Você está visualizando atualmente Agronegócio: Aplicativo para identificação de doenças em folhas de soja e milho está em fase de testes
Agronegócio

Agronegócio: Aplicativo para identificação de doenças em folhas de soja e milho está em fase de testes

Compartilhe

A Macnica DHW em parceria com a Embrapa e a InnerEye, desenvolveu um aplicativo que utiliza tecnologia Braintech para identificação de doenças em folhas de soja e milho que já está em fase de testes.

Responsável por 25% do PIB em 2022, o agro do país investe em tecnologia e se mantém entre os maiores exportadores mundiais de alimentos e fibras através da modernização da produção agrícola.

Este crescimento se dá através de muitos fatores, entre eles, destacamos o trabalho de excelência que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), desempenha, promovendo o desenvolvimento e a implementação de tecnologias avançadas na agricultura, abrangendo todo o território nacional.

A Macnica DHW em parceria com a Embrapa e a InnerEye, desenvolveu um aplicativo que utiliza tecnologia Braintech para identificação de doenças em folhas de soja e milho que já está em fase de testes.

A tecnologia BrainTech da InnerEye treina a rede de inteligência artificial utilizando o julgamento dos especialistas da Embrapa obtido diretamente das ondas cerebrais.

Por meio da captura de ondas cerebrais, tecnologia BrainTech é capaz de identificar o julgamento e a classificação que uma pessoa faz ao observar uma imagem. Assim, o sistema consegue rotular de forma imediata e automática a imagem, complementou o Gerente de IoT & AI da Macnica DHW, Fabrício Petrassem.

Isso torna o processo de rotulagem das imagens das plantas doentes até 10x mais rápidos, visto que o sistema mostra aproximadamente 4 imagens por segundo para o especialista identificar se esta doente ou não. Isto é um super ganho, visto que esta é uma das etapas mais morosas do processo de utilização da inteligência artificial – a obtenção de uma massa de dados, acrescentou Fabricio.

Aplicativo identificador de doenças

O aplicativo em desenvolvimento possui a rede de inteligência artificial, que foi treinada com imagens rotuladas pelos especialistas da Embrapa, utilizando a tecnologia BrainTech, que lê os sinais neurais diretamente da cabeça do especialista ao ver a foto da planta.

A tecnologia BrainTech é capaz de identificar a resposta do especialista em relação a saúde da planta (se esta doente ou não) e qual o nível de certeza da resposta do especialista, o que torna o sistema muito mais preciso e eficiente.

Desta forma, com este aplicativo os profissionais do setor agropecuário terão uma avaliação muito mais confiável sobre a saúde das plantas desde a primeira consulta, permitindo que os produtores de soja e de milho tenham resultados melhores no que compete o tratamento curativo de doenças, pois serão capazes de iniciar o tratamento ainda na fase inicial da doença.

Próximos passos…

Neste momento o aplicativo está na fase de testes em campo, onde os especialistas da Embrapa estão validando a solução.

Durante a reunião, os especialistas acompanharam todo o processo de utilização do aplicativo, que consiste no registro (foto) da folha doente, que podem ser tiradas em tempo real ou utilizadas a partir da galeria do smartphone.

Após a seleção da imagem, é possível adicionar comentários referente aquele processo de consulta, como o tipo de cultivar e o tipo de doença suspeita.

Feito isso, com o smartphone conectado à internet, o aplicativo submete as imagens a inteligência artificial treinada que retorna como resposta: Se a planta está doente e qual o grau de certeza desta resposta.

Segundo os pesquisadores da Embrapa o aplicativo é de fácil utilização por seguir os padrões de aplicativo dos smartphones.

A ferramenta que utiliza os sinais neurais (BrainTech) dos especialistas e é capaz de identificar doenças em plantas como soja e milho, possui alta taxa de confiabilidade.

Saiba mais sobre este projeto assistindo ao episódio do nosso podcast com o pesquisador da Embrapa, Jayme Barbedo, e o presidente da Macnica DHW, Fábio Petrassem Sousa.

Entre em contato conosco para saber como esta poderosa tecnologia pode ser aplicada no seu negócio!

Sobre a Macnica DHW:

A Macnica DHW é operação na América do sul do Grupo Japonês Macnica Inc., que é o maior Distribuidor de Semicondutores do Japão, e o 5º maior do mundo. O Grupo Macnica possui equipes de desenvolvimento em soluções IoT, IA, Hardware e Software em vários pontos do globo. Nossa tecnologia avança para o seu negócio ir além. Com a gente, você tem soluções customizadas de acordo com sua necessidade. Leve essa e outras soluções que a Macnica DHW tem para o seu negócio.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.