Você está visualizando atualmente Sensor de gás digital para melhorar a qualidade do ar interno

Sensor de gás digital para melhorar a qualidade do ar interno

Compartilhe

Sensor de gás digital de última geração da Sensirion garante qualidade do ar interno

A boa qualidade do ar nos ambientes fechados sempre foi de grande importância, visto que, passamos a maior parte do nosso tempo em casa ou no trabalho, e agora, em tempos de pandemia, mais do que nunca, já que, ficar longas horas e dias em ambiente fechado é uma realidade da grande maioria.

Como a tecnologia pode ajudar:

Para evitar a exposição a níveis altos e/ou perigosos dos VOCs ( Compostos Orgânicos Voláteis), que são um dos principais contribuintes para a má qualidade do ar, a fabricante distribuída pela Macnica DHW, Sensirion, já conta com a tecnologia certa, trata-se do sensor de gás digital: SGP40 CMOSens®.

Dispositivos de monitoramento da qualidade do ar:

A exposição ao VOC pode ser evitada usando dispositivos de monitoramento da qualidade do ar equipados com SGP40, permitindo ao usuário final identificar fontes de VOC e tomar as medidas de segurança. Além disso, os dispositivos de tratamento de ar podem ser acionados para garantir automaticamente sua melhor qualidade.

Com base na tecnologia CMOSens® da Sensirion, o SGP40 oferece um sistema de sensor completo em um único chip e apresenta uma interface digital I2C, uma micro placa de aquecimento controlada por temperatura e um sinal de qualidade do ar interno com compensação de umidade.

Ao confiar na comprovada tecnologia MOXSens® da Sensirion, a robustez incomparável do sensor contra a contaminação por siloxanos resulta em excelente estabilidade a longo prazo em termos de sensibilidade e tempo de resposta.

Colocando o material sensor e a tecnologia de micro-placas em um único chip, o SGP40 oferece uma redução drástica no consumo de energia, tornando-o adequado também para aplicações acionadas por bateria. Os processos de produção líderes da indústria da Sensirion garantem alta reprodutibilidade e confiabilidade.

VOC Sensor SGP40 da SENSIRION:

O poderoso algoritmo de VOC da Sensirion analisa eventos de VOC detectados pelo sensor SGP40 e os mapeia para um índice de VOC. Este índice de VOC fornece uma quantificação prática de eventos de VOC em relação ao ambiente interno médio de cada sensor individual. Dessa forma, ele se comporta de maneira semelhante ao nariz humano, que é altamente suscetível a alterações de odor, mas também detecta eventos de VOC que não são percebidos pelos seres humanos.

O índice de VOC indica em que lugar a qualidade do ar interno se deteriorou ou melhorou em comparação com o ambiente médio do sensor. Essas informações podem ser usadas, por exemplo, para controlar gradualmente o ventilador de um dispositivo de tratamento de ar ou para fornecer aos usuários feedback sobre seu perfil de atividade diária.

Recursos:

  • Solução completa de sensores para detectar eventos de VOC
  • Melhor desempenho comprovado
  • Experiência confiável e precisa a longo prazo para o usuário

Tecnologia e benefícios:

TecnologiaBeneficios
Excelente longevidade de > 10 anosHardware confiável do sensor
Driver de índice VOCNão é necessária programação de processamento de sinal pelo cliente
Compensação de umidade no chipÓtimo desempenho em vários ambientes
Baixa emissão de calorPrecisão aprimorada das leituras de humidade e temperatura (RH&T), menor influência externa
Footprint pequenoAdapta-se a todos os dispositivos
Alta sensibilidade para quase todos os VOCsSensor de banda larga, que reage bem aos VOCs típicos
Consumo médio de energia de até 2,6 mA/6 mWAdequado para dispositivos alimentados por bateria
Faixa de tensão de 1,7 a 3,6 VAdequado para dispositivos móveis e com fio
Interface digital I2CMelhor relação desempenho/preço

Aplicações:

  • Purificadores de ar
  • Exaustores de cozinha
  • Ventilação controlada por demanda
  • Termostatos
  • Monitoramento da qualidade do ar interno

Valores principais:

  • Estabilidade a longo prazo de sensores de gás de óxido metálico
  • Compensação de umidade
  • Baixo consumo de energia

Kit de avaliação SEK-SVM40 :

Projetado para uma avaliação fácil e econômica do sensor de VOC SGP40 da Sensirion, o kit contém o módulo sensor SVM40 e está equipado com um SGP40, um sensor de umidade e temperatura e um microcontrolador com índice VOC, saídas de umidade e temperatura relativa via interface I2C ou UART.

Além do SVM40, o SEK-SVM40 vem com um cabo UART-USB que permite, por exemplo, avaliar os sensores pelo software visualizador SEK-ControlCenter fácil de usar da Sensirion, bem como, um cabo de jumper de 6 pinos que permite prototipagem rápida, por exemplo, através da integração em plataformas existentes (como Arduino, Raspberry Pi, etc.).

Para baixar o software e a documentação clique Aqui

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.