Você está visualizando atualmente Dispositivo IoT da Macnica para manutenção preditiva na Indústria de Energia
Manutenção preditiva

Dispositivo IoT da Macnica para manutenção preditiva na Indústria de Energia

Compartilhe

A manutenção preditiva é extremamente necessária para aqueles que trabalham na Indústria de Energia, dado o conhecimento de que interrupções no fornecimento deste serviço podem não só gerar prejuízos diretos para a empresa, mas também impactar negativamente milhões de pessoas. Ou seja, é uma grande responsabilidade a atuação deste setor para a sociedade.

Um exemplo no Brasil que ilustra os desafios enfrentados na indústria de energia é o apagão que ocorreu em novembro de 2020 no Amapá. Este apagão foi resultado de um incêndio em uma subestação de energia da capital, Macapá, que causou a interrupção total no fornecimento de energia elétrica para a população do estado por várias semanas.

Esse evento teve um impacto significativo na vida das pessoas, causando transtornos, prejuízos econômicos e até mesmo problemas de abastecimento de água potável, uma vez que muitos sistemas de tratamento dependiam de energia elétrica para operar.

Matéria completa aqui.

Este triste episódio retrata a importância da manutenção preditiva e da infraestrutura confiável na indústria de energia, bem como, da necessidade de investimentos em medidas de prevenção de falhas e em sistemas de monitoramento avançados para garantir a segurança e a confiabilidade no fornecimento de energia elétrica.

Para prevenir não apenas este tipo de incidente, mas também uma série de outros problemas que podem afetar a Indústria de Energia, a Macnica Japão desenvolveu a Senspider, um dispositivo IoT de aquisição e processamento de dados capaz de processar algoritmos de inteligência artificial e machine learning ideal para aplicações IoT Industrial.

Vantagens da Senspider na Manutenção Preditiva

Processamento local dos dados de sensores:  Utilizando Inteligência Artificial para analisar e processar os dados dos sensores instalados nos equipamentos da planta de geração de energia, é possivel identificar um comportamento estranho, evitando uma parada não programada, incêndios e acidentes. No caso do incêndio, a detecção precoce de anomalias elétricas ou térmicas na subestação poderia ter alertado os operadores sobre a possibilidade de um problema iminente, permitindo a tomada de medidas preventivas antes que o incêndio ocorresse.

Análise de dados em tempo real: A plataforma coleta e analisa de forma contínua os dados operacionais em tempo real. Isso significa que os operadores podem monitorar o desempenho dos equipamentos de forma constante e identificar padrões ou tendências que possam indicar a necessidade de intervenção. No caso do incêndio, a análise de dados poderia ter revelado padrões incomuns de consumo de energia ou comportamento dos equipamentos, alertando os operadores sobre possíveis problemas.

Programação de manutenção preventiva: Com base nas informações coletadas através da manutenção preditiva, as equipes de manutenção podem programar intervenções preventivas nos equipamentos, como inspeções detalhadas, reparos ou substituição de componentes desgastados. No caso do incêndio, a identificação antecipada de falhas potenciais na subestação poderia ter levado à realização de inspeções mais detalhadas ou reparos preventivos, reduzindo o risco de um incidente catastrófico.

Além destes e tantos outros benefícios que a Senspider traz para prevenir e alertar em tempo real a operação dentro da Indústria de energia, a redução de custos é bastante expressiva, destacamos alguns pontos:

– Além da manutenção corretiva frequente ser dispendiosa e impactar os resultados financeiros, paradas não planejadas para manutenção podem resultar em perda de receita devido à falta de geração de energia durante esse período.

– O desgaste contínuo dos equipamentos pode levar a falhas prematuras e aumento dos custos de manutenção.

– Falhas em equipamentos críticos também podem representar riscos de segurança para os trabalhadores e para o meio ambiente.

Para evitar todos estes problemas e reduzir os prejuízos, a indústria de energia pode contar com a Senspider e com o time da Macnica DHW, que está sempre atento as necessidades do mercado, trazendo para o Brasil soluções disruptivas que não só promovem a transformação digital, mas que acima de tudo, ajudam no crescimento da indústria e do nosso país.

Clique aqui para assistir o vídeo sobre a Senspider.

Quer saber mais como podemos ajudar você? Entre em contato conosco.

Sobre a Macnica DHW:

A Macnica DHW é operação na América do sul do Grupo Japonês Macnica Inc., que é o maior Distribuidor de Semicondutores do Japão, e o 5º maior do mundo. O Grupo Macnica possui equipes de desenvolvimento em soluções IoT, IA, Hardware e Software em vários pontos do globo. Nossa tecnologia avança para o seu negócio ir além. Com a gente, você tem soluções customizadas de acordo com sua necessidade. Leve essa e outras soluções que a Macnica DHW tem para o seu negócio.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe