A tecnologia BrainTech está colaborando para a identificação de doenças em folhas de soja no agronegócio – o projeto da solução AI está sendo realizado pelas empresas Macnica DHW, Embrapa e InnerEye.
Através do uso de Inteligência Artificial (AI) a solução AI da InnerEye é capaz de identificar folhas de soja doentes com ferrugem e oídio, com alta confiabilidade no resultado.
Diferentemente de outras tecnologias AI de identificação de padrões, como doenças, o sistema de rotulagem e treinamento da InnerEye utiliza as informações obtidas diretamente do cérebro do especialista.
Ou seja, através dos sinais de EEG coletados pelo capacete da InnerEye, o software captura informações sobre a presença ou não da doença, assim como o grau de certeza que o especialista teve no momento da decisão, o que chamamos de soft label dos dados.
Essas informações coletadas são então utilizadas para treinar a rede AI, gerando uma solução capaz de identificar plantas doentes por produtores de soja a partir dos seus celulares, tirando fotos das plantas.
Segundo a Embrapa, os custos com a ferrugem asiática, doença identificada pela solução InnerEye, ultrapassa US$ 2 bilhões por safra no Brasil. Sendo assim, um diagnóstico rápido é essencial para minimizar as perdas na produção de soja e é exatamente isso que a solução AI da InnerEye oferece aos produtores.
A solução AI em desenvolvimento pela Macnica DHW, InnerEye e Embrapa está em fase de testes com os produtores e tem potencial para identificação de doenças nas culturas de milho e café.
Leia a matéria completa e entenda todas os detalhes da solução.
Inteligência artificial identifica plantas doentes simulando processo cerebral
Entre em contato conosco para saber como está solução pode ser utilizada no seu processo!