Você está visualizando atualmente Conheça o microcontrolador RISC-V ideal para o seu projeto eletrônico
Projeto eletrônico

Conheça o microcontrolador RISC-V ideal para o seu projeto eletrônico

Compartilhe

Para desenvolver um projeto eletrônico existe uma grande variedade de componentes eletrônicos que devem ser especificados, como por exemplo, microcontrolador, memória, controladores de tensão, módulos de conectividade (Wi-Fi, Bluetooth, Celular), Mosfets, entre tantos outros.

Isso pode ser um grande quebra-cabeça “eletrônico” , onde muitas peças podem não se encaixar no seu produto eletrônico.

Entretanto, isso não precisa ser um problema para a sua engenharia já que você pode contar com a expertise da Macnica DHW na escolha dos melhores componentes para o seu projeto eletrônico, assim como na revisão do seu esquemático e do layout da PCB.

Atualmente um tipo de microcontrolador que tem chamado muita atenção dos desenvolvedores é o microcontrolador RISC-V, que é uma arquitetura de conjunto de instruções aberta e livre de royalties.

Sendo assim, se você quer utilizar essa tecnologia no seu projeto eletrônico, você precisa conhecer os microcontroladores RISC-V da GigaDevice.

Microcontrolador RISC-V da GigaDevice

Os microcontroladores RISC-V da GigaDevice oferecem ao seu projeto eletrônico vantagens como flexibilidade, custo reduzido e uma base de código aberto que facilita o desenvolvimento de software.

Além disso, a arquitetura RISC-V é conhecida por sua eficiência energética e desempenho, o que pode ser atraente para uma variedade de aplicações em IoT (Internet das Coisas), dispositivos embarcados, automação industrial, entre outros.

Todas estas vantagens dos microcontroladores da GigaDevice facilitam o desenvolvimento de produtos eletrônicos para controle industrial, acionamentos de motor, medidor de energia, sistemas de alarme, equipamento de consumo, POS, GPS de veículo, display LED, assim como produtos de baixo consumo de energia, como, por exemplo, equipamentos portáteis e dispositivos wearables.

Veja o portifólio de microcontroladores RISC-V da GigaDevice de uso geral.

Existem duas famílias de microcontroladores RISC-V da GigaDevice, a GD32VF103 e a GD32VW553, que são microcontroladores de uso geral e microcontroladores com conectividade Wi-Fi e Bluetooth, respectivamente.

Microcontroladores RISC-V GD32VW553

O microcontrolador GD32VW553 suporta conectividade sem fio Wi-Fi 6 e Bluetooth LE 5.2. Aproveitando um processo de fabricação maduro, a GigaDevice desenvolve soluções consistentes para aplicações de mercado que exigem recursos wireless eficientes. Ou seja, esta família possui avançados circuitos integrados de radiofrequência (RFIC), mecanismos de segurança aprimorados, generosa capacidade de armazenamento e uma ampla gama de interfaces universais.

Com estes excelentes recursos de conectividade e processamento de borda, o GD32VW553 é utilizado em vários cenários de aplicações wireless, incluindo eletrodomésticos e sistemas domésticos inteligentes, Internet industrial e gateways de comunicação. Esta série de microcontroladores também é adequada para cenários com restrições orçamentárias, tornando-a a escolha ideal para equipamentos de escritório, terminais de pagamento e diversos produtos IoT.

Para atender aos requisitos de processamento em tempo real e comunicação eficiente, o microcontrolador opera na frequência de clock máxima de 160 MHz. Além disso, ele possui embarcado os recursos de aceleração de hardware DSP, uma unidade de ponto flutuante (FPU) de precisão dupla, interfaces de expansão de instruções e vários outros recursos.

O seu design pequeno resulta em uma excelente eficiência energética, ao mesmo tempo que proporciona flexibilidade para escalabilidade. Essa linha está disponível nos encapsulamentos compactos do tipo QFN40 e QFN32.

