O planejamento de centros urbanos mirando torná-los Smart Cities muitas vezes levanta um importante questionamento: o que, de fato, proporciona a qualidade de vida aos moradores de uma cidade?
As principais respostas tendem a envolver locais com grandes áreas verdes e limpas; investimento e incentivo à educação, saúde e lazer; oportunidades de empregos, entre outros. Além destes, outro importante ponto é com relação à segurança que o ambiente oferece àqueles que nele vivem e circulam.
Sendo assim, os instrumentos mais comuns a serem adotados para a melhoria da segurança pública em centros urbanos são investimentos na contratação de maior número de policiais e vigilantes, na compra de mais veículos para patrulhamento, bem como de armamento e outros itens necessários para a manutenção do modelo de segurança ostensiva.
Já em ambientes como as Smart Cities, a tecnologia é vista como um meio de tornar a segurança pública mais eficiente e eficaz, sendo um importante aliado para os órgãos de defesa. E nos últimos anos, as cidades têm entendido que o investimento em câmeras e tecnologias de videomonitoramento são bastante benéficas.
Sendo assim, de que forma podemos melhorar ainda mais a segurança pública?
Aproveitando a tecnologia existente e adicionando inteligência artificial (AI) nos sistemas de segurança. E é exatamente isso que a solução AI da Icetana trazida com exclusividade pela Macnica DHW ao Brasil faz.
Uma solução AI capaz de identificar de forma automática eventos e ações incomuns que, em muitos casos, podem oferecer risco à saúde e segurança de pessoas e do ambiente. E, tudo isso em tempo real.
Uma das principais vantagens da solução AI da Icetana é ser um software que pode ser implantado no sistema de câmeras e hardware já existente no ambiente, entregando uma melhoria significativa nos índices de segurança com baixo custo.
Além disso a solução AI da Icetana apresenta outros benefícios como:
- Identifica eventos suspeitos, permitindo a intervenção com antecedência
- É escalável para qualquer tamanho de operação de vigilância
- Permite que um único operador monitore até 300 câmeras
- Reduz o índice de ocorrências não notadas por distração
- Identifica eventos que possam comprometer a saúde e segurança das pessoas, como incêndios
Se você quiser saber mais sobre as soluções para segurança pública que a Macnica DHW oferece para ambientes inteligentes ou ainda desenvolver, testar ou demonstrar sua solução para Smart Cities através do Perini City Lab, entre em contato conosco.