Você está visualizando atualmente Por que utilizar o retrofit de máquinas?

Por que utilizar o retrofit de máquinas?

Compartilhe

Por que utilizar o retrofit de máquinas? Sempre que se pensa em automatização em canteiros de obras, logo vem a imagem de grandes máquinas trabalhando sem o operador, como cena de filme ou “coisas do futuro”.

Porém, o futuro já chegou!! O uso de máquinas autônomas em canteiros de obras e locais de mineração, já é uma realidade.

A SafeAI, linha que faz parte do portifólio da Macnica DHW, em parceria com uma empresa japonesa e que tem presença nos Estados Unidos, já está realizando testes através de um programa piloto para canteiros de obras autônomo.

A SafeAI possui uma tecnologia de retrofit para equipamentos pesados, transformando-os em veículos ​​autônomos. O primeiro use-case desta tecnologia está em operação desde Novembro de 2020: um caminhão basculante articulado Caterpillar 725 autônomo está em campo, demonstrando os ciclos de carga-transporte-despejo.

Estes testes estão ocorrendo de forma bem acelerada, e em grande parte, essa automação não está atrelada a compra de novos equipamentos autônomos.

Transformando o maquinário manual em autônomo

Utilizando o modelo de retrofit de máquinas, apresentado pela SafeAI, é possível transformar o maquinário atual em máquinas autônomas.

Isso acontece graças a tecnologia, através da Inteligência Artificial (IA) aplicada ao aprendizado e treinamento de software e hardware para que as máquinas sejam autônomas.

Além disso, a abordagem de retrofit deixa o processo mais barato do que desenvolver o maquinário autônomo do zero, sem contar que o tempo de desenvolvimento também diminui significativamente.

Sendo assim, o retrofit pode transformar a construção civil e a mineração por meio da autonomia dos equipamentos.

Conheça os principais benefícios do uso de retrofit.

I. Otimização

As indústrias de construção e mineração possuem muitos equipamentos valiosos. O mercado de construção sozinho é estimado em US$ 113 bilhões de dólares.

Então, a resposta para a criação de indústrias mais seguras e inteligentes não está em produzir mais equipamentos ou novos equipamentos para substituir os antigos; está na atualização da infraestrutura existente.

Assim, o retrofit de máquinas existentes, como por exemplo, caminhões basculantes, F150s, minicarregadeiras, com hardware e software autônomos, permite que todas as empresas otimizem seus investimentos anteriores e, ao mesmo tempo, avancem nas operações.

II. Acessibilidade

Investir na autonomia das máquinas era uma decisão muito difícil para o gestor, pois para isso ele teria que abrir mão do investimento já feito nos equipamentos ​​de sua frota.

Todavia, a abordagem de retrofit das máquinas reduz significativamente essa barreira.

Ao atualizar os ativos existentes com tecnologia autônoma, qualquer empresa pode aprimorar suas operações e manter uma vantagem competitiva sem incorrer em grandes riscos ou perdas.

Essa abordagem torna a autonomia da indústria bastante acessível.

III. Foco

A inteligência artificial tem sido a missão central da SafeAI. Assim, a empresa tem dedicado muito tempo e recursos para desenvolver os melhores algoritmos possíveis para o software autônomo.

Isso permite que a SafeAI foque apenas em uma atividade – implantar e treinar hardware e software autônomo, deixando que os demais players do mercado atuem nos demais pontos da cadeia, como o desenvolvimento de equipamentos autônomos do zero.

IV. Eficiência

Além de diluir o foco, construir um caminhão basculante autônomo ou escavadeira do zero pode levar meses, ou mais provavelmente anos, e os setores como construção e mineração não têm esse tempo para esperar.

Cada dia que uma empresa não inicia o processo de implantação de autonomia para locais de trabalho mais inteligentes e seguros, é um dia a menos que a mesma deixa de elevar sua produtividade, e até mesmo perder sua vantagem competitiva perante o mercado.

O retrofit permite agilidade para atender à demanda da indústria assim que ela surge, não sendo necessário investir meses ou anos de desenvolvimento.

V. Colaboração

A SafeAI preza pelo trabalho colaborativo, por isso, construiu um ecossistema autônomo independente de OEM e sistemas que permitem a qualquer empresa do setor se integrar à sua tecnologia.

Essa abordagem expandiu o mercado, permitindo que qualquer construtora ou mineradora esteja pronta para avançar em suas operações, sem limitações ou restrições devido à marca de seus equipamentos.

VI. Escala

Por natureza, criar um equipamento do zero é um processo demorado.

Sendo assim, os fatores de um modelo de retrofit (a capacidade de usar equipamentos existentes e tecnologia pronta, a liberdade de trabalhar com qualquer organização e o poder de se mover rapidamente) se combinam para criar escalabilidade sem precedentes, permitindo que a construção e a mineração se tornem mais inteligentes, seguras e rápidas.

Somando todos estes benefícios, oferecidos pela abordagem de retrofit que a SafeAI apresenta, é possível promover uma transformação significativa nas indústrias de construção e mineração, além é claro, de impactar na segurança e na maior produtividade das empresas.

Para saber mais sobre SafeAI e a sua abordagem de autonomia através do retrofit nos contate.

Quero ler mais sobre o projeto piloto nos EUA

Automação de máquinas pesadas na construção civil

Safe AI

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.