Você está visualizando atualmente Os riscos para a segurança cibernética IoT 5G
Telit - Riscos para IoT 5G

Os riscos para a segurança cibernética IoT 5G

Compartilhe

Os riscos para a segurança cibernética IoT 5G. O admirável mundo do 5G promete trazer velocidade e escala sem precedentes para as operações de IoT. Assim, dispositivos conectados, máquinas, wearables, drones, infraestrutura das cidades inteligentes e veículos autônomos irão armazenar e transmitir dados em alta escala. Mas como tudo na vida, existe o outro lado, todos estes avanços também trazem uma nova geração de ameaças à segurança do sistema.

Os serviços IoT 5G não se encaixarão mais nos modelos de segurança tradicionais otimizados para celulares 4G LTE. Neste cenário, a combinação de maior largura de banda e mais dispositivos conectados pode representar mais riscos.

Os especialistas em segurança alertam sobre ameaças ao ambiente IoT 5G. A vasta distribuição de pequenas redes descentralizadas de IoT 5G exige que cada sistema esteja atualizado e seja capaz de enfrentar ataques cibernéticos em rápida evolução.

Assim, com muito mais dispositivos IoT conectados no futuro próximo – pelo menos um milhão por quilômetro quadrado, segundo algumas estimativas – a superfície de ataque se expandirá significativamente.

Desafios para a segurança de IoT em redes 5G

Para garantir a segurança para soluções de IoT, os designers devem antecipar e se preparar para ameaças, criando recursos de segurança eficazes no design de redes 5G, em vez de tentar resolver os problemas à medida que surgem. Alguns dos desafios de segurança mais críticos para IoT em 5G incluem:

  • Um modelo de confiança em evolução contínua
  • Transferência de dados privados segura
  • Sistemas de autenticação dos dispositivos

Em relação ao sistema de autenticação, para identificar vários dispositivos em uma rede 5G, os provedores usam sistemas de autenticação, que também passaram por uma evolução significativa entre 4G e 5G.

Muitos modelos de autenticação são suportados, todos os quais são independentes de rede de acesso de rádio (RAN), o que significa que podem ser executados, por exemplo, por Wi-Fi.

Sendo o número de dispositivos que coletam dados em grandes redes IoT elevado. Como, por exemplo, infraestrutura de cidade inteligente, sistemas hospitalares conectados, escritórios e residências inteligentes, a autenticação “forte” do dispositivo é essencial para a segurança 5G.

Uma alternativa é o investimento em sistemas de autenticação biométrica seguro, para evitar o roubo de identidade e o acesso não autorizado aos dispositivos. E posterior comunicação via Wi-Fi ou rede celular.

Soluções emergentes de segurança cibernética 5G

Muitas das recomendações para o gerenciamento de ameaças de segurança 5G são as mesmas para o gerenciamento de ameaças às redes atuais.

Embora as práticas estabelecidas ainda tenham valor, os novos casos de uso de 5G em aplicações IoT criarão novas ameaças que exigem soluções mais inteligentes.

Dispositivos conectados, máquinas, wearables, drones, infraestrutura da cidade e veículos autônomos irão armazenar e transmitir dados pessoais confidenciais em uma escala que será difícil de proteger.

Assim, é necessário desenvolver o seu projeto pensando na sua segurança cibernética.

Como as redes LTE seguras estão respondendo aos desafios de segurança cibernética de IoT

Como alerta a Agência da União Europeia para Segurança de Redes e Informações (ENISA), o 5G pode ser vulnerável em parte porque os protocolos de sinalização atuais (SS7) desenvolvidos para redes 2G, 3G e 4G podem ser extremamente inseguros.

Então, atualizar e proteger esses protocolos é um grande passo para aumentar a segurança cibernética das redes 5G.

Apesar desses desafios, a mudança que se aproxima para as redes 5G promete oferecer às empresas uma nova ferramenta poderosa, capaz de implementar soluções de IoT mais rápidas e mais amplas.

Assim, contar com dispositivos 5G que já estão preparados para as soluções IoT 5G é imprescindível. E a Telit ( LP HIPERLINK) oferece essa estrutura em seus dispositivos 5G.

Entre em contato para saber mais sobre como a Macnica DHW pode lhe auxiliar no desenvolvimento da sua aplicação IoT 5G visando os melhores resultados com maior segurança da informação.

Saiba mais sobre a Telit

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.