Você está visualizando atualmente Sistema de Segurança para Portos utilizando Inteligência Artificial
sistema de segurança

Sistema de Segurança para Portos utilizando Inteligência Artificial

Compartilhe

Segurança é essencial em qualquer lugar, mas a régua sobe quando falamos de sistema de segurança para portos e terminais. Por isso, a Inteligência Artificial (AI) está cada vez mais presente neste mercado e proporcionando muitos benefícios.

O principal deles é que para ter todos as vantagens de um sistema inteligente não é necessário alterar a infraestrutura já existente. O que significa altos ganhos de eficiência e segurança com baixíssimo investimento.

Uma das principais dores de quem administra portos e terminais é a segurança de ativos e passivos. Normalmente, estamos falando de milhares de quilômetros quadrados que precisam ser visualizados pelo sistema de monitoramento de câmeras. Uma das exigências do ISPS Code, que são diretrizes para que os portos possam executar atividades internacionais.

Além disso, o ISPS Code exige mais medidas de segurança, como:

  • Utilização de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) no porto e ao seu redor;
  • Instalação de alarmes;
  • Proteção de perímetro;
  • Controle de acesso por biometria e crachás;
  • Treinamento dos guardas e vigilantes;
  • Utilização de sistemas PSPP; entre outras.

Fica claro que o sistema de segurança para portos é extremamente exigente, afinal estamos trabalhando com cargas de alto valor agregado.

Entretanto, mesmo com todas estas medidas ainda vemos muitas notícias de tráfico internacional de drogas em portos e terminais brasileiros, como por exemplo, o porto de Natal que foi local de várias apreensões este ano.

Pensando nesta situação, vemos que é preciso trazer mais recursos para os sistemas de segurança dos portos, que já contam com: centenas de câmeras, sistemas de identificação de placas, controle de acesso, entra outras tecnologias. E uma das opções é associar a Inteligência Artificial ao sistema já existente.

Desafios dos sistemas de segurança para Portos

Diante dos fatos relacionados à segurança e ao tráfico de drogas os principais desafios dos sistemas de segurança são:

  • Monitorar todo o perímetro do porto, instalando muitas câmeras e garantindo que não existam pontos cegos e/ou que as câmeras encontrem barreiras físicas
  • Garantir o funcionamento de todas as câmeras em tempo integral
  • Rastrear todos os funcionários em tempo real
  • Detecção da ociosidade e atividades anormais
  • Detecção de funcionários sem EPI
  • Controle de acesso de pátios e violação de perímetro
  • Detecção de objetos retirados ou deixados nos locais
  • Detecção de situações de anomalia
  • Detecção de veículos trafegando na contramão ou fora da rota padrão

Na teoria todos estes pontos são monitorados pelos sistemas de segurança por monitoramento de vídeo. Na prática, sabemos que existem limitações e a principal delas é a percepção visual humana.

Ou seja, é humanamente impossível monitorar centenas de câmeras em tempo real e identificar todas as situações anormais, que representam em torno de 2% das imagens capturadas. Por mais treinados e experientes que os guardas e vigilantes sejam, existe a limitação física dos nossos olhos.

E é neste ponto que a Inteligência Artificial se torna a principal aliada do sistema de segurança para portos. Porque essa tecnologia se torna um par de olhos extra, e incansáveis, ao lado da equipe de segurança.

Benefícios da Inteligência Artificial para sistemas de segurança

Associar Inteligência Artificial ao sistema de monitoramento por vídeo não significa a atualização de todo o sistema físico. Aliás, utilizando a solução da Icetana, trazida com exclusividade pela Macnica DHW para o Brasil, a atualização acontece apenas no software, mantendo todo o sistema de câmeras existente.

Sendo assim, vamos as funcionalidades que a Icetana oferece:

  • Filtra para a tela principal apenas as câmeras que tem alguma situação anômala acontecendo, como pessoas em locais proibidos; diminuindo a fadiga visual
  • Ao identificar a situação o sistema da Icetana retrocede a gravação e mostra os segundos anteriores para que o operador entenda o que está acontecendo e possa agir
  • O software salva as imagens de todas as câmeras de forma compacta, otimizando o espaço para armazenamento dos dados
  • Com a Icetana é possível visualizar o que aconteceu nas últimas 24 horas em 30 minutos
  • É possível criar alertas para todas as situações que devem ser identificadas como anormais, como uso de celular, permanência indevida nos locais, veículos em rota anormal

Além de todos estes pontos, a solução da Icetana usa a inteligência artificial para ficar mais eficiente a cada dia. Ou seja, a solução AI aprende com o comportamento do local e identifica quando algo anormal está acontecendo e emite alertas.

São muitas vantagens que a solução AI da Icetana agrega ao sistema de segurança de monitoramento por vídeo para portos e terminais.

Entre em contato conosco e saiba como você pode ter todos os benefícios da Icetana no seu porto ou terminal imediatamente.

Conheça mais sobre a a Macnica DHW aqui!

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.