Você está visualizando atualmente Desenvolva soluções IoT para casas inteligentes
soluções Iot

Desenvolva soluções IoT para casas inteligentes

Compartilhe

Vivemos em um mundo tecnologicamente conectado, com milhões de soluções IoT disponíveis no mercado. No entanto, o desenvolvimento de dispositivos conectados para casa inteligente ainda pode ser um desafio. 

Sabemos que construir do zero uma plataforma na nuvem é demorado e caro. Por outro lado, o uso de soluções IoT de terceiros não fornece a segurança de dados necessária ou a flexibilidade para criar produtos diferenciados.

Por isso, é essencial ter uma tecnologia que permita o rápido desenvolvimento de soluções IoT, sem perder a segurança e a flexibilidade do projeto.

Pensando nisso, e sabendo o quanto o time-to-market é uma característica importante no desenvolvimento de soluções IoT, o time de engenheiros de Macnica DHW destaca a solução IoT ESP RainMaker da Espressif. Assista o vídeo:

O ESP RainMaker oferece uma solução completa, porém personalizável, de ponta a ponta para a criação de dispositivos IoT. Além disso, ele garante a segurança dos dados e a flexibilidade para a criação de produtos diferenciados, incluindo:

  • SoCs e módulos de alto desempenho da Espressif;
  • Implantação de nuvem completa por meio de conta própria privada;
  • Aplicativos de telefone prontos que suportam todos os cenários comuns de casa inteligente;
  • Integrações de assistente de voz, como Alexa e Google Voice Assistant;
  • E um painel administrativo intuitivo para gerenciamento de dispositivos, incluindo atualizações OTA.

Com o ESP RainMaker, o tempo para construir suas próprias soluções IoT deve ser reduzido para apenas uma semana.

“O RainMaker oferece exemplos e suporte para o Backend e Frontend, agilizando o desenvolvimento das soluções IoT e, assim, diminuindo muito o time to market do seu produto para casas inteligentes”, destacou o engenheiro de hardware Lucas Silva.

Veja os principais pontos que o nosso time destaca sobre a solução RainMaker.

Implantação de plataforma na nuvem

O ESP RainMaker foi desenvolvido com base na arquitetura AWS Serverless, oferecendo um modelo de cobrança de pagamento conforme o crescimento do projeto. Isso facilita o crescimento do projeto, o que é muito importante na era do big data; onde o armazenamento privado, o poder de computação e o gerenciamento de recursos de dados maciços são cruciais. 

Comparado com a construção de uma nuvem privada a partir do zero ou usando uma plataforma de nuvem de terceiros, o ESP RainMaker se destaca, pois suporta implantação rápida e privada de nuvem com operação e manutenção independentes, a um custo muito baixo.

Desenvolvimento de Firmware e App

O ESP RainMaker oferece SDKs completos para o desenvolvimento de produtos para casas inteligentes, simplificando drasticamente a complexidade do código. Além disso, o ESP RainMaker foi equipado com uma série de soluções livres de desenvolvimento, prontos para usar

O modelo de desenvolvimento flexível do ESP RainMaker não apenas apoia os clientes na atualização dos projetos existentes de maneira totalmente personalizada, mas também fornece a capacidade de aumentar seu nível de inovação juntamente com o desenvolvimento de novos negócios.

Integração e matéria de terceiros

O ESP RainMaker suporta o ESP-Skainet , o assistente de voz offline desenvolvido pela Espressif. Entretanto, ele também fornece serviços de terceiros como: Alexa, Google Voice Assistant, Apple HomeKit e outros serviços de voz online para casa inteligente. 

O ESP RainMaker também suporta o novo padrão de compatibilidade de casa inteligente, Matter. Ele permite que os desenvolvedores construam facilmente dispositivos IoT com recursos de comunicação entre plataformas para uma experiência aprimorada do usuário. Além disso, o ESP RainMaker permite o gerenciamento baseado em nuvem dos enormes recursos de dados dos dispositivos Matter. 

Além de todos os benefícios já citados o ESP RainMaker é tão flexível que permite que você construa seu próprio ecossistema IoT interoperando com o ecossistema Matter. Assim, fica muito mais fácil desenvolver soluções IoT para casas inteligentes.

Entre em contato conosco e comece a usar o ESP RainMaker para acelerar o desenvolvimento da sua solução IoT!

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.