Você está visualizando atualmente O que esperar de 2023 para a Indústria 4.0?
Indústria 4.0

O que esperar de 2023 para a Indústria 4.0?

Compartilhe

Nos últimos três anos tivemos uma pandemia, eleição, chegada do 5G, Metaverso, copa do mundo, e a pergunta que fica é…

O que esperar de 2023?

Bom, não temos como prever o futuro, mas para a Indústria 4.0, podemos afirmar que a Manutenção Preditiva é o caminho!

E para te guiar na transformação digital do seu negócio você pode contar com a Macnica DHW e as soluções disruptivas que trazemos com exclusividade para o mercado brasileiro.

Segundo uma pesquisa divulgada pela ISA (International Society of Automation), adotar ao conceito da Indústria 4.0 traz vantagens como:

  • Redução de 30% a 50% no tempo de inatividade da produção
  • Melhoria de 10% a 30% no rendimento da linha de produção
  • Redução de 10% a 20% no custo relacionado a qualidade

E para obter estes resultados não é necessário trocar toda a sua linha de produção por equipamentos modernos, você pode ir adotando os conceitos da Indústria 4.0 gradualmente com a conexão entre máquinas (M2M), instalação de sensores que mensurem as variáveis dos equipamentos, comunicação com uma central ou com a nuvem para análise dos dados, são alguns exemplos.

Estes são alguns dos caminhos que podemos seguir para realizar a transformação digital da sua linha de produção.

A Macnica DHW possui as melhores soluções para a implementação dos conceitos da Indústria 4.0, principalmente quando falamos de Manutenção Preditiva.

No nosso portifólio temos desde sensores inteligentes miniatura até soluções completas que coletam os dados e processam na borda utilizando inteligência artificial.

A manutenção preditiva traz dados para realizar paradas estratégicas para manutenção.

Soluções Inteligentes para Manutenção Preditiva

Como cada mercado tem suas características e necessidades, a Macnica apresenta diferentes soluções para manutenção preditiva, cada uma com suas especificações.

  • ADI OtoSense – sensores inteligentes de motores baseado em AI

Uma solução completa de hardware e software pronta para o uso. Ou seja, basta instalar o sensor no motor e ela já está apta a iniciar seu processo de configuração e posterior monitoramento.

Inclusive, é possível fazer a sua instalação sem a necessidade de desligar o motor. E o monitoramento pode ser feito a quilômetros de distância, visto que os dados estarão disponíveis no dashboard web e no app mobile da solução.

  • UtterBerry – uma coleção de sensores inteligentes em miniatura e de ultrabaixa potência, que formam uma rede mesh entre si

Como os sensores se comunicam, formando entre si uma rede mesh, os dados são transmitidos de forma mais eficiente em campo, esta característica é um grande diferencial desta solução.

Além disso, com os sensores inteligentes da UtterBerry é possível monitorar diversas variáveis dos equipamentos, como por exemplo: dados ambientes (temperatura, umidade, pressão, luminosidade), dados de deslocamento, monitoramento de fluxo de fluidos e de pessoas.

  • Senspider – um dispositivo compacto capaz de coletar, tratar e processar os dados localmente utilizando AI

A Senspider permite coletar dados de diversos sensores de vibração, temperatura e propósito geral, com seus cards modulares. Além de ser capaz de processar localmente dados coletados utilizando algoritmos de Inteligência Artificial e de machine learning (ML), ao mesmo tempo que envia para um servidor os dados já processados.

Entre em contato conosco e saiba como podemos lhe auxiliar no seu processo de transformação digital, implementando os conceitos da Indústria 4.0!

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.