O módulo RF Wi-Fi 6 integrado de 2,4 GHz segue o padrão IEEE 802.11ax e é compatível com versões anteriores do padrão IEEE 802.11b/g/n, garantindo sua adequação para diferentes ambientes de rede. Ele suporta acesso múltiplo por divisão de frequência ortogonal (OFDMA), permitindo que vários dispositivos compartilhem recursos de canal, resultando em uma taxa de transmissão de dados 60% maior em comparação com Wi-Fi 4.

Além disso, oferece suporte para multiusuário, múltiplas entradas, múltiplas saídas (MU -MIMO), permitindo que vários dispositivos funcionem simultaneamente sem interferir uns com os outros, alcançando assim comunicação de alta eficiência e baixa latência em cenários de acesso de alta densidade para vários dispositivos.

O módulo RF Bluetooth LE 5.2 integrado amplia a distância de comunicação, aumenta o rendimento, aprimora a segurança e economiza energia seguindo as especificações Bluetooth mais recentes. Ele fornece modo de dados de alta velocidade de 2 Mbps e múltiplas taxas de 125K/500Kbps para reduzir efetivamente o tempo de transmissão e melhorar a sensibilidade. Facilita o estabelecimento e configuração de redes wireless estáveis e de alta velocidade, mesmo no caso de múltiplos dispositivos e ambientes complexos.

Sendo assim, o novo microcontrolador RISC-V Combo Wireless oferece banda base avançada e desempenho de RF com uma variedade de recursos adicionais.

Características

A família de microcontroladores GD32VW553:

  • Integra até 4 MB de Flash, 320 KB de SRAM e 32 KB de cache de instruções configurável (I-Cache) para melhorar significativamente a eficiência de processamento da CPU.
  • Excelente desempenho wireless, está equipado com interfaces wireless universais avançadas, incluindo três U(S)ART, dois I2C, um SPI, um QSPI de quatro fios e até 29 pinos GPIO programáveis.
  • Seus componentes integrados incluem dois temporizadores de uso geral de 32 bits, dois temporizadores de uso geral de 16 bits, quatro temporizadores básicos de 16 bits, um temporizador PWM avançado e um ADC de 12 bits.
  • A tensão da fonte de alimentação varia de 1,8 V a 3,6 V e oferece alta temperatura de até 105 ℃ para atender aos cenários de aplicação, como interconexão de controle industrial, equipamentos de iluminação e painéis de tomadas.
  • Oferece vários recursos de segurança para agilizar a conexão segura e o gerenciamento de dispositivos wireless de alto desempenho. Suporta o recurso de segurança Wi-Fi Protected Access (WPA), incorporando novas tecnologias de criptografia WPA3 para redes pessoais e corporativas.
  • Possui o mecanismo de criptografia e descriptografia de hardware que suporta algoritmos DES, DES triplo, AES e Hash. Oferece suporte à Unidade de Aceleração Criptográfica de Chave Pública (PKCAU) para garantir a confidencialidade e a integridade dos dados durante a comunicação sem fio. Sem contar que o True Random Number Generator (TRNG) pode fornecer dados imprevisíveis para geração de chaves em uma variedade de protocolos de segurança, aprimorando ainda mais os recursos de segurança do sistema.

Entre em contato conosco para saber mais sobre estes microcontroladores RISC-V da GigaDevice e como o time da Macnica DHW pode acelerar o desenvolvimento do seu projeto eletrônico.

Sobre a Macnica DHW:

A Macnica DHW é operação na América do sul do Grupo Japonês Macnica Inc., que é o maior Distribuidor de Semicondutores do Japão, e o 5º maior do mundo. O Grupo Macnica possui equipes de desenvolvimento em soluções IoT, IA, Hardware e Software em vários pontos do globo. Nossa tecnologia avança para o seu negócio ir além. Com a gente, você tem soluções customizadas de acordo com sua necessidade. Leve essa e outras soluções que a Macnica DHW tem para o seu negócio.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.