Você está visualizando atualmente Invista no controle de qualidade na indústria têxtil
controle de qualidade na indústria têxtil

Invista no controle de qualidade na indústria têxtil

Compartilhe

As tecnologias inovadoras e a Inteligência Artificial estão sendo cada vez mais utilizadas no processo produtivo do ambiente industrial. Os principais motivos são o aumento da produção e a redução de custos. Tudo isso está diretamente relacionado ao controle de qualidade na indústria têxtil.

O mercado têxtil está crescendo e gerando muita demanda de tecidos de diversos tipos, de acordo com uma matéria do Diário do Comércio. Por isso, a atenção aos detalhes é imprescindível, afinal, falhas e manchas geram retrabalho e grande desperdício para as fábricas.

Adotar medidas de controle de qualidade na indústria têxtil é essencial, pois só é possível controlar aquilo que você mede.  Nesse contexto, as soluções IoT e AI estão cada vez mais presentes no ambiente industrial. Com elas, é possível coletar milhares de dados, processando e gerando insights para melhorias.

Todo esse movimento faz parte do que chamamos de Indústria 4.0: medir, coletar e processar dados. Para que isso aconteça, é necessário tecnologia, provedores de soluções IoT e desenvolvedores de solução AI trabalhando alinhados com o propósito do cliente. E as melhores tecnologias e soluções IoT e AI para o controle de qualidade na indústria têxtil você encontra na Macnica DHW.

Controle de qualidade de tecidos na indústria têxtil.

Soluções para o controle de qualidade na indústria têxtil

Um dos grandes problemas da indústria têxtil são as falhas nos tecidos, que geram retrabalho e desperdício. Considerando a grande produção nas fábricas, é praticamente impossível analisar todas as peças de tecido produzidas.

Normalmente, esse controle de qualidade tradicional é feito por amostragem, onde algumas peças são escolhidas e analisadas. Porém, a técnica de amostragem não é eficiente e não resolve os problemas do controle de qualidade na indústria têxtil.

Agora, ele pode ser substituído pela Inteligência Artificial (AI). Com a instalação de uma câmera e um computador rodando uma rede AI, é possível realizar a análise dos tecidos ainda na esteira de produção. Assim, a qualidade dos produtos fabricados aumenta.

Isso é possível porque a Inteligência Artificial analisa cada centímetro de tecido produzido e emite alertas em tempo real quando uma falha é identificada. Essa informação é muito valiosa para que problemas sejam corrigidos ainda no início.

Imagine ter certeza de que todas as peças de tecido saem da produção sem falhas: esse é o desejo de todo gerente de produção, não é mesmo? Com a solução AI da Macnica DHW para controle de qualidade na indústria têxtil, isso é possível. Saiba mais sobre ela a seguir.

Solução de visão computacional

Uma rede de Inteligência Artificial voltada para análise de vídeo é a melhor solução de visão computacional para o controle de qualidade na indústria têxtil. Com essa solução, o conceito de amostragem é eliminado e as fábricas podem garantir que seus produtos estejam 100% de acordo com as exigências do mercado.

De acordo com as redes AI tradicionais, para ter o melhor treinamento da Inteligência Artificial, é necessário coletar amostras de todas as falhas que podem acontecer nos tecidos. Porém, essa é uma missão praticamente impossível, de acordo com o desenvolvedor de soluções AI da Macnica DHW Neimar Duarte.

Entretanto, utilizando uma abordagem de treinamento de redes AI desenvolvida pela Macnica DHW, é possível obter os melhores resultados. Essa tecnologia possui machine learning, ou aprendizado de máquina: é capaz de reconhecer falhas sem a necessidade de ter todas as falhas catalogadas. Isso aumenta o rendimento da produção e o controle de qualidade na indústria têxtil, além de reduzir o retrabalho.

Manutenção preditiva para a indústria têxtil

Como você viu, o controle de qualidade na indústria têxtil é essencial. Além disso, outro ponto importante na produção de tecidos é garantir que os equipamentos estejam funcionando corretamente. Isso evita falhas nos tecidos causadas por máquinas descalibradas, agulhas mal posicionadas e outros problemas mecânicos.

Nesse caso, implementar soluções para a manutenção preditiva na indústria têxtil é essencial. Para isso, a solução ADI OtoSense é a mais indicada.

O ADI OtoSense é um dispositivo compacto e versátil que permite o monitoramento de motores utilizando Inteligência Artificial para processar os dados em tempo real. Com isso, as chances da sua linha de produção parar diminuem drasticamente, pois, nos primeiros indícios de mal funcionamento, o sistema emite alertas.

Quer reduzir falhas e aumentar o lucro na sua fábrica? Clique aqui e entre em contato com a gente para saber mais sobre as nossas soluções que vão melhorar o controle de qualidade na indústria têxtil.

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.