Você está visualizando atualmente Como a IA irá reinventar a Segurança dos ambientes por videomonitoramento?
Inteligência Artificial

Como a IA irá reinventar a Segurança dos ambientes por videomonitoramento?

Compartilhe

Como a Inteligência Artificial irá reinventar a Segurança dos ambientes por videomonitoramento? Nós temos a resposta!

A Solução de Inteligência Artificial (IA) da Icetana, trazida com exclusividade para o Brasil pela Macnica DHW, representa uma inovação significativa no campo dos sistemas de segurança. Além de detectar e sinalizar situações anormais em tempo real, ela assegura que os operadores estejam direcionados para o que é verdadeiramente relevante em meio a um grande volume de imagens.

O diferencial desta solução é o seu mecanismo de aprendizado contínuo. Mas, o que exatamente isso significa?

A aprendizagem contínua implica que o sistema não apenas reconhece padrões e eventos anômalos, mas também se aprimora ao longo do tempo. Conforme a solução é exposta a mais situações e informações, ela se torna mais precisa e eficaz na identificação de eventos relevantes e na redução de falsos alarmes, mesmo que a situação não tenha sido mapeada pela equipe de segurança. Em essência, a tecnologia está em constante evolução, adaptando-se dinamicamente às necessidades e demandas do ambiente de segurança.

A Solução de Inteligência Artificial (IA) da Icetana é capaz de detectar uma variedade de situações anômalas, proporcionando um nível avançado de segurança. Algumas das situações que a solução pode identificar incluem:

– Identifica veículos circulando em horários potencialmente suspeitos ou realizando repetidas passagens pelo mesmo local em intervalos curtos de tempo.

– Sinaliza quando pessoas caem ou deitam no chão por algum motivo

– Detecção de chamas de fogo

– Alerta sobre pessoas, bicicletas e veículos que se movem em uma direção ou velocidade inesperada

– Detecta quando uma pessoa permanece no mesmo local por um longo período de tempo.

– O mesmo ocorre com uma bagagem que é deixada por muito tempo no mesmo ambiente.

Além disso, quando se trata de contagem de pessoas ou veículos, a solução IA da Icetana para sistemas de segurança é altamente eficaz, pois ela entrega informações valiosas sobre esta movimentação numa localização específica.    

De forma prática então, a solução IA da Icetana aprende o que é normal para o ambiente de acordo com as imagens das câmeras e passa a identificar e alertar sobre situações anormais.

Deixando muito mais eficiente, ágil e assertivo o monitoramento de dezenas, centenas e até milhares de câmeras de vídeo do seu sistema de segurança.

E tudo isso, sem a necessidade de configuração ou calibração do software para cada câmera, nem a definição de milhares de regras para treinar a inteligência artificial.

Muitos ambientes podem e devem ser beneficiar desse sistema de segurança para videomonitoramento, destacamos alguns: Portos, Aeroportos, Shoppings, Bancos, Parques, Galerias, Escolas, enfim, todo ambiente com alta circulação de pessoas.

Aeroportos:

  • Controle de acesso: A Icetana pode auxiliar na monitorização dos pontos de controle de acesso, identificando comportamentos anômalos ou tentativas de entrada não autorizada em áreas restritas.
  • Detecção de bagagens abandonadas: Ao identificar a presença de bagagens ou objetos abandonados em áreas públicas ou de trânsito, a solução pode ajudar na prevenção de ameaças potenciais.
  • Gestão de multidões: Ao analisar o fluxo de pessoas, a Icetana pode fornecer insights valiosos para a gestão de multidões, ajudando a otimizar a segurança e o fluxo de passageiros.

Portos:

  • Detecção de atividades suspeitas nos cais: A Icetana pode identificar atividades incomuns nos cais do porto, como acesso não autorizado a áreas restritas ou movimentação suspeita de pessoas ou veículos.
  • Monitoramento de perímetro: A solução pode ajudar a monitorar o perímetro do porto, detectando tentativas de intrusão ou atividades suspeitas ao redor da área.
  • Segurança de carga: Ao detectar movimentações não autorizadas ou comportamentos suspeitos em torno das áreas de armazenamento de carga, a Icetana pode ajudar a garantir a segurança das mercadorias.

Shoppings:

  • Prevenção de furtos: A solução pode ajudar a identificar comportamentos suspeitos, como rondas excessivas ou movimentações anômalas, auxiliando na prevenção de furtos e roubos.
  • Segurança do estacionamento: A Icetana pode monitorar o estacionamento do shopping, detectando atividades suspeitas, como tentativas de arrombamento de veículos ou comportamentos agressivos.
  • Alerta de Segurança e Detecção de Anomalias: A Icetana pode desempenhar um papel crucial na segurança, alertando sobre situações como o uso indevido de escadas rolantes por crianças, prevenindo potenciais acidentes. Além disso, a solução pode detectar anomalias estruturais, como rachaduras ou barulhos no teto do shopping, contribuindo para a identificação precoce de possíveis perigos e evitando incidentes.

Instalação da solução IA da Icetana

A Icetana se conecta perfeitamente ao sistema existente e é compatível com as plataformas de videomonitoramento amplamente utilizadas pelos CFTVs. Ou seja, você estará adicionando mais inteligência ao sistema que já está rodando.

Depois de instalado, ele inicia um processo simples de três etapas que torna imediatamente as pessoas e propriedades na rede da sua empresa mais seguras e protegidas.

PASSO 1: o algoritmo da Icetana aprende o que é normal para o ambiente

A partir das imagens coletadas do local, o algoritmo ML identifica quais eventos são normais e passa a sinalizar os eventos que estão fora do normal, sem tecnologia invasiva ou violações de privacidade, respeitando a LGPD.

PASSO 2: Icetana exibe apenas os eventos incomuns ou de interesse

Imagens das câmeras de segurança com situações normais/típicas são ocultadas automaticamente, revelando feeds de vídeo apenas quando ocorre um evento incomum na câmera. Isso reduz a fadiga da tela para a equipe de segurança. Todos os eventos de anomalia detectados são automaticamente sinalizados e salvos para revisão.

PASSO 3: Icetana melhora com o tempo

Com o tempo, e à medida que o algoritmo processa mais imagens, a solução AI da Icetana fica mais inteligente. Você verá menos nos seus monitores abertos, mas o que é mostrado são os eventos mais importantes e riscos potenciais.

Desta forma, sua equipe de segurança tem os dados relevantes necessários para tomar melhores decisões em tempo real.

Este ambiente onde é mostrado as imagens das câmeras com situações anormais é chamada de LiveWall, ou parede viva, pois o que está sendo mostrado é em tempo real, relevante e precisa de atenção da equipe de segurança.

A Solução de Inteligência Artificial (IA) da Icetana é realmente um divisor de águas na questão de segurança para ambientes com alta circulação de pessoas, portanto, se você trabalha ou é responsável por um, entre em contato com a gente para podermos lhe passar mais informações.

Quero falar com a equipe da Macnica DHW

Sobre a Macnica DHW:

A Macnica DHW é operação na América do sul do Grupo Japonês Macnica Inc., que é o maior Distribuidor de Semicondutores do Japão, e o 5º maior do mundo. O Grupo Macnica possui equipes de desenvolvimento em soluções IoT, IA, Hardware e Software em vários pontos do globo. Nossa tecnologia avança para o seu negócio ir além. Com a gente, você tem soluções customizadas de acordo com sua necessidade. Leve essa e outras soluções que a Macnica DHW tem para o seu negócio.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe