Você está visualizando atualmente Wi-Fi 6 para aplicações utilizando realidade virtual
Wi-Fi 6 para aplicações utilizando realidade virtual

Wi-Fi 6 para aplicações utilizando realidade virtual

Compartilhe

Wi-Fi 6 para aplicações utilizando realidade virtual.

A Internet das Coisas (IoT) vai além de conectar máquinas à rede. Junto ao 5G novas possibilidades de entretenimento surgiram, como a realidade virtual e o streaming de vídeo.

Com tanta inovação e tecnologia, os dispositivos precisam acompanhar as tendências de velocidade, por isso, já está no mercado os dispositivos Wi-Fi 6, que dispõem de velocidades altas de transmissão de informação.

Com isso, dispositivos conectados a rede permitem a possibilidade de novas experiências para o consumidor, seja no entretenimento ou em aplicações com realidade aumentada.

Tecnologia Wi-Fi 6

Juntamente com o 5G, o Wi-Fi 6 também conhecido como 802.11ax, é uma das maiores inovações tecnológicas da última década quando se trata de wireless.

O Wi-Fi 6 foi projetado para ter alto desempenho na taxa de transferência e auxiliar na introdução de novas tecnologias sem fio por sua densidade e eficiência.

Assim, a 6a geração do Wi-Fi permite o crescente uso de streaming de vídeos em HD, realidade aumentada, entretenimento em realidade virtual, e Internet das Coisas (IoT).

Segundo o Canal Comstor, em 2022, os dispositivos de Internet das Coisas representarão mais da metade de todas as conexões e dispositivos conectados ao redor do mundo, e 80% dos novos projetos de Internet das Coisas serão sem fio.

Desta forma, os dispositivos IoT serão beneficiados com o Wi-Fi 6 principalmente quando comparado a eficiência de energia, que é 3 X melhor, além é claro, da eficiência espectral adicional.

Com isso, obstáculos como: desenvolvimento de robôs, rastreamento sem fio de bens e sensores sofisticados serão diminuídos.

Veja como a solução da Espressif está alinhada com essa realidade.

Solução Espressif – ESP32-C6

ESP32-C6 é o único que inclui Wi-Fi 6 (802.11ax) de 2,4 GHz que também oferece suporte ao padrão 802.11b/g/n para compatibilidade com versões anteriores.

Este suporte Wi-Fi 6 é otimizado para dispositivos IoT, e o SoC suporta uma largura de banda de 20 MHz para o modo Wi-Fi 6 e uma largura de banda de 20/40 MHz para o modo 802.11b/g/n.

O modo Wi-Fi 6 oferece suporte a uma interface de estação e maior eficiência de transmissão, além de menor consumo de energia.

O Bluetooth 5 (LE – Low Energy) suporta operação de longo alcance por meio de extensão de anúncio e PHY codificado. Ele também suporta 2 Mbps de alto rendimento PHY.

Em termos de CPU, memória e recursos de segurança, o ESP32-C6 é semelhante ao ESP32-C3. O ESP32-C6 possui um microcontrolador RISC-V de um único núcleo de 32 bits que pode ter uma frequência de até 160 MHz. Possui ROM de 384 KB, SRAM de 400 KB e funciona com flash externa.

Ele vem também com 22 GPIOs programáveis e suporte para ADC, SPI, UART, I2C, I2S, RMT, TWAI e PWM.

Figura 1. Diagrama de Blocos ESP32-C6

O padrão 802.11ax, o Wi-Fi 6, usado no ESP32-C6 contém uma variedade de recursos extras adicionados ao padrão Wi-Fi atual, e os recursos fornecem benefícios concretos para dispositivos IoT.

Ou seja, o ESP32-C6 suporta o mecanismo OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access) para comunicações de uplink e downlink. Ele também oferece suporte ao recurso MU-MIMO para downlink. Ambas as técnicas fornecem a capacidade de trabalhar com alta eficiência e baixa latência em ambientes wireless congestionados.

Outro recurso importante do Wi-Fi 6 é o Target Wake Time (TWT), que permite que os dispositivos durmam por um período prolongado, com a ajuda de um ponto de acesso Wi-Fi compatível com Wi-Fi 6.

Esse recurso do ESP32-C6 permite que nossos clientes criem dispositivos conectados e operados por bateria que podem durar anos, enquanto permanecem conectados o tempo todo.

A Espressif continua protegendo a segurança dos dispositivos conectados por meio de recursos de hardware e software.

O ESP32-C6 vem com:

  • Inicialização segura baseada em RSA-3072
  • Criptografia flash baseada em AES-128-XTS
  • Assinatura digital e um periférico HMAC para proteção de identidade
  • Aceleradores criptográficos para melhor desempenho

Esses recursos garantem que os dispositivos construídos com ESP32-C6 forneçam alto nível de segurança.

O ESP32-C6 terá suporte através da estrutura de desenvolvimento IoT (ESP-IDF) da Espressif.

Além disso, é possível usar o ESP32-C6 como um coprocessador de comunicações com um host externo para isso, o firmware ESP-Hosted e ESP-AT também estarão disponíveis.

Para mais informações sobre o ESP32-C6 entre em contato conosco, a Macnica DHW tem um time capacitado para desenvolver soluções utilizando tecnologia de ponta, como as soluções da Espressif.

Saiba mais sobre o ESP32-C6   

Mais informações sobre a ESPRESSIF.

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.