Você está visualizando atualmente Semicondutores para projeto eletrônico de IoT
Projeto eletrônico

Semicondutores para projeto eletrônico de IoT

Compartilhe

Se você está desenvolvendo um projeto eletrônico para um dispositivo de Internet das Coisas ( IoT, do inglês Internet of Things), certamente está procurando uma série de semicondutores. Entre esses, podemos citar: microcontrolador, memória, módulos de conectividade e conversores de tensão.

Em todos esses casos, a Macnica DHW pode colaborar com o seu projeto eletrônico. Veja alguns exemplos abaixo.

  • dispositivos de IoT: sensores, dispositivos de monitoramento e controle remoto;
  • dispositivos wearable (vestíveis): relógios inteligentes e rastreadores de atividade;
  • controles remotos inteligentes: controles para sistemas de entretenimento e sistemas de automação residencial;
  • produtos de automação industrial: sistemas de controle e monitoramento de ambientes e equipamentos;
  • produtos médicos: dispositivos de monitoramento de saúde e instrumentação médica portátil.

Com essas tecnologias, é possível criar um projeto eletrônico sofisticado, capaz de desempenhar funções específicas e se comunicar com outros dispositivos ou servidores. Além disso, esse tipo de projeto proporciona uma ampla gama de funcionalidades em diversos setores.

Como desenvolver um projeto eletrônico de IoT de forma robusta?

Para você que está desenvolvendo um projeto eletrônico, apresentamos a seguir algumas opções de semicondutores disponíveis em nosso portfólio. Essas peças podem ser o que faltava para o sucesso do seu produto.

Microcontrolador

O microcontrolador é o cérebro do sistema. Trata-se de um chip integrado que contém:

  • unidade de processamento central (CPU);
  • memória (RAM e ROM/Flash);
  • periféricos de entrada e saída;
  • outros componentes necessários para controlar as funções do sistema.

No portfólio da Macnica DHW, você encontra o microcontrolador da Nuvoton, da série NUC980DK71YC com núcleo ARM926EJ-S, que pode operar em até 300 MHz. Esse produto possui encapsulamento LQFP de 128 pinos e inclui periféricos, como:

  • 10 sets de UART;
  • 2 sets de interface SDIO/eMMC;
  • 8 portas USB Host;
  • interface NAND Flash;
  • QSPI NAND;
  • 4 sets CAN;
  • 2 sets 10/100 Mbps Ethernet MAC;
  • controlador de host/dispositivo USB 2.0 de alta velocidade para permitir mais flexibilidade nos designs.

Além disso, esse microcontrolador suporta temperaturas industriais de -40 ℃ a 85 ℃. Assim, é uma ótima opção para aplicações de controle Ethernet e de IoT.

Conversor de tensão

O conversor de tensão, também conhecido como conversor DC-DC, é utilizado para converter a tensão de uma fonte de acordo com a tensão necessária em diferentes partes do circuito. Pode ser usado, por exemplo, para fornecer uma voltagem específica para o microcontrolador ou para outros componentes do sistema.

O conversor elevador DC-DC MAX8815A é síncrono e tem alta eficiência, e você o encontra na loja da Macnica DHW. Esse dispositivo possui baixa corrente quiescente com True Shutdown™ e limitação de corrente de inrush. Além disso, é capaz de gerar qualquer tensão de saída de 3,3V a 5V a partir de uma bateria de polímero NiMH/NiCd de duas células ou Li +/Li de célula única.

Memória serial flash

A memória serial flash é usada no armazenamento de dados de forma não volátil, podendo ser utilizada para armazenar o firmware do microcontrolador, os dados do usuário, as configurações ou outros tipos de informações importantes que precisam ser mantidas mesmo quando o dispositivo é desligado.

Na Macnica DHW, você encontra a memória serial flash 4Mx8 VDFN8 da ESMT, que suporta frequências de clock SPI de até 104 MHz, permitindo taxas de clock equivalentes de 208 MHz (104 MHz x2), além de saída dupla e 416 MHz (104 MHz x4) e também saída quádrupla ao usar as instruções de leitura rápida de I/O Dual/Quad. Além disso, essa memória pode ser programada de 1 byte a 256 bytes por vez usando a instrução Page Program.

Conectividade

A conectividade pode ser alcançada por meio de Wi-Fi, Bluetooth, USB, celular ou outros protocolos de comunicação. Com isso, os dispositivos podem se comunicar entre si ou com sistemas, seja para receber comandos, enviar dados ou interagir com o ambiente.

Está começando um projeto eletrônico de IoT e está perdido com tantas opções de semicondutores no mercado? Com a Macnica DHW, você encontra um portfólio de soluções completo e uma equipe de desenvolvedores capacitada para oferecer o melhor suporte na escolha dos semicondutores e até mesmo no desenvolvimento de todo o seu projeto eletrônico.

Quer garantir todas essas vantagens e fazer o seu produto chegar mais rápido ao mercado? Clique aqui e entre em contato com a gente.

Saiba mais sobre a Macnica DHW aqui.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.