Você está visualizando atualmente Manutenção preditiva: um dos pilares da Indústria 4.0
Homem segurando ícones da indústria 4.0 que utiliza manutenção preditiva

Manutenção preditiva: um dos pilares da Indústria 4.0

Compartilhe

A Internet das Coisas (IoT) está ajudando indústrias em todo o mundo a se tornarem mais eficientes, com soluções digitais gerenciadas e escaláveis. Esses avanços tecnológicos fazem parte das exigências para o desenvolvimento da Indústria 4.0.

Por meio de inteligência artificial, a Internet Industrial das Coisas (IIoT) conecta máquinas e dispositivos em setores-chave, como:

  • manufatura;
  • energia hidrelétrica;
  • petróleo;
  • gás.

Nas fábricas, os sensores de inteligência artificial são conectados a máquinas e equipamentos para coletar dados. Esses dados são muito importantes para o monitoramento de condições e fins de manutenção preditiva.

O objetivo é usar esses dados para melhorar as operações gerais do setor industrial. Além disso, eles facilitam a tomada de decisões de negócios rápidas e precisas.

Sensores inteligentes na Indústria 4.0

Uma parte integrante do monitoramento baseado em condições é o fornecimento de dados que podem ser usados para manutenção preditiva. No entanto, para que a manutenção preditiva seja eficaz em um ambiente industrial, são necessários os seguintes componentes:

  • sensores nas máquinas;
  • protocolo de comunicação/gateway;
  • repositório e banco de dados;
  • ferramentas de análise preditiva por meio da inteligência artificial.

A ideia de usar sensores para monitorar máquinas não é nenhuma novidade. As fábricas vêm medindo e rastreando os parâmetros de desempenho dos equipamentos há anos. Com isso, podem avaliar tudo, desde a eficácia do equipamento até a manutenção e as operações gerais.

O que há de diferente na IIoT é:

  • a utilização em massa de sensores inteligentes;
  • a adoção de opções de rede sem fio;
  • o aumento de aplicativos de análise de dados.

Dessa forma, é possível ter informações confiáveis e de forma muita rápida no dashboard do gerente de operações. Tudo isso gera diversos benefícios para as empresas de manufatura que estão adotando as iniciativas da Indústria 4.0, como:

  • melhorias na escalabilidade;
  • aumento da flexibilidade;
  • segurança garantida;
  • facilidade de gerenciamento dos processos de produção.

Soluções para manutenção preditiva da Macnica DHW

Com o objetivo de atender às demandas das mais diversas indústrias, a Macnica DHW traz em seu portfólio diferentes soluções para manutenção preditiva. Conheça, a seguir, um pouco mais sobre cada uma delas.

Solução ADI OtoSense

A ADI OtoSenseé uma solução completa de hardware e software pronta para o uso. Basta instalar o sensor no motor e ela já está apta a iniciar seu processo de configuração e posterior monitoramento.

Além disso, é possível fazer a sua instalação sem a necessidade de desligar o motor. É muita versatilidade, não é mesmo?

Com a solução ADI OtoSense, é possível monitorar os motores estando a quilômetros de distância. Isso porque os dados estarão disponíveis no dashboard web e no app mobile da solução.

Resumindo, essa é uma solução compacta, de fácil instalação e rápida configuração. Com ela, os motores do chão de fábrica podem ser monitorados em tempo real, e as medidas de manutenção preventiva podem ser aplicadas de forma correta.

Veja algumas aplicações da solução ADI OtoSense:

Estudo de caso na Indústria Farmacêutica

Edifícios Inteligentes contam com sensores inteligentes  

Monitoramento para usina de geração de energia

Solução Senspider

Senspider é uma solução compacta de hardware e software para manutenção preditiva de grandes motores industriais, como motores de navios, por exemplo. Ela permite a coleta de dados de diversos sensores de vibração, temperatura e propósito geral.

Senspider: Terminal de aquisição e processamento de dados capaz de processar algoritmos de inteligência artificial (AI) e machine learning (ML) ideal para aplicações de Indústria 4.0, como a manutenção preventiva.

Isso é feito por meio dos cards modulares da solução Senspider:

  • Interface para sensores de vibrações de alta velocidade (SSPC1310);
  • Interface para sensores de propósito geral (SSPC1320);
  • Interface para sensores de temperatura (SSPC1330).

Além disso, a Senspider é capaz de processar localmente os dados coletados. Para isso, são utilizados algoritmos de Inteligência Artificial e de machine learning (ML). Ao mesmo tempo, os dados já processados são enviados para um servidor.

Veja algumas aplicações da solução Senspider:

Manutenção preditiva para navios

Senspider aplicada para aumentar o rendimento de máquinas-ferramenta

Vantagens das soluções de manutenção preditiva para a Indústria 4.0

As soluções para manutenção preditiva garantem diversas vantagens para a Indústria 4.0. Os processos mais beneficiados são aqueles que possuem equipamentos extremamente importantes e que não podem falhar.

A tecnologia incorporada aos processos já existentes na Indústria 4.0 contribui para reduzir o tempo de inatividade das máquinas e dos motores. Além disso, por meio da manutenção preditiva, a eficiência do trabalho de manutenção nas fábricas aumenta.

Com as informações coletadas por essas ferramentas, é possível realizar:

  • detecção de anormalidades;
  • manutenção preditiva;
  • monitoramento da operação em tempo real;
  • rastreabilidade;
  • análise das causas de falhas;
  • automação da inspeção das máquinas.

Quer garantir esses benefícios na sua empresa também? Clique aqui, entre em contato com a gente e saiba como a Macnica DHW pode ajudar no seu projeto.

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!

 

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.