Você está visualizando atualmente Cidades inteligentes: IoT a serviço da segurança
Perini Business Parque: Maior parque empresarial da América Latina.

Cidades inteligentes: IoT a serviço da segurança

Compartilhe

Uma das áreas que merecem atenção especial na construção de Cidades Inteligentes é a Segurança pública e privada.

A dinâmica das cidades inteligentes reúne várias áreas de atuação, e algumas delas recebem atenção especial, pela sua importância e impacto junto a qualidade de vida dos seus habitantes.

Uma delas é a segurança pública e privada, onde as diversas aplicações de Internet das Coisas (IoT), já estão trazendo resultados práticos e muito eficientes para tornar a vida desse cidadão mais segura.

A Macnica DHW possui uma ampla linha de soluções em hardware e software (sensores, dispositivos, câmeras, etc), fabricados por empresas de alta tecnologia e reconhecidas no mercado, que atendem a diversas demandas em diferentes situações.

Uma dessas soluções é o software Live Earth – uma plataforma de visualização de dados e alertas em tempo real, onde é possível sincronizar dados de acesso restrito do cliente com dados abertos, como câmeras públicas, dados climáticos, controle de tráfego aéreo, situações de trânsito, dentre outras.

Outro software distribuído no Brasil, com exclusividade pela Macnica, é o FogHorn, uma plataforma que trata os dados e os deixa rico em informação para que o operador possa tomar decisões assertivas em tempo real.

Esses dados são obtidos a partir de câmeras de segurança, sensores de presença, totens de monitoramento e outros dispositivos. 

Outros benefícios que a tecnologia IoT pode trazer para a utilização em projetos de segurança pública ou privada é o reconhecimento facial, onde é possível ter acesso a um banco de dados de suspeitos ou pessoas procuradas pela polícia. 

Um ponto importante do sistema de reconhecimento facial é ter uma solução que faça o reconhecimento com um grau de correspondência superior a 70%.

Para obter esse resultado, a IA (Inteligência Artificial) é a melhor tecnologia a ser utilizada. Redes neurais bem treinadas podem elevar a taxa de correspondência para 99,9%.

Sistemas de treinamento podem ser acelerados e o tempo de treinamento pode cair para horas em vez de dias – e essa é uma das especialidades da equipe de técnicos e engenheiros da Macnica.

Intel – outra linha distribuída pela Macnica – oferece uma solução pronta e aberta, baseada na plataforma OpenVINO, para reconhecimento facial, que permite implementar a rede neural em um CPU, VPU, FPGA ou em uma GPU. 

A Macnica é o Centro de Excelência Intel para Artificial Intelligence (AI) e High-Performance Computing (HPC) na América Latina

A linha Mustang, da fabricante IEI, oferece soluções para  processamento de alto desempenho com placas dedicadas para FPGA , CPU/GPU e VPU, por exemplo, além de sistemas completos voltados para o desenvolvimento de sistemas baseados em inteligência artificial.

Ou seja, o sistema de identificação estará atualizado em horas, o que é imprescindível, visto que o banco de dados de procurados pela Polícia, por exemplo, muda diariamente.

Também na segurança privada, o IoT, através da tecnologia de detecção de imagem, pode contribuir na vigilância de condomínios, reduzindo os riscos para os agentes de segurança, uma vez que a imagem indica situações suspeitas antes de colocar o agente em contato com a situação de fato.

A tecnologia exibe uma gama imensa de serviços que podem ser adotados mundo afora. Para isso, é preciso o investimento em cadeias estruturais e redes de conexão que vão permitir uma maior eficiência desses dispositivos.

Essas condições advêm de um modelo de planejamento urbano integrado a capacidade de inovação e cooperação entre organizações e governos.

Perini City Lab

Soluções IoT voltadas para Cidades Inteligentes podem ser realizadas e testadas no Perini City Lab – o primeiro one-stop shop de soluções para Smart Cities do Brasil, simulando as reais condições de um centro urbano, em um ambiente privado e controlado, dentro do maior parque empresarial da América Latina – o Perini Business Park. Este projeto é coordenado pela Macnica.

Neste ambiente é possível realizar testes, simulações e desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para a temática de cidades inteligentes. 

Para mais informações entre em contato conosco

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.