Você está visualizando atualmente FPGAs com conversores de dados
FPGAs com conversores de dados de alto desempenho integrado

FPGAs com conversores de dados

Compartilhe

FPGAs com conversores de dados de alto desempenho integrado.

A Intel anunciou uma nova tecnologia que combina FPGAs com conversores analógico-digital (ADCs) de alta velocidade e conversores digital-analógico (DACs) operando a 64 giga amostras por segundo (GSPS).

Isso impulsiona as soluções que demandam conectividade e agilidade. Como por exemplo, aplicações nas áreas militar, radar, teste de ponta, e soluções wireless (sem fio).

Tecnologia

O processamento convencional de sinais analógicos e de RF requer componentes analógicos discretos para converter os sinais analógicos em banda base. Assim, as interfaces exigem muita energia, e o compartilhamento de antenas apresentam desafios para um dimensionamento eficaz.

Além disso, o impulso para a transformação digital completa aumenta a demanda por extrema flexibilidade, feixes mais independentes e largura de feixe mais fina.

FPGAs Intel® com tecnologia de conversor de dados integrada oferecem um alto grau de flexibilidade, capacidade DSP e escalabilidade em vários fatores.

Isso inclui o número de antenas, bandas de frequência, largura de banda, etc.

Essa flexibilidade fornece aos designers de sistema analógico/RF melhor desempenho, menor consumo de energia, footprint menor e um front-end comum em todo o espectro de RF.

FPGAs Intel® com ADC/DACs integrados

Com taxa de amostragem de até 64GSPS – a otimização baseada em chiplet fornece um front-end comum, computação flexível, conectividade e agilidade de frequência. O que impulsiona as aplicações nas áreas:

  • militar,
  • radar,
  • teste de ponta, e
  • soluções wireless (sem fio).

Assista o vídeo

Digital Beamforming

Altas taxas de amostragem, ampla largura de banda e programabilidade diferenciam FPGAs Intel® com conversores de dados integrados de outros produtos no mercado.

Além disso, atendem diretamente às necessidades dos sistemas que requerem recursos de RF diretos.

FPGAs heterogêneos para diferentes aplicações

A integração heterogênea via tecnologia de interconexão de chiplet EMIB (Embedded Multi-die Interconnect Bridge) e o padrão aberto AIB (barramento de interface avançada da Intel) permite a integração de chips conversores analógicos de alto desempenho. Tudo isso independentemente do nó de processo, fundição ou provedor de IP com FPGA Intel® em um único pacote.

Essas tecnologias permitem que qualquer número de tecnologias ADC/DAC avançadas sejam combinadas com o fabric FPGA e chips de processamento.

Essa combinação idealmente é usada para criar soluções com vários analógicos, digitalização direta e recursos de computação mais otimizados para aplicativos do que as alternativas.

( Fran, arrumar esta frase)

Teste e Medição

Esta tecnologia oferece capacidade de RF direta, que pode fornecer um footprint menor de componentes de sistema analógico reduzido, menor latência e menor potência.

Desta forma, uma grande vantagem é oferecida aos equipamentos de teste de ponta com SWaP inferior e desempenho superior.

Comunicação sem fio / wireless

Com a tecnologia ADC/DAC integrada para FPGAs e as possibilidades de futuras variantes de produtos com diferentes conversores de dados por meio de nossa estratégia de integração de chips, essa tecnologia está bem posicionada para adicionar novos recursos ao ecossistema wireless.

Militar e Governo

A alta taxa de amostragem do conversor de dados fornece aos sistemas de radar e militar alta largura de banda instantânea – um requisito para aplicações que incluem recebimento e interferência, reconhecimento e formação de feixes (beamforming).

Benefícios do conversor de dados integrado:

  • Capacidades de RF direta – Conversão e processamento integrados.
  • Menor consumo de energia – Elimina a interface JESD204.
  • Menos complexidade de circuito – Reduz componentes analógicos.
  • Largura de banda instantânea ampla – Alta taxa de amostragem.
  • Alto desempenho e flexibilidade – FPGA Intel® fabric.

Fonte: Intel

Saiba mais sobre produtos Intel

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.