You are currently viewing O movimento de transformação chamado Indústria 4.0
Indústria 4.0

O movimento de transformação chamado Indústria 4.0

Compartilhe

indústria 4.0 é um movimento de transformação que vem revolucionando a forma que as empresas fabricam, melhoram e distribuem seus produtos.

Assim, tecnologias potencializadoras e capacitadoras são cada vez mais integradas ao chão de fábrica e ao pensamento estratégico da organização, elevando seu patamar produtivo.

A Indústria 4.0 também conhecida como a 4° Revolução Industrial utiliza Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem para melhorar os processos e aumentar a produtividade, através da digitalização das atividades industriais.

Legenda: Evolução Industrial (Fonte: Citisystems)

A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente dentro das indústrias. Desde o seu uso para tratar muitos dados e gerar insights, como os dados de sensores utilizados para o monitoramento de máquinas através da manutenção preditiva. Estendendo-se até ao treinamento de redes IA para auxiliar os operadores, através do monitoramento por vídeo para minimizar os erros de montagem manual.

No mesmo intuito, temos a Internet das Coisas (IoT), conectando as máquinas na rede e proporcionando maior visibilidade ao processo. Uma vez que sistemas IoT podem ter milhares de pontos de monitoramento (sensores), é possível fazer o monitoramento em tempo real de toda a fábrica.

Para auxiliar no processo de digitalização, plataformas de visualização de dados, que utilizam computação em nuvem, auxiliam muito. Ou seja, utilizando IA, as plataformas processam os dados coletados em campo e mostram no dashboard apenas as informações importantes para a tomada de decisão. Facilitando planos de manutenção, identificando pontos críticos do sistema, entre outras informações importantes para o aumento de rendimento.

Até aqui já vimos como os dados são os protagonistas da Indústria 4.0, a partir deles que todo o processo acontece.

Sendo assim, a outro ponto importante da Indústria 4.0: a segurança, também chamada de cyber segurança. Neste quesito, são implementadas medidas de proteção tanto a nível de software quanto de hardware. Isso evita que o sistema sofra ataques cibernéticos, garantindo a integridade e o sigilo dos dados coletados.

Além da grande conectividade que citamos até o momento, existem situações que requerem tratamento local dos dados. Nestes casos, a computação na bordaedge computing – é essencial, ou seja, toda inteligência da nuvem deve ser implementada no local.

Isso é possível com dispositivos compactos que além de processar localmente as informações utilizando Inteligência Artificial, ainda auxiliam na coleta dos dados. Um dos pilares para a manutenção preditiva que está colaborando para a 4° Revolução Industrial.

Estas são algumas das tecnologias que a Indústria 4.0 utiliza, mas podemos complementar a lista com a robótica, fabricação aditiva, integração dos sistemas, realidade aumentada e simulação.

Por que apostar em Indústria 4.0?

Até aqui vimos as principais tecnologias que potencializam e capacitam a 4° Revolução Industrial, a fim de melhorar os processos e aumentar a produtividade.

Entretanto, estas iniciativas trazem ainda mais vantagens, com a maturidade tecnológica a empresa terá benefícios, como:

  • maior nível de automação;
  • melhor aplicação da manutenção preditiva;
  • possibilidade de auto otimização de melhorias de processo;
  • maior eficiência e rendimento.

Segundo dados do site de pesquisa McKinsey, estima-se que até 2025 os processos relacionados à Indústria 4.0 poderão reduzir custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40%, reduzir o consumo de energia entre 10% e 20% e aumentar a eficiência do trabalho entre 10% e 25%.

Sendo assim, fica evidente que a Indústria 4.0 é o caminho e as mudanças já estão acontecendo, sejam elas pequenas ou grandes.

A Macnica DHW pode ajudar você em todo o processo, desde o desenvolvimento do projeto, escolha da tecnologia e toda a logística na aquisição dos componentes. Contamos com diversas soluções que atendem as demandas da Indústria 4.0, tanto em software quanto em hardware.

Entre em contato conosco para saber mais como podemos lhe auxiliar nesta jornada da transformação tecnológica.

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.