Você está visualizando atualmente Sistemas de segurança por videomonitoramento utilizando AI
Videomonitoramento

Sistemas de segurança por videomonitoramento utilizando AI

Compartilhe

Atualmente, os operadores de sistemas de segurança por videomonitoramento encontram muitas dificuldades para realizar seu trabalho, como a sobrecarga de informações e a fadiga visual. Para resolver esses problemas e garantir a segurança de empresas, já estão no mercado soluções para esses sistemas que utilizam a Inteligência Artificial (IA).

Principais problemas em sistemas de segurança por videomonitoramento

Listamos, abaixo, os principais desafios enfrentados pelos operadores de sistemas de segurança por videomonitoramento.

Sobrecarga de informações

Em ambientes com muitas câmeras de segurança e fluxo contínuo de vídeo, os operadores podem ficar sobrecarregados devido à grande quantidade de informações. Além disso, precisam monitorar todas as telas de forma simultânea. Com isso, fica mais difícil identificar eventos ou atividades suspeitas.

Fadiga visual

A constante observação de telas de vídeo por longos períodos leva à fadiga visual. Isso pode afetar a atenção e a capacidade de concentração dos operadores, causando erros de monitoramento e até a perda de eventos críticos.

Ângulos cegos

Dependendo da disposição física das câmeras, pode haver áreas ou ângulos que não são devidamente cobertos pelo videomonitoramento.  Com isso, atividades suspeitas podem ocorrer sem serem detectadas nas imagens.

Integração e interoperabilidade limitadas

Em alguns casos, os sistemas de segurança por videomonitoramento não podem ser integrados a outros sistemas, como alarmes, sensores e controles de acesso. Isso dificulta a resposta rápida e coordenada dos operadores a eventos suspeitos.

Falsos alarmes

Sistemas de videomonitoramento automatizados podem gerar falsos alarmes, como:

  • identificação incorreta de movimentos comuns;
  • objetos inofensivos;
  • variações de iluminação.

Casos como esses podem fazer os operadores perderem tempo e recursos desnecessários na investigação de eventos irrelevantes.

Privacidade e conformidade

A vigilância por câmeras pode gerar preocupações e problemas em relação à privacidade das pessoas monitoradas. Por isso, é importante que os operadores estejam cientes das leis e regulamentos de proteção de dados e privacidade ​​e ajam de acordo com eles.

Solução de AI da Icetana permite a visão além das câmeras: revolução nos sistemas de segurança

Com a solução de AI da Icetana, trazida com exclusividade para o Brasil pela Macnica DHW, todos esses problemas nos sistemas de segurança por videomonitoramento estão resolvidos. As organizações que usam essa solução reduzem até 99% da sobrecarga de vídeo enquanto experimentam 100% de monitoramento proativo em tempo real.

Utilizando Inteligência Artificial e Machine Learning, o software da Icetana atende e filtra o movimento de rotina, mostrando em tempo real, na tela principal, apenas os comportamentos incomuns. Além disso, integra os sistemas de gerenciamento de vídeo e câmeras IP já existentes.

Assim, com a solução da Icetana as empresas:

  • não precisam adequar os sistemas de segurança que já utilizam nem contratar mais operadores para realizar o monitoramento;
  • podem agir de forma ágil e eficiente ao identificar situações anormais e até prevenir ocorrências.

Funções e vantagens da solução de AI da Icetana para sistemas de videomonitoramento

Como falamos, o software de AI da Icetana filtra para a tela principal do videomonitoramento apenas as câmeras que mostram alguma situação anormal. Um exemplo são imagens de pessoas paradas por muito tempo em locais de circulação.

Ao identificar essas situações anormais, o software retrocede a gravação e mostra os segundos anteriores do vídeo. Assim, fica mais fácil para a equipe de segurança entender o que está acontecendo e agir de forma ágil e correta.

Além disso, o software salva as imagens gravadas pelas câmeras de forma compacta, otimizando o espaço para armazenamento dos dados. Dessa forma, é possível visualizar o que aconteceu nas últimas 24 horas em poucos minutos.

A solução também permite que os operadores criem alertas para todas as situações que devem ser identificadas como anormais. Entre elas, estão:

  • tempo de espera excessivo na porta do estabelecimento;
  • pessoas com mochilas de tamanhos suspeitos;
  • atitudes suspeitas dentro do ambiente e nas proximidades.

Para completar, a análise de imagens feita pela solução da Icetana não é invasiva, pois não utiliza reconhecimento facial ou informações de identificação pessoal. À medida que processa as imagens, o software fica mais inteligente e entrega somente situações com verdadeiro potencial de risco.

A tecnologia disruptiva da Icetana leva o videomonitoramento a um novo patamar

Como você viu, investir em tecnologias de videomonitoramento avançadas como a Icetana traz muitas vantagens para a segurança da sua empresa. Com ela, é possível aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais e diminuir a carga de trabalho dos operadores, que podem se concentrar apenas em situações críticas.

Entre os locais com grande movimentação de pessoas onde a solução AI da Icetana pode ser aplicada estão:

Quer entender melhor as vantagens dessa solução para sistemas de segurança por videomonitoramento? Clique aqui e acesse nosso e-book.  E se quiser saber como a Macnica DHW pode ajudar você a melhorar a segurança da sua empresa por meio da Inteligência Artificial, clique aqui e entre em contato com a gente. Saiba mais sobre a Macnica DHW aqui

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe