Você está visualizando atualmente Conheça a tecnologia FPGA Intel com o Kit FPGA DE1-SoC
Kit FPGA DE1-SoC

Conheça a tecnologia FPGA Intel com o Kit FPGA DE1-SoC

Compartilhe

O kit FPGA DE1-SoC foi projetado e desenvolvido pela Terasic para professores, estudantes e engenheiros explorarem novos horizontes em sala de aula e nas pesquisas. Esse kit oferece uma experiência de aprendizado envolvente e prática, possibilitando o aproveitamento das vantagens da tecnologia FPGA Intel.

Conheça, a seguir, as aplicações do kit FPGA DE1-SoC no mercado e as vantagens que ele proporciona para atividades acadêmicas e pesquisas.

Aplicações da tecnologia FPGA Intel no mercado

A tecnologia FPGA Intel é uma das tecnologias mais avançadas e amplamente utilizadas no mercado atualmente. Ela oferece uma flexibilidade incrível, permitindo a personalização de chips para que eles se adequem às necessidades específicas de cada aplicação. Com isso, as possibilidades de utilização desses dispositivos são praticamente infinitas.

A Tecnologia FPGA Intel está presente em diversas áreas, como a médica, a automotiva, a de telecomunicações e a de defesa. Ela pode ser utilizada em diversas etapas dos projetos, como na aceleração de algoritmos com inteligência artificial e na implementação de sistemas de comunicação de alta velocidade. Com o kit FPGA DE1-SoC, você terá acesso a essa tecnologia de ponta e poderá explorar suas aplicações práticas em pesquisas e projetos.

Kit FPGA DE1-SoC

Vantagens do Kit FPGA DE1-SoC em sala de aula e pesquisa

Com o Kit FPGA DE1-SoC, os alunos têm a oportunidade de vivenciar a tecnologia FPGA Intel em ação, projetando e implementando circuitos digitais personalizados e testando com a prototipagem rápida. A experiência prática com esse kit FPGA permite que os alunos consolidem conceitos teóricos e adquiram habilidades essenciais para o mercado de trabalho.

Além disso, o Kit FPGA DE1-SoC é compatível com uma ampla gama de periféricos e sensores, permitindo a integração com dispositivos externos. Isso oferece aos alunos, professores e pesquisadores a oportunidade de criar soluções práticas para problemas do mundo real, como sistemas embarcados, automação industrial e Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things).

Outra vantagem é que esse kit FPGA oferece uma plataforma versátil para o desenvolvimento de projetos em diferentes níveis de complexidade. Desde as atividades introdutórias até as pesquisas avançadas, o Kit FPGA DE1-SoC acompanha o crescimento dos alunos e suas necessidades acadêmicas.

Tudo isso é possível pois ele utiliza o software Quartus Prime da Intel, que oferece recursos para o desenvolvimento de todas as etapas de projeto, desde a compilação até a programação do kit, sem contar com as ferramentas de depuração. Se você é um professor ou estudante universitário, o kit FPGA DE1-SoC é a ferramenta ideal para impulsionar seu aprendizado e suas pesquisas.

Explore as aplicações da tecnologia FPGA Intel no mercado e prepare-se para um futuro repleto de inovação tecnológica e desenvolvimento de habilidades essenciais para o sucesso profissional. Adquira o kit FPGA DE1-SoC hoje mesmo e embarque nesta jornada rumo ao conhecimento avançado.

Especificações técnicas do Kit FPGA DE1-SoC

FPGA Cyclone V SoC 5CSEMA5F31C6 deviceDual-core ARM Cortex-A9 (HPS)85K elementos lógicos4,450 Kbits de memória on-chip6 PLLs fracionários
Configuração e depuração Flash serial: EPCS128On-board USB Blaster II
Memória 64 MB (32Mx16) SDRAM para o FPGA1 GB (2x256Mx16) DDR3 SDRAM para o HPSInterface para Micro SD Card (não incluso)
Comunicação Two port USB 2.0 host (ULPI interface with USB type A connector)USB to UART (micro USB type B connector)10/100/1000 ethernetPS/2 mouse/keyboardIR emitter/receiver
Display 24-bit VGA DAC
Áudio 24-bit CODEC
Entrada de vídeo  TV Decoder (NTSC/PAL/SECAM)
Conversor analógico-digital 500 mil amostras por segundo8 canais12 bits de resoluçãoFaixa de entrada 0 ~ 4.096 V
I/Os 4 botões de pressão10 switches chaves11 LEDs para usuário6 displays de 7 segmentos2 conectores de 40 pinos (3.3V)1 conector LTC
Sensores G-Sensor (HPS)
Alimentação 12V DC – fonte inclusa
Diagrama de blocos do Kit FPGA DE1-SoC

Capacitação em Tecnologia FPGA Intel da Macnica DHW

Quer explorar esse universo que é a Tecnologia FPGA Intel e não sabe por onde começar? Nós, da Macnica DHW, podemos ajudar.

Dessa forma, tanto quem está começando quanto quem já trabalha com FPGA Intel pode se capacitar e aprender a respeito da tecnologia e como desenvolver projetos robustos utilizando as boas práticas de projeto, com base na experiência do time de desenvolvedores e das ferramentas de depuração de projeto disponíveis no software Quartus Prime da Intel. “Conseguimos atender as diversas demandas do mercado da tecnologia FPGA, associando o conhecimento teórico com a parte prática por meio da utilização do kit FPGA”, destaca a instrutora de treinamento, Franciele Nornberg.

Com muitos anos de experiência no desenvolvimento de projetos FPGA, a Macnica DHW é o Centro Oficial de Treinamento em Tecnologia FPGA Intel e fornece serviços de capacitação nessa tecnologia, trazendo expertise técnica e preparo. A Macnica já capacitou milhares de professores e estudantes de diversas instituições de ensino, como IFSul, IFAL, USP, UEL, Univali, IFSP, IFSC e Unisinos.

Além disso, engenheiros e desenvolvedores se capacitaram em tecnologia FPGA Intel com a Macnica DHW. Colaboradores de empresas de renome no mercado já passaram por nosso treinamento, como: WEG, Datacom, Alliage, Tecsys, AQTech, FITec, U&M e INPE.

Clique aqui, entre em contato com a gente e saiba como se capacitar na Tecnologia FPGA Intel e utilizar os kits FPGA.

E se quiser saber como receber rapidamente o seu kit FPGA DE1-SoC em casa, clique aqui.

Saiba mais sobre a Macnica DHW aqui.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.