Você está visualizando atualmente Desafios de Segurança da Indústria 4.0

Desafios de Segurança da Indústria 4.0

Compartilhe

A busca por soluções cada vez mais seguras é algo bem discutido na Indústria 4.0.

As mudanças estão ocorrendo no chão de fábrica, nos processos, no uso dos dados e até mesmo na cultura da empresa, tudo está conectado e precisa de proteção. A tecnologia aplicada na indústria visa maior produtividade, segurança aos colaboradores e crescimento como um todo.

As soluções IoT podem coletar os dados de todo o chão de fábrica, monitorar máquinas 24 horas e com isso se tornar um grande aliado na coleta de dados que quando tratados, são um verdadeiro tesouro para os gestores. Entretanto, tratar estes dados nem sempre é fácil, e é neste momento que a Inteligência Artificial entra em cena, pois através dela é possível tratar grandes volumes de dados e entregar informação rica ao gestor.

Muitas vezes os dados coletados são enviados a nuvem e então processados, o que conhecemos como cloud computing. Plataformas como N3N são capazes de processar um grande volume de dados e mostrar na tela do operador uma visão geral do chão de fábrica, informações que são de extrema importância para o gestor tomar decisões rápidas e assertivas.

Entretanto, em alguns casos, o tempo de transmissão da informação na nuvem inviabiliza o processo e adoção do cloud computing, problema que pode ser solucionado com a adoção do edge computing ou seja, com processamento local, solução que é ideal também para quando a natureza dos dados requer sigilo ou é muito volumosa.

Plataformas e sistemas capazes de processar video e grandes volumes de dados como a FogHorn oferecem ao gestor informação rica localmente e de forma rápida.

Já em outros sistemas os dados devem ser protegidos desde o sensor até o gateway e/ou nuvem, e nesse cenário os microcontroladores da Nuvoton são ótimas soluções, pois apresentam opções que tem segurança de dados implementada em software e hardware. Esse tipo de solução protege a informação na sua origem, evitando ataques cibernéticos que inserem informações falsas no processo. Todas estas medidas tornam a adoção e implementação da Industria 4.0 mais segura e eficaz. Permitindo que as fábricas sejam locais altamente tecnológicos e impulsionem o crescimento da indústria através de processos eficientes e segurança dos colaboradores

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.