Você está visualizando atualmente Dica MDHW: Solução de conectividade para Agricultura Inteligente
agricultura inteligente

Dica MDHW: Solução de conectividade para Agricultura Inteligente

Compartilhe

A crescente presença de tecnologia na agricultura inteligente se deve a busca pelo aumento da eficiência na produção agrícola. Cada vez mais é necessário produzir mais alimento com os mesmos recursos ou até menos.

Desta forma, muitas soluções IoT e IA estão ajudando o agronegócio a produzir mais, através do monitoramento da cadeia produtiva. Atualmente, é possível utilizar dados do campo juntamente com dados meteorológicos em tempo real afim de otimizar as informações e tomar decisões mais assertivas.

Por isso, vemos cada vez mais empresas agrícolas utilizando muita tecnologia, e deixando a agricultura mais inteligente. Por exemplo, a tecnologia IoT permite que os agricultores automatizem a coleta de dados das lavouras para aumentar a produção, reduzir custos, gerenciar despesas e melhorar a eficiência geral em muitos aspectos da produção.

Além disso, unindo dispositivos agrícolas inteligentes, dados do ciclo de vida da colheita e as condições ambientais de cultivo fica fácil de rastrear em tempo real informações como:

  • o uso de água
  • a densidade de nutrientes no solo
  • ajustar a quantidade de fertilizantes e pesticidas utilizados

Dessa forma, os agricultores podem aumentar a produção através de sistemas de gestão agrícola aprimorados por tecnologia IoT e IA (Inteligência Artificial).

Para dar todo o suporte que o mercado de agronegócio precisa, a Macnica DHW conta um time de engenheiros capacitados para desenvolver a solução perfeita para o seu negócio.

O time da Macnica já desenvolveu centenas de projetos nos últimos 10 anos com foco em diversas tecnologias utilizadas no desenvolvimento de produtos eletrônicos e sistemas embarcados. Como,por exemplo: dispositivos e produtos industriais, HPC (Computação de Alto Desempenho), dispositivos Ethernet, PCIe, dispositivos ópticos, Linux embarcado, drivers de dispositivo, impressora industrial, telemetria, dispositivos portáteis, entre outros.

Como sabemos, trabalhar com informações em tempo real é essencial, e por isso o nosso time traz a solução da Espressif para ter soluções IoT que coletem dados e ofereça conectividade de forma rápida e eficiente.

Solução IoT da Espressif para Agricultura Inteligente

Recentemente a Espressif apresentou ao mercado de soluções IoT o seu módulo RISC-V com conectividade Wi-Fi 6 e Bluetooth 5 (LE) Low Energy, o ESP32-C5. Um módulo projetado para aplicações que exigem transmissões sem fio de alta eficiência, o que é necessário para uma  Agricultura Inteligente.

Além deste módulo, a Espressif também possui em seu portfólio dispositivos SoC para cada necessidade, oferecendo diferentes protocolos de comunicação e recursos.

  • ESP32-C5: um SoC RISC-V com Wi-Fi 6 de 2,4 e 5 GHz e Bluetooth 5 (LE). Item projetado para aplicativos de IoT que exigem transmissões sem fio de alta eficiência;
  • ESP32-H2: um SoC RiSC-V que combina IEEE 802.15.4 (Thread e Zigbee) e Bluetooth 5 (LE) com suporte ao protocolo Matter. Isso possibilita a interconectividade para projetos de automação residencial de diferentes provedores;
  • ESP32-C2 e ESP32-C3: SoCs RISC-V com conectividade Wi-Fi 4 de 2,4 GHz e Bluetooth 5 (LE), projetados para uma ampla gama de produtos IoT comuns;
  • ESP32-S3: Um SoC de IA criado especificamente para o mercado de AIoT. Ele combina Wi-Fi 4 de 2,4 GHz e Bluetooth 5 (LE) com poderosa aceleração de IA e recursos de segurança confiáveis ​​para aplicativos de alto desempenho de reconhecimento de voz e rosto.

Essas são algumas das soluções da Espressif que podem acelerar o desenvolvimento do seu produto IoT para agricultura inteligente.

Entre em contato conosco para saber como o nosso time de engenharia pode lhe auxiliar no desenvolvimento do seu produto IoT de forma rápida, fácil e eficiente.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.