Você está visualizando atualmente Mercados que utilizam o sensor inteligente para motores
sensor inteligente para motores

Mercados que utilizam o sensor inteligente para motores

Compartilhe

A manutenção preditiva está presente em diversos mercados, trazendo muitos benefícios por meio do uso do sensor inteligente para motores. Entre esses mercados estão a indústria alimentícia, a indústria farmacêutica, a indústria de geração de energia e a indústria de produção de papel.

De acordo com a matéria do Jornal Empresas e Negócios, a manutenção preditiva aumenta o tempo de vida útil dos equipamentos da indústria. Isso acontece porque ela diminui as paradas não programadas e os custos com manutenção corretiva. Além disso, aumenta a eficácia e a disponibilidade das máquinas para a produção.

Para auxiliar nesse processo, a Macnica DHW trouxe com exclusividade para o Brasil o sensor inteligente para motores da ADI OtoSense. Conheça, agora, algumas indústrias nas quais esse sensor se mostrou importante e gerou muitos ganhos.

Indústria alimentícia

A produção de alimentos e bebidas depende da operação contínua para atender às demandas da população, sem grandes variações. As paradas de linha afetam diretamente o rendimento e a qualidade dos alimentos, além de contribuírem para a contaminação, por isso precisam ser evitadas.

O monitoramento de sistemas de resfriamento e outros equipamentos críticos reduz o tempo de inatividade potencial. Além disso, garante altos níveis de operação para atender à crescente demanda em todo o mundo.

“Com a tecnologia da ADI OtoSense SMS, conseguimos eliminar atividades manuais de manutenção preventiva. Assim, garantimos a leitura de dados coletados de equipamentos críticos que nem sempre estão funcionando. Com essa solução, obtemos informações detalhadas e confiáveis do estado da máquina em tempo real. Para completar, a equipe de manutenção preditiva se torna mais eficiente, por estar dedicada a reparos precisos de falhas de diagnóstico.”

Marçal Gotanegra, Gerente de Manutenção da Corbion – Empresa da Indústria Alimentícia

Saiba mais sobre o caso de sucesso na indústria alimentícia aqui.

Indústria de geração de energia

Além dos geradores principais nas usinas de geração de energia, há uma grande rede de suporte de motores e equipamentos igualmente críticos. O tempo de inatividade desses equipamentos pode afetar a produção geral de energia da planta.

Por isso, o monitoramento contínuo da eficácia dos equipamentos é essencial. Isso pode eliminar as rotinas de manutenção manual, reduzir os custos e melhorar a eficiência do processo.

De acordo com o artigo da BehrTech, os ambientes industriais com iniciativas de manutenção preditiva reduzem de 5% a 10% os custos gerais de manutenção. Além disso, com o sensor inteligente para motores da ADI OtoSense, é possível reduzir em até 80% o tempo de inatividade não planejado dos motores da planta de geração de energia.

O dispositivo SMS da ADI OtoSense permite monitorar com eficiência os motores de máquinas importantes no processo de geração de energia. Entre eles, estão ventiladores de refrigeração de turbinas a gás, bombas de controle de óleo hidráulico e bombas de refrigeração de circuito fechado. Assim, otimizamos a medição das vibrações manuais, economizamos horas-homem de manutenção e evitamos o acesso de operadores a locais perigosos ou elevações.”

Gonzalo Gracia De La Rosa, Gerente de Manutenção de Planta Naturgy.

Saiba mais sobre o caso de sucesso na indústria de geração de energia aqui.

Indústria farmacêutica

A fabricação farmacêutica requer condições rigidamente controladas para fornecer suprimentos médicos e medicamentos aos clientes. Assim, a eliminação de paradas não planejadas e a redução do tempo de inatividade minimizam a perda de matéria-prima e produto. Além disso, também mantêm os rendimentos da produção para que suprimentos críticos possam ser entregues no prazo e dentro das especificações dos clientes.

No Brasil, a indústria farmacêutica está sujeita a regulamentos rigorosos da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para garantir a qualidade e a confiabilidade dos produtos. Por isso, o controle do processo é crítico, assim como as condições ambientais (temperatura, umidade, iluminação, etc.) nas quais os produtos são fabricados.

O sensor inteligente para motores da ADI OtoSense, além de antecipar falhas, permite que a manutenção seja realizada antes de uma parada inesperada. Dessa forma, a manutenção preditiva é responsável por garantir que as condições ambientais se mantenham dentro das normas regulamentares da indústria farmacêutica.

Saiba mais sobre o caso de sucesso na indústria farmacêutica aqui.

Indústria do papel

Na indústria do papel, o bom funcionamento dos motores das máquinas também é essencial. Uma falha em um dos motores que acionam os diferentes rolos ou bombas do processo é suficiente para causar a parada na produção e a perda de material.

Nesse contexto, o sensor inteligente para motores da ADI OtoSense facilita o monitoramento dos motores, inclusive os de máquinas críticas que acionam desagregadores. Assim, o tempo de atividade e a qualidade da produção são garantidos.

“Um dos principais benefícios desse sensor é que você não precisa configurar níveis de alarme, devido a sua capacidade de autoaprendizagem. Assim, você não perde tempo com falsos positivos e não precisa lidar com falsos negativos.”

Joris Bracke, Diretor da Bracke EB Groep

Quer saber como levar a manutenção preditiva para a sua indústria de forma rápida e fácil? Clique aqui e entre em contato com a gente.

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.