Você está visualizando atualmente Impactos da solução OtoSense na indústria alimentícia
indústria alimentícia

Impactos da solução OtoSense na indústria alimentícia

Compartilhe

A produção da indústria alimentícia não pode parar de forma inesperada, pois isso resultaria em grandes prejuízos. Sendo assim, esse mercado precisa investir em manutenção preditiva para evitar a queda na produção, a perda de matéria-prima e o aumento de custos de produtos semiacabados.

Foi esse investimento que uma empresa global da indústria alimentícia fez utilizando a solução ADI OtoSense. Com essa solução de hardware e software que realiza manutenção preditiva, a empresa obteve a otimização do processo de produção e manutenção.

Antes de saber mais sobre esse case, vamos entender qual é a importância dessa solução para a indústria alimentícia.

Por que a solução ADI OtoSense é importante para a indústria alimentícia?

 

solução ADI OtoSense SMS(Smart Motor Sensor) tem um impacto positivo na produção da indústria alimentícia. Ela monitora constantemente a saúde geral dos motores que acionam os principais equipamentos de fabricação de alimentos, como: máquinas centrífugas, bombas, misturadores, resfriadores, compressores etc. 

Utilizando a sua inteligência artificial, a solução ADI Otosense envia avisos e alertas assim que um sinal de desgaste ou falha é identificado. Dessa forma, quando detectadas em um estágio inicial, as avarias e falhas podem ser evitadas. Além disso, as informações fornecidas sobre o nível de severidade e a origem da falha permitem um melhor planejamento da manutenção, evitando paradas de linha ou perdas de produção.

Case da solução ADI OtoSense na indústria alimentícia

Desafios da empresa

A empresa global de alimentos e bioquímicos buscava uma solução para realizar o monitoramento em tempo real dos processos de produção de ácido lático. O motivo era que uma peça-chave do equipamento – uma poderosa máquina centrífuga – quebrava pelo menos uma vez por ano devido a uma falha de projeto e a um problema de lubrificação do rolamento.

Quando isso acontecia, a máquina ficava inativa por três semanas, resultando em custos significativos:

    • reparo de materiais, como guindaste, horas de trabalho, peças, etc.;

    • alto impacto na produção, que ficava parada sem a máquina centrífuga.

Solução do problema

As paradas inesperadas na indústria alimentícia podem ser evitadas com o monitoramento em tempo real dos equipamentos e com alertas ao responsável, sempre que algum deles apresentar um comportamento anormal. Para isso, é necessário implementar a manutenção preditiva.

Com a solução ADI OtoSense Smart Motor Sensor, quando o sistema de lubrificação está prestes a falhar,um alerta é emitido para a equipe de manutenção com antecedência. Assim, é possível parar a máquina e fazer sua manutenção antes que os rolamentos e o eixo principal quebrem.

Devido aos bons resultados da utilização da solução ADI OtoSense, como a precisão e a facilidade de uso, ela será implementada nas demais máquinas da linha de produção. Veja abaixo os resultados do cliente da indústria alimentícia após a utilização dessa solução:

Quer saber como podemos ajudar você a fazer a implementação da manutenção preditiva na sua indústria? Clique aqui e entre em contato com a gente.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.