Você está visualizando atualmente Por que investir em manutenção preditiva e uso de dados na indústria?
Homen em indutria que tem Manutenção preditiva

Por que investir em manutenção preditiva e uso de dados na indústria?

Compartilhe

O uso de dados está cada vez mais presente na indústria, servindo como base para a tomada de decisão de gestores, aumentando a eficiência operacional e otimizando processos. Nesse contexto, está um dos principais pilares da indústria 4.0: a manutenção preditiva, que utiliza dados para aprimorar as atividades de manutenção.

Ao associar diversas tecnologias, a manutenção preditiva está se tornando cada vez mais assertiva, econômica e eficiente na manutenção de máquinas e equipamentos.

Para implantar a manutenção preditiva, são agregadas diversas tecnologias, como:

  • Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things);
  • aprendizado de máquina (ML, do inglês Machine Learning);
  • inteligência artificial (IA);
  • Big Data.

Entre essas tecnologias, se destacam as soluções de IoT, que coletam diversos dados durante o processo e permitem a identificação de padrões e o acompanhamento do desempenho dos equipamentos em tempo real, por meio de sensores e análise de dados. Um exemplo de solução de IoT para manutenção preditiva é o dispositivo Senspider.

Senspider: o seu dispositivo de manutenção preditiva

De acordo com dados de pesquisa realizada pela McKinsey & Company, a manutenção preditiva pode aumentar a vida útil de uma máquina de 20% a 40% e reduzir os custos de manutenção em até 25%. Além disso, garante outros benefícios, como:

  • aumento da produtividade; 
  • redução nos custos de manutenção; 
  • diminuição de paradas não programadas;
  • redução de risco de acidentes de trabalho;
  • aumento nos lucros;
  • economia de energia.

A solução de IoT Senspider é um dispositivo compacto, capaz de coletar milhares de dados de sensores e processar localmente utilizando inteligência artificial e machine learning.

Essa solução reúne as principais tecnologias da transformação digital da Indústria 4.0 para realizar a previsão de falhas com alto grau de precisão. Assim, se torna imprescindível nas ações de manutenção preditiva.

Vantagens da manutenção preditiva para a indústria alimentícia

Como você viu, são utilizadas diversas tecnologias para realizar a transformação digital na indústria, ou seja, colocar em prática a Indústria 4.0. Agora, imagine como as vantagens da manutenção preditiva podem ser ainda maiores quando os dados coletados e tratados geram insights para outros departamentos da empresa, além da manutenção?

Vamos utilizar como exemplo uma indústria alimentícia, na qual a qualidade do processo é de extrema importância.Em uma indústria de alimentos, as boas práticas de fabricação e os processos de limpeza podem ser parceiros ou inimigos da manutenção.

No entanto, se o trabalho dos times de qualidade, engenharia e manutenção for realizado em conjunto, é possível alcançar resultados significativos. Com isso, os equipamentos podem funcionar de forma mais eficaz, produzindo alimentos sem defeitos, livres de contaminantes e seguros para o consumidor.

Com esse alinhamento entre os times, há mais chances de que as máquinas não parem de forma inesperada. Assim, será mais fácil evitar a quebra de equipamentos e a contaminação microbiológica ou física causada pelo desprendimento de partículas durante o mau funcionamento do equipamento.

Por que realizar a manutenção preditiva com a Senspider?

A Senspider é um dispositivo desenvolvido especificamente para a realização da manutenção preditiva em ambientes hostis, como indústrias alimentícias, plantas de geração de energia, indústria naval, entre outros. Essa solução possui módulos otimizados para a coleta de dados e o fornecimento de alimentação para sensores de:

  • vibração de alta frequência;
  • temperatura;
  • tensão e corrente.

Além disso, a Senspider tem alta capacidade de processar dados localmente, inclusive com a utilização de inteligência artificial e machine learning. Dessa forma, o monitoramento em tempo real se torna a chave para evitar paradas inesperadas ou mau funcionamento de equipamentos, pois os dados monitorados aparecem na tela do operador rapidamente.

Vale lembrar que a Senspider também permite a comunicação com a nuvem, ou seja, os dados processados localmente podem ser acessados de qualquer lugar, facilitando a visibilidade dos processos mesmo de longe. Isso também facilita a avaliação do desempenho dos processos aplicados em cada planta industrial.

Gostou de saber mais sobre essa solução? Está se perguntando se a Senspider é a melhor escolha para a manutenção preditiva na sua empresa?

Clique aqui, entre em contato com a gente e fale com um dos nossos especialistas para esclarecer suas dúvidas e garantir mais eficiência no seu processo de produção.

Saiba mais sobre a Macnica DHW aqui.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.