Você está visualizando atualmente Treinamento FPGA Altera Avançado
Treinamento FPGA Altera

Treinamento FPGA Altera Avançado

Compartilhe

A tecnologia FPGA (lógica programável) está presente em todos os mercados proporcionando o desenvolvimento de projetos robustos, confiáveis e seguros, e você também pode utilizar este conhecimento fazendo o nosso Treinamento FPGA Altera.

No mundo digital, em constante evolução, a tecnologia FPGA (Field-Programmable Gate Array) da Altera, uma empresa Intel, está presente em todos os mercados proporcionando o desenvolvimento de projetos robustos, confiáveis e seguros.

As FPGAs Altera estão presentes em produtos que vão desde o mercado industrial até aplicações de computação de alto desempenho em data centers.

Na indústria, as FPGAs são usadas em automação industrial, controle de processos, sistemas de visão computacional e monitoramento de qualidade.

Em telecomunicações são usadas em equipamentos de rede, como roteadores, switches e equipamentos de transmissão para processamento de dados em alta velocidade e implementação de protocolos de comunicação.

Nas aplicações de computação de alto desempenho, as FPGAs são usadas em aceleradores de hardware para tarefas específicas, como machine learning, criptografia e processamento de big data.

Além disso, as FPGAs também são utilizadas no setor aeroespacial e defesa: em sistemas embarcados, comunicações, controle de voo e processamento de sinais em aeronaves, satélites, drones e equipamentos militares.

Vantagens da Tecnologia FPGA

As FPGAs Altera são encontradas em muitos mercados, pois suas características únicas impulsionam o avanço tecnológico enquanto promovem práticas mais sustentáveis.

Veja algumas delas:

Flexibilidade e Adaptabilidade: Uma das maiores vantagens técnicas dos FPGAs é sua capacidade de serem reprogramados após a fabricação para se adequar a diferentes requisitos de projeto. Isso permite desenvolvimento rápido de protótipos, iteração de design e atualizações remotas.

Desempenho: FPGAs podem oferecer desempenho computacional excepcional para aplicações específicas de alto processamento, superando muitas vezes soluções baseadas em processadores convencionais.

Redução de Resíduos Eletrônicos: Ao permitir a reutilização e atualização de hardware através de reprogramação, as FPGAs contribuem para a redução do descarte de dispositivos eletrônicos obsoletos, promovendo práticas mais sustentáveis.

Otimização de Recursos: FPGAs podem ser projetados para executar apenas as funções necessárias do seu projeto, minimizando assim o desperdício de recursos computacionais e de energia. Isso contribui para uma pegada ambiental mais leve.

Estas são algumas vantagens de desenvolver com a Tecnologia FPGA que você pode ter nos seus produtos.

Se você já trabalha com esta tecnologia e já conhece o software Quartus Prime, está na hora de dar o próximo passo na sua jornada de conhecimento sobre FPGA Altera.

Treinamento FPGA Altera Avançado

Com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de projetos com a Tecnologia FPGA Altera, a Macnica DHW apresenta para o mercado o Treinamento em Tecnologia FPGA Altera Avançado.

Um curso de 20 horas sobre o Platform Designer e o softprocessor Nios V, com parte teórica e prática utilizando o kit DE10-Lite.

Garanta sua vaga na próxima turma aqui.

Segundo o nosso especialista em FPGA Altera Intel, Neimar Duarte, este treinamento de FPGA Altera Avançado traz para os desenvolvedores um conhecimento utilizado na maior parte dos projetos de FPGA Altera do mercado.

Com o Platform Designer torna-se muito simples a tarefa de implementar um sistema complexo que contenha exatamente o conjunto de recursos necessários para o projeto em desenvolvimento, com ou sem o uso de um softprocessor embarcado, permitindo implementar o sistema, tendo como dispositivo alvo qualquer FPGA da Altera.

“Além disso, trabalhar com o Platform Designer, que é uma ferramenta de desenvolvimento de sistemas complexos em alto nível, traz agilidade no desenvolvimento dos projetos, pois ele permite conectar módulos e periféricos, utilizando barramentos padrão, como AXI e Avalon, para implementar sistemas complexos, sem a necessidade de escrever todo o código RTL necessário para conectar os módulos entre si”, destaca Neimar.

Para quem já tem conhecimento sobre o softprocessor Nios II, este treinamento traz o conhecimento sobre a sua nova versão o Nios V, um processador softcore baseado na arquitetura aberta RISC V, que vem crescendo no mercado.

Desta forma, o Platform Designer e o Nios V trazem flexibilidade para implementar um sistema de acordo com a necessidade e a aplicação do sistema, inclusive usando periféricos que não estão disponíveis em outros processadores de mercado.

Veja os tópicos que serão abordados neste Treinamento FPGA Altera Avançado:

Platform Designer

  • Introduction to Platform Designer 
  • Getting Started with Platform Designer
  • Platform Designer GUI – Basic Usage 
  • Platform Designer Interconnect 
  • Platform Designer GUI – Advanced Usage 
  • IP Catalog ”Off-the-Shelf” Components
  • Platform Designer Standard Interfaces & Signaling 
  • Custom Components
  • System Console & Unified Toolkit (UTK) Framework 

NIOS V Processor

  • Introduction to Nios® V Processor Architecture
  • FPGA Hardware Design Flow
  • Software Build Tools and System Design with Nios® V Processor
  • Booting and Configuration Options

Ementa completa aqui.

Altera, uma empresa Intel

Recentemente, a Intel anunciou que a divisão de FPGA (Programmable Solutions Group – PSG), passou a ser uma empresa independente chamada Altera, uma empresa Intel, ou seja, Altera voltou a ser Altera.

O nome mudou, mas o comprometimento Macnica DHW em trazer conhecimento sobre esta poderosa tecnologia continua prioridade.

Siga se capacitando conosco!

Somos o Centro Oficial de Treinamento FPGA Altera, com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de projetos utilizando a Tecnologia FPGA Intel.

Já capacitamos cerca de 3.500 pessoas, incluindo engenheiros, desenvolvedores, estudantes e professores, sendo o único Centro Oficial de Treinamento FPGA Intel na América do Sul.

Veja quem já realizou o nosso Treinamento

Em breve você poderá ter todo esse conhecimento avançado em seu currículo, aguarde que novos cursos estão chegando para ampliar os seus horizontes.

Sobre a Macnica DHW:

A Macnica DHW é operação na América do sul do Grupo Japonês Macnica Inc., que é o maior Distribuidor de Semicondutores do Japão, e o 5º maior do mundo. O Grupo Macnica possui equipes de desenvolvimento em soluções IoT, IA, Hardware e Software em vários pontos do globo. Nossa tecnologia avança para o seu negócio ir além. Com a gente, você tem soluções customizadas de acordo com sua necessidade. Leve essa e outras soluções que a Macnica DHW tem para o seu negócio.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.