Você está visualizando atualmente Como soluções IoT podem beneficiar a área da Saúde
Young woman medical Health care researchers working in life science laboratory. analyzing microscope slides in research laboratory. Medicine concept.

Como soluções IoT podem beneficiar a área da Saúde

Compartilhe

Eficiência de processos internos, possibilidade de atendimentos remotos, armazenamento de vacinas e medicamentos, controle nas práticas de higiene, é a Internet das Coisas atuando na área da medicina.

A expansão da tecnologia atingiu diversos setores proporcionando soluções e apresentando benefícios para os usuários. Na área da saúde, não é diferente. Muitas ferramentas estão em uso e tem tido diferentes papéis, auxiliando hospitais, clínicas, médicos, pacientes e outros profissionais da área, tanto na rotina diária quanto em funções mais complexas.

Quando conectados à internet, sensores integrados a dispositivos médicos podem coletar informações e dar uma visão ampla sobre sintomas, possibilitando o atendimento remoto, dando mais autonomia aos pacientes.

Para atender a demanda do mercado de Saúde, a Macnica DHW dispõe de fabricantes de ponta como a Maxim Integrated, que oferece uma plataforma de referência para dispositivos vestíveis, como pulseiras para monitoramento dos sinais vitais do paciente.

MAXREFDES103 é uma plataforma que inclui um gabinete e um hub de sensor biométrico com um algoritmo incorporado para medir a frequência cardíaca, a saturação de oxigênio no sangue – SpO2 (MAX32664C) e a qualidade do sono do paciente. Além disso, ele processa sinais PPG do sensor analógico de front-end (AFE) (MAX86141) provendo dados que podem ser transmitidos através do Bluetooth® para um aplicativo Android® ou PC GUI para demonstração, avaliação e desenvolvimento personalizado.

Outras funcionalidades que podem ser aprimoradas com a Internet das Coisas e que podemos destacar são o armazenamento de vacinas, que a partir de geladeiras portáteis, conectados a uma plataforma que monitora a temperatura e umidade, garantem a qualidade do produto e se tornam fundamentais para que as vacinas cheguem em áreas remotas.

A Macnica DHW tem as fabricantes Quectel Telit que oferecem soluções de geolocalização e comunicação celular, tornando possível o rastreamento da carga em tempo real e acompanhar o seu status.

Os recursos oferecidos pela Macnica DHW através de seu portifólio e de sua equipe de desenvolvimento, possibilitam a elaboração de projetos completos para soluções integradas na área da sáude.

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.