You are currently viewing Aplicações IoT para soluções embarcadas

Aplicações IoT para soluções embarcadas

Aplicações IoT para soluções embarcadas é essencial para colocar o produto no mercado no menor tempo possível.

Sabendo disso, a TQ, que já é referência em placas embarcadas de alto desempenho, apresenta seus módulos embarcados baseados na nova geração de processadores: Intel Atom® x6000E.

Estes módulos são perfeitos para aplicações para automação industrial, transporte e logística, tecnologia médica, teste e medição, robótica, processamento de imagens, visualização e Inteligência Artificial (IA).

Associando o desenvolvimento com placas prontas do tipo COM e SoM, o seu produto poderá ser lançado para o mercado muito mais rápido.

Plataforma “Elkhart Lake” – A nova geração Intel Atom® x6000E

Com a 6ª geração dos processadores Intel Atom® x6000E Series, Intel® Pentium®, Celeron® N e J Series (codinome Elkhart Lake / EHL), a Intel oferece pela primeira vez a poderosa e super econômica tecnologia de 10 nm para x86 de entrada para aplicações embarcadas e IoT de baixo consumo de energia.

Com os módulos de computação embarcados da família TQMxE40 da TQ, você pode integrar de maneira fácil, rápida e eficiente as atualizações de tecnologia mais recentes, além de um grande aumento de desempenho da CPU, gráficos, memória e interfaces em seus aplicativos.

Com esta abordagem COM (Computer-on-Module) ou SoM (System-on-Module), a integração da CPU e o design do sistema podem ser perfeitamente paralelizados, otimizando assim o esforço e o tempo de entrada do produto no mercado.

Resumo dos destaques mais importantes da nova geração de processadores:

Mais detalhes:

  • Versões Dual- e Quad-Core com até 3 GHz
  • Pacote de chip único com matriz de computação de 10 nm (CPU, Memória, gráficos) e hub controlador periférico IOTG de 14 nm (PCH) para IO
  • Cache adicional de 4 MB LLC
  • Excelente suporte a gráficos 3D com DirectX 12, OpenCL 1.2, OpenGL 4.5, OpenGL-ES 3.2 e Vulkan 1.1
  • Codecs de hardware poderosos (MPEG2, H.264 (L5.2), VC-1, WMV9, VP8, JPEG / MJPEG, H.265 (HEVC), VP9)
  • Interfaces IO avançadas (12 pistas de alta velocidade para PCIe / ETH / USB / SATA, CAN, eSPI, …)
  • Funções de segurança estendidas
  • Virtualização com suporte de hardware aprimorada (Intel® VT-d, Intel® VT-x)
  • Mecanismo de serviço programável Intel® (co-processador ARM ™ Cortex ™ M7)

Aplicações

As aplicações vão desde automação industrial, tecnologia médica, teste e medição, robótica, processamento de imagens, visualização e inteligência artificial (IA) até transporte e logística.

Com a faixa de temperatura estendida, a operação contínua em condições ambientais adversas também é possível sem restrições. Devido ao baixo consumo de energia (a potência do design térmico está entre 4,5 e 12 W), as aplicações móveis alimentadas por bateria também estão bem cobertas.

A disponibilidade de longo prazo de pelo menos 15 anos fornece segurança de design e planejamento.

A indústria 4.0 e as aplicações industriais IoT sensíveis em tempo real são tratadas por recursos distintos em tempo real.

Isso inclui o suporte TSN de interfaces de rede, mas também as extensões Intel® Time Coordinated Computing (Intel® TCC), que permitem que determinísticas confiáveis ​​sejam garantidas de forma consistente no processador, mas também por meio de interfaces como PCIe.

O Intel® PSE baseado em ARM ™ Cortex ™ M7 integrado, reduz a carga na CPU e assume funções importantes para tempo real e I/O.

Os aspectos de segurança são suportados pelo coprocessador de segurança integrado, o chamado Intel® Converged Security Engine (Intel® CSE) e suporte TPM. A Tecnologia de virtualização Intel® (Intel® VT) também permite a separação segura de diferentes funções e sistemas operacionais que estão sendo executados simultaneamente no processador.

Produtos TQ

Conheça os produtos TQ para o desenvolvimento das aplicações em Indústria 4.0 e aplicações industriais IoT sensíveis em tempo real:

  • TQMxE40S – Módulo SMARC 2.1 com processadores Intel Atom® x6000 Series, Pentium® e Celeron® de 6ª geração (“Elkhart Lake”)
  • TQMxE40M – COM Express® Mini Modul (Typ 10) com Intel Atom® x6000 Series, processadores Pentium® e Celeron® de 6ª geração (“Elkhart Lake”)
  • TQMxE40C1 – Módulo compacto COM Express® (Typ 6) com processadores Intel Atom® x6000 Series, Pentium® e Celeron® de 6ª geração (“Elkhart Lake”)
  • TQMxE40C2 – Módulo compacto COM Express® (Typ 6) com processadores Intel Atom® x6000 Series, Pentium® e Celeron® de 6ª geração (“Elkhart Lake”)

Além dos módulos a TQ oferece as placas de desenvolvimento, assim o time-to-market do seu produto será ainda menor.

Outro ponto a se destacar é o suporte prestado pela Macnica DHW no desenvolvimento do seu projeto. Contamos com um time de engenharia capacitado e pronto para desenvolver com TQ, Intel e as mais de 70 linhas do nosso portifólio.

Saiba mais sobre essa solução.

Centro de Excelência INTEL