You are currently viewing Aplicações IoT para soluções embarcadas

Aplicações IoT para soluções embarcadas

Compartilhe

Aplicações IoT para soluções embarcadas é essencial para colocar o produto no mercado no menor tempo possível.

Sabendo disso, a TQ, que já é referência em placas embarcadas de alto desempenho, apresenta seus módulos embarcados baseados na nova geração de processadores: Intel Atom® x6000E.

Estes módulos são perfeitos para aplicações para automação industrial, transporte e logística, tecnologia médica, teste e medição, robótica, processamento de imagens, visualização e Inteligência Artificial (IA).

Associando o desenvolvimento com placas prontas do tipo COM e SoM, o seu produto poderá ser lançado para o mercado muito mais rápido.

Plataforma “Elkhart Lake” – A nova geração Intel Atom® x6000E

Com a 6ª geração dos processadores Intel Atom® x6000E Series, Intel® Pentium®, Celeron® N e J Series (codinome Elkhart Lake / EHL), a Intel oferece pela primeira vez a poderosa e super econômica tecnologia de 10 nm para x86 de entrada para aplicações embarcadas e IoT de baixo consumo de energia.

Com os módulos de computação embarcados da família TQMxE40 da TQ, você pode integrar de maneira fácil, rápida e eficiente as atualizações de tecnologia mais recentes, além de um grande aumento de desempenho da CPU, gráficos, memória e interfaces em seus aplicativos.

Com esta abordagem COM (Computer-on-Module) ou SoM (System-on-Module), a integração da CPU e o design do sistema podem ser perfeitamente paralelizados, otimizando assim o esforço e o tempo de entrada do produto no mercado.

Resumo dos destaques mais importantes da nova geração de processadores:

Mais detalhes:

  • Versões Dual- e Quad-Core com até 3 GHz
  • Pacote de chip único com matriz de computação de 10 nm (CPU, Memória, gráficos) e hub controlador periférico IOTG de 14 nm (PCH) para IO
  • Cache adicional de 4 MB LLC
  • Excelente suporte a gráficos 3D com DirectX 12, OpenCL 1.2, OpenGL 4.5, OpenGL-ES 3.2 e Vulkan 1.1
  • Codecs de hardware poderosos (MPEG2, H.264 (L5.2), VC-1, WMV9, VP8, JPEG / MJPEG, H.265 (HEVC), VP9)
  • Interfaces IO avançadas (12 pistas de alta velocidade para PCIe / ETH / USB / SATA, CAN, eSPI, …)
  • Funções de segurança estendidas
  • Virtualização com suporte de hardware aprimorada (Intel® VT-d, Intel® VT-x)
  • Mecanismo de serviço programável Intel® (co-processador ARM ™ Cortex ™ M7)

Aplicações

As aplicações vão desde automação industrial, tecnologia médica, teste e medição, robótica, processamento de imagens, visualização e inteligência artificial (IA) até transporte e logística.

Com a faixa de temperatura estendida, a operação contínua em condições ambientais adversas também é possível sem restrições. Devido ao baixo consumo de energia (a potência do design térmico está entre 4,5 e 12 W), as aplicações móveis alimentadas por bateria também estão bem cobertas.

A disponibilidade de longo prazo de pelo menos 15 anos fornece segurança de design e planejamento.

A indústria 4.0 e as aplicações industriais IoT sensíveis em tempo real são tratadas por recursos distintos em tempo real.

Isso inclui o suporte TSN de interfaces de rede, mas também as extensões Intel® Time Coordinated Computing (Intel® TCC), que permitem que determinísticas confiáveis ​​sejam garantidas de forma consistente no processador, mas também por meio de interfaces como PCIe.

O Intel® PSE baseado em ARM ™ Cortex ™ M7 integrado, reduz a carga na CPU e assume funções importantes para tempo real e I/O.

Os aspectos de segurança são suportados pelo coprocessador de segurança integrado, o chamado Intel® Converged Security Engine (Intel® CSE) e suporte TPM. A Tecnologia de virtualização Intel® (Intel® VT) também permite a separação segura de diferentes funções e sistemas operacionais que estão sendo executados simultaneamente no processador.

Produtos TQ

Conheça os produtos TQ para o desenvolvimento das aplicações em Indústria 4.0 e aplicações industriais IoT sensíveis em tempo real:

  • TQMxE40S – Módulo SMARC 2.1 com processadores Intel Atom® x6000 Series, Pentium® e Celeron® de 6ª geração (“Elkhart Lake”)
  • TQMxE40M – COM Express® Mini Modul (Typ 10) com Intel Atom® x6000 Series, processadores Pentium® e Celeron® de 6ª geração (“Elkhart Lake”)
  • TQMxE40C1 – Módulo compacto COM Express® (Typ 6) com processadores Intel Atom® x6000 Series, Pentium® e Celeron® de 6ª geração (“Elkhart Lake”)
  • TQMxE40C2 – Módulo compacto COM Express® (Typ 6) com processadores Intel Atom® x6000 Series, Pentium® e Celeron® de 6ª geração (“Elkhart Lake”)

Além dos módulos a TQ oferece as placas de desenvolvimento, assim o time-to-market do seu produto será ainda menor.

Outro ponto a se destacar é o suporte prestado pela Macnica DHW no desenvolvimento do seu projeto. Contamos com um time de engenharia capacitado e pronto para desenvolver com TQ, Intel e as mais de 70 linhas do nosso portifólio.

Saiba mais sobre essa solução.

Centro de Excelência INTEL

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.