o processo.

Como contar pessoas utilizando muitos EPIs com acurácia?

Com uma solução de visão computacional customizada!

Como não era possivel utilizar redes neurais pré-treinadas para identificar pessoas neste caso, o time de desenvolvedores da Macnica DHW coletou muitas imagens do local para poder treinar a rede neural nova e assim ter uma inteligência artificial capaz de contar pessoas com EPIs de forma acurada.

Para alcançar esse objetivo, uma etapa intermediária de coleta de imagens foi realizada. Essa etapa envolveu a detecção de movimento no local, seguida pela captura de diversas imagens dos trabalhadores que estavam entrando e saindo da área controlada.

Estas imagens coletadas, formam o dataset – um banco de imagens, utilizado para treinar e validar a rede neural convolucional (CNN).

Ao final dos testes, a inteligência artificial que compôs o sistema de visão computacional desenvolvida pelo time da Macnica DHW, alcançou uma acurácia de aproximadamente 98.4% na identificação de pessoas, bem acima dos 95% necessários para validar a solução e garantir a segurança dos trabalhadores da usina siderúrgica.

Este é apenas um dos cases de sucesso que a multinacional japonesa Macnica DHW desenvolveu para a indústria nacional. Se você quer inovar ou desenvolver uma solução inteligente para o seu mercado seja para segurança, produção, manutenção preditiva, ou qualquer outra demanda, conte com o nosso time! Temos acesso ao que há de mais inovador em todo o mundo.

Saiba mais:

Visão computacional: O que é e onde é utilizada

Sobre a Macnica DHW:

A Macnica DHW é operação na América do sul do Grupo Japonês Macnica Inc., que é o maior Distribuidor de Semicondutores do Japão, e o 5º maior do mundo. O Grupo Macnica possui equipes de desenvolvimento em soluções IoT, IA, Hardware e Software em vários pontos do globo. Nossa tecnologia avança para o seu negócio ir além. Com a gente, você tem soluções customizadas de acordo com sua necessidade. Leve essa e outras soluções que a Macnica DHW tem para o seu negócio.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.