Você está visualizando atualmente Visão computacional: O que é e onde é utilizada
Visão Computacional

Visão computacional: O que é e onde é utilizada

Compartilhe

A visão computacional é uma tecnologia que permite o uso de computadores equipados com programas e sistemas específicos, para reconhecer modelar e analisar imagens automaticamente e realizar a identificação de objetos, reconhecimento facial, bem como classificação, recomendação, monitoramento, detecção de eventos, identificação de defeitos em objetos, entre outras aplicações.

Desta forma a visão computacional está presente nos mais diversos mercados e podemos destacar algumas de suas atuais aplicações, como:

  • Aumento da eficiência operacional na indústria
  • Sistemas de condução de veículos autônomos
  • Segurança pública e privada
  • Emissão de laudos de exames de imagem
  • Agricultura de precisão

É importante ressaltar que a tecnologia de processamento de informações visuais está disponível há algum tempo. No entanto, até recentemente, grande parte do processo dependia da intervenção humana, tornando-o demorado e suscetível a erros.  

A implementação de um sistema de reconhecimento facial, por exemplo, exigia que os desenvolvedores marcassem manualmente milhares de imagens com pontos de dados importantes, como a largura da ponte nasal, a distância entre os olhos e outros pontos da face.

A automatização dessas tarefas exigia uma grande capacidade computacional, porque os dados de imagem são não estruturados e a organização deles pelos computadores é complexa. Ou seja, as aplicações de visão eram restritas a algumas poucas aplicações caras e inacessíveis para a maioria das organizações.

Reconhecimento facial utilizando inteligência artificial.

Hoje, com o significativo progresso neste campo, principalmente em inteligência artificial, combinado com um considerável aumento na capacidade computacional disponível, tanto em sistemas de processamento de borda quanto em nuvem, houve uma melhoria significativa na gama de aplicações possíveis para esta tecnologia e na precisão do processamento de dados de imagem.

Sendo assim, qualquer organização hoje pode usar esta tecnologia para verificação de identidade de pessoas, moderação de conteúdo, análise de streaming de vídeo, detecção de falhas em processo produtivo, identificação automática do modelo do automóvel e da placa em uma via sendo monitorada, validação dimensional de objetos produzidos, e muito mais!!

Os principais casos de uso da visão computacional hoje são:

Segurança pública e privada

Sistemas de segurança usando inteligência artificial são cada vez mais comuns no mercado. Alguns exemplos destes novos recursos são câmeras com inteligência artificial embarcada que permite identificar pessoas e rostos nas imagens capturadas, enviando avisos de que uma pessoa entrou em uma área proibida. Também existem os sistemas que avaliam automaticamente as imagens de videomonitoramento e apenas mostram para o operador do sistema de segurança imagens que fujam de um padrão previamente aprendido, analisando de forma autônoma as imagens daquela câmera. E é isso que o sistema da Icetana faz, o reconhecimento automático de situações anormais, como presença de fogo, fumaça, aglomeramento anormal de pessoas, veículos ou pessoas transitando por áreas ou direções proibidas, e muitas outras.

Aumento de eficiência operacional

Para aumentar a eficiência das tarefas e montagens, tanto manuais quanto automáticas, recorre-se aos sistemas de visão computacional. Esses sistemas identificam defeitos e falhas nos itens produzidos, detectando visualmente problemas como a presença de fumaça, fogo, centelhas e outros sinais anormais, e alertando imediatamente caso algo fora do padrão seja detectado.

No comércio e varejo, a visão computacional é empregada para identificar padrões de consumo dos clientes dentro da loja. Isso possibilita oferecer propaganda direcionada com base nas informações demográficas obtidas do cliente diante do painel publicitário, bem como realizar autenticação automática de colaboradores ao entrarem ou saírem do ambiente de trabalho, ou de visitantes previamente cadastrados, entre outras aplicações.

Além disso, atualmente, um dos principais usos dos sistemas de visão computacional em fábricas é o monitoramento das linhas de montagem que envolvem a participação da mão de obra humana. Esses sistemas garantem a supervisão das atividades em execução, assegurando que nenhum passo crucial do processo de montagem do produto seja negligenciado, como é o caso da tecnologia trazida para o Brasil com exclusividade pela Macnica DHW, solução da Retrocausal.

Sistemas de condução de veículos autônomos

Um dos principais campos de uso de sistemas de visão computacional hoje são os sistemas de condução de veículos autônomos, onde sistemas de visão computacional com múltiplas câmeras, integrado a outros sensores (radar, lidar, sensores no veículo, etc …) são utilizados para conduzir automaticamente o veículo.

Isto possibilita que, por meio das câmeras instaladas, seja feita a identificação e prevenção de colisões com outros veículos, pedestres e objetos, além de ler e identificar placas de trânsito e semáforos. Subsistemas mais simples podem ser empregados em veículos com condutor humano, alertando o motorista sobre situações que possam representar riscos para outras pessoas ou para o veículo.

Na área da saúde

Na área de saúde os usos de visão computacional têm se multiplicado, permitindo a emissão automática de laudos de raios-X e tomografia, realce de estruturas em video laparoscopia, contagem automática de componentes do sangue (hemoglobinas, plaquetas, …), identificação de anomalias em ressonância magnética, monitoramento de pacientes de forma autônoma, identificando quedas e outras condições que apresentem risco para o paciente.

Agricultura de precisão

A área de agricultura de precisão também tem se beneficiado muito com a visão computacional. Isso possibilita a identificação de pragas na lavoura por meio de imagens de drones, que detectam partes da plantação com problemas. Além disso, a condução automática de tratores nas atividades agrícolas (capina, adubação, colheita) e a colheita automática de produtos que antes eram realizadas por seres humanos (frutas, café, tomates, etc.) têm aumentado a produtividade e reduzido as perdas, entre outros benefícios.”

Em suma, a visão computacional não apenas oferece soluções efetivas para diversos setores e áreas da economia, mas também está reduzindo custos, aumentando a eficiência e transformando o mercado.

Entre em contato conosco e fale com os especialistas da Macnica DHW para encontrar e modelar a melhor solução de visão computacional para o seu negócio.

Sobre a Macnica DHW:

A Macnica DHW é operação na América do sul do Grupo Japonês Macnica Inc., que é o maior Distribuidor de Semicondutores do Japão, e o 5º maior do mundo. O Grupo Macnica possui equipes de desenvolvimento em soluções IoT, IA, Hardware e Software em vários pontos do globo. Nossa tecnologia avança para o seu negócio ir além. Com a gente, você tem soluções customizadas de acordo com sua necessidade. Leve essa e outras soluções que a Macnica DHW tem para o seu negócio.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.