Você está visualizando atualmente Smart Cities: Perini City Lab firma parceria com Unicamp
Smart Cities

Smart Cities: Perini City Lab firma parceria com Unicamp

Compartilhe

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), firmou recentemente parceria de cooperação para desenvolvimento de projetos com o Perini City Lab, laboratório de validação e demonstração de soluções para cidades inteligentes e o primeiro one-stop shop do Brasil de soluções para Smart Cities, que é operacionalizado pela Macnica DHW.

Esse acordo prevê que a Unicamp e o Perini City Lab disponibilizem entre si suas infraestruturas e conhecimentos, intercâmbio de projetos voltados às Smart Cities e a participação em eventos que tenham como foco o tema: Cidades Inteligentes.

 imagem aérea da região central do campus da Unicamp em Campinas. (Fonte: G1)

Dada a enorme extensão do campus e o grande número de pessoas circulando diariamente, a Unicamp criou, em 1983, a Prefeitura Universitária, que é responsável pelos serviços e infraestrutura necessários para o funcionamento e manutenção da Universidade.

Em 2016, utilizando o conceito IoT (Internet das Coisas), surgiu como um projeto de planejamento estratégico da prefeitura o Smart Campus, que tem como objetivo obter informações para tornar o controle e tomada de decisões da Unicamp mais eficientes.

Com uma área similar ao condomínio Perini Business Park, onde o Perini City Lab desenvolve e valida as soluções para Smart Cities, a Unicamp é uma referência na temática ao desenvolver pesquisas, artigos e projetos com aplicações práticas para resolver os problemas inerentes a uma cidade, visto que, diariamente circulam pelo campus universitário mais de 80 mil pessoas e 40 mil veículos.

Atualmente, alguns dos projetos desenvolvidos pela Unicamp para Cidades Inteligentes são direcionados para:

– Monitoramento e controle de estacionamentos e da fila do restaurante universitário, através de algoritmos de machine learning;

– Controle de acesso às salas, através de plataforma de agendamento e com tags em RFID e QR-code;

– Sensoriamento para telegestão da iluminação pública do campus, entre outros.

Alguns destes projetos são complementares à Smart Street, projeto criado e executado pelo Perini City Lab e inaugurado em dezembro de 2021, tendo como objetivo, tornar um trecho da Av. Fábio Perini, uma rua inteligente e um showroom de soluções para Smart Cities.

Parceria firmada entre Macnica DHW e UDESC

Além do projeto com a Unicamp e outras Universidades, o Perini City Lab formalizou recentemente, através da Macnica DHW, uma parceria também com a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), voltada para a cooperação técnica do desenvolvimento de projetos.

Com a UDESC também já se encontra em desenvolvimento três projetos de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e de Iniciação Científica, com alunos de cursos de graduação do CCT (Centro de Ciências Tecnológicas) de Joinville.

Os projetos desenvolvidos com a UDESC até o momento são:

– Sensoriamento de parâmetros dos gabinetes onde está acomodado o hardware do sistema da Smart Street;

– O “estacionamento inteligente”, também complementar à Smart Street e que busca tornar o processo de estacionamento no Ágora Tech Park mais eficiente;

– Sensoriamento dos níveis de lixeiras do parque e otimização da rota do serviço de coleta desses resíduos, todos relevantes dentro da temática das Smart Cities.

O Perini City Lab e as soluções da Macnica DHW para Cidades Inteligentes

Assim como os projetos desenvolvidos em parceria com Universidades, como Unicamp e UDESC, o Perini City Lab trabalha diariamente com a gestão e consultoria em testes, validação e demonstração de soluções para Smart Cities, permitindo que soluções e tecnologias para este segmento sejam estressadas e estejam prontas para ir ao mercado atender às demandas reais de cidades.

Além disso, a Macnica DHW, fornece soluções em Inteligência Artificial totalmente aderentes ao ambiente público e necessárias no escopo de Cidades Inteligentes, como a Icetana – uma plataforma que permite a identificação de forma autônoma de ações e eventos incomuns registrados por câmeras, através de tecnologia de video analytics –, e a Beabloo – um software com foco na identificação de padrões e da jornada do cliente em lojas de varejo, em shoppings fechados ou abertos.

Se você quiser saber mais sobre as soluções que a Macnica DHW oferece para ambientes inteligentes ou desenvolver, testar ou demonstrar sua solução para Smart Cities através do Perini City Lab, entre em contato conosco.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.