Você está visualizando atualmente Benefícios da iluminação pública inteligente
iluminação pública

Benefícios da iluminação pública inteligente

Compartilhe

Um dos principais problemas que as recentes Smart Cities têm buscado resolver é a ineficiência do sistema de iluminação pública.

O consumo de energia elétrica é alto, a qualidade da iluminação normalmente é baixa e, além disso, o custo de operação é elevado e a manutenção improdutiva, o que resulta em uma infinidade de luminárias queimadas ou com defeitos que raramente são solucionados.

Para buscar soluções inteligentes para resolver estes problemas é necessário um olhar mais profundo acerca deles.

O alto consumo de energia elétrica dos sistemas na iluminação pública, naturalmente surgem da potência necessária para manter as lâmpadas acesas que, até recentemente, eram de vapores de mercúrio ou de sódio.

A primeira alternativa foi adotar lâmpadas de LED, que emitem luz em maior quantidade e qualidade, com muito menos potência. Um aprimoramento desta tecnologia foi a dimerização destas luminárias, permitindo que se regule a intensidade da luz, para que em momentos com baixo fluxo de veículos ou de pessoas, menos energia seja consumida sem necessidade.

Já o segundo problema a ser resolvido diz respeito à manutenção desse sistema: como melhorar a conferência de funcionamento das luminárias sem aumentar o número de equipes realizando esse trabalho?

A solução que tem sido mais adotada nos principais centros urbanos ao redor do mundo é o IoT. Com o uso desta tecnologia, as luminárias são transformadas em objetos inteligentes através da conexão com a internet.

Com IoT é possível que se verifique remotamente se as luminárias estão ou não em pleno funcionamento, além de prever falhas e controlar a intensidade da iluminação pública de acordo com o horário do dia ou fluxo de pessoas no ambiente.

Como o Perini City Lab utiliza IoT para controlar a iluminação pública?

Um projeto desenvolvido pelo Perini City Lab e que contou com a parceria da KDL Iluminação e da Wetzel foi a Smart Street.

Neste projeto, as luminárias dimerizáveis em LED fornecidas pela Wetzel são controladas diretamente pelo sistema de tele gestão da KDL Iluminação que, de acordo com as informações captadas por câmeras e sensores e processadas pelo hardware da Smart Street, ajusta o horário em que as luminárias são ligadas, desligadas e também a intensidade de sua iluminação.

A Smart Street busca integrar diferentes tecnologias para controlar um ambiente comum em Smart Cities. Para isso, o controle da iluminação pública leva em consideração a luminosidade natural do ambiente, o horário e a presença de pessoas ou veículos.

O Perini City Lab e as soluções da Macnica DHW para Smart Cities

Além disso, o Perini City Lab trabalha diariamente com a gestão e consultoria em testes, validação e demonstração de soluções para Smart Cities, permitindo que soluções e tecnologias para este segmento sejam estressadas e estejam prontas para ir ao mercado e atender às demandas reais de cidades.

Da mesma forma, a Macnica DHW, fornece soluções em Inteligência Artificial totalmente aderentes ao ambiente público e necessárias no escopo de Smart Cities, como a Icetana – uma plataforma que permite a identificação de forma autônoma de ações e eventos incomuns registrados por câmeras, através de tecnologia de video analytics –, e a Beabloo – um software com foco na identificação de padrões e da jornada do cliente em lojas de varejo, em shoppings fechados ou abertos.

Se você quiser saber mais sobre as soluções que a Macnica DHW oferece para ambientes inteligentes ou ainda desenvolver, testar ou demonstrar sua solução para Smart Cities através do Perini City Lab, entre em contato conosco.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Eduardo Bachmann

Graduando em Engenharia Automotiva pela UFSC, trabalha no setor de IoT&AI Solutions. No Perini City Lab, laboratório voltado ao desenvolvimento e validação de soluções para Smart Cities, auxilia na operação do projeto. Neste blog escreve sobre a temática das cidades inteligentes e sobre a aplicação das principais soluções oferecidas pela Macnica DHW.