Você está visualizando atualmente Dados de satélite para prevenção de desastres naturais
prevenção de desastres naturais

Dados de satélite para prevenção de desastres naturais

Compartilhe

Atualmente os dados de satélite além de terem aplicações abrangentes em todos os setores e indústrias, contribuem muito para melhorar a infraestrutura social e implementar medidas de prevenção de desastres naturais.

Os dados podem ser usados ​​para fazer análises e previsões, que vão desde a observação de mudanças ao longo do tempo, prevenção de desastres naturais e riscos, até o mapeamento de informações em tempo real para operações eficientes e seguras.

Para atender a este mercado com eficiência, a Macnica DHW apresenta com exclusividade a Synspective, uma linha que trabalha com dados de satélite e gera informações importantes para empresas públicas e privadas.

LEGENDA: Synspective tenha dados de satélite na sua mão! (Fonte: Synspective)

Além de trabalhar com dados de satélites de terceiros, a Synspective fabrica e opera pequenos satélites próprios do tipo SAR (Synthetic Aperture Radar) e pretende construir uma constelação de 30 satélites até o final desta década.

A tecnologia SAR, permite o imageamento (criação de imagens em três dimensões), que fornece a possibilidade de mapear relevo e estruturas tridimensionais, sem interferência das condições atmosféricas e da iluminação solar, pois os satélites SAR são equipados com sensores radar que operam na faixa de micro-ondas.

Para entregar dados ainda mais ricos, a Synspective utiliza técnicas de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) para otimizar as informações observacionais do tipo SAR com análises e soluções para os clientes.

Com isso, ao combinar os dados de satélite, com os principais dados locais, é possível capturar uma ampla gama de informações de alta precisão e alta resolução com tempos de coleta e processamento baixíssimos.

Desta forma é possível oferecer dados abrangentes, cobrindo desde assuntos como, infraestrutura social e necessidades dos clientes com casos de uso específicos. Em outras palavras é possível mapear a extensão e as consequências de um desastre natural até acompanhar o progresso do trabalho nos canteiros de obras.

De forma bem ampla, os dados de satélite estão ajudando empresas a desenvolver negócios em áreas como:

  • Mobilidade
  • Saúde
  • Fábricas inteligentes
  • Cidades inteligentes

No vídeo, o Presidente da Macnica DHW e Diretor da Divisão de Soluções de Tecnologia da Macnica Europa, Fábio Petrassem de Sousa, fala um pouco mais sobre a Synspective e a tecnologia SAR.

Entre em contato conosco para saber como a tecnologia da Synspective pode alavancar o seu negócio através dos dados de satélite.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.