Você está visualizando atualmente Como funciona o transporte inteligente?
transporte inteligente

Como funciona o transporte inteligente?

Compartilhe

Um dos grandes problemas das cidades são os congestionamentos que acontecem devido ao atual sistema utilizado nos semáforos, como destaca a matéria do jornal Estadão. Em sua maioria, os semáforos convencionais não são “inteligentes” pois funcionam por meio de temporizadores ou botões pressionados por pedestres. Ou seja, esses dispositivos simples não podem ler, monitorar e reagir à situação real do tráfego que ocorre na estrada, deixando o sistema de transporte inteligente.

Por outro lado, aplicando as soluções IoT (Internet das Coisas) é possível monitorar, avaliar e gerenciar diferentes sistemas de transporte. Isso diminui o tempo de deslocamento, aumenta a segurança e torna as cidades inteligentes.

Pensando no transporte inteligente, os sistemas de monitoramento de tráfego podem permitir que os semáforos interajam com o ambiente. Além disso, com a chegada e crescente uso da tecnologia 5G os semáforos podem se tornar mais inteligentes, coletando dados dos veículos e dos pedestres para gerenciar a situação real do tráfego em qualquer cruzamento, a qualquer momento.

Além disso, os sistemas de transporte inteligente podem contar com dados de câmeras de rua da cidade para previsão de tráfego, aplicando inteligência artificial no processamento dos dados e mostrando as informações de forma completa no dashboard do operador.

De forma geral, os sistemas de transporte inteligente que controlam o tráfego de rua podem ajudar na prevenção de congestionamentos e colisões que ocorrem frequentemente nos cruzamentos devido a erros humanos. Por isso a importância das soluções IoT, que podem deixar as estradas inteligentes através do uso de dados provenientes de vários sensores, beacons e dados da população.

Tudo isso permite que tenhamos cidades inteligentes, que controlam e monitoram os indicadores de tráfego, como concentrações de gases de escape, níveis de ruído, aglomerados de pedestres, colisões, entre tantas outras variáveis que existem neste contexto.

Soluções robustas para transporte inteligente

Agora que você já sabe do potencial da tecnologia para deixar o transporte inteligente, apresentamos algumas soluções que transformam desejos em realidade. As soluções robustas da IEI , oferecem hardware pronto para processar altas taxas de dados, como os coletados em sistemas de transporte inteligente.

A IEI possui diversos sistemas e placas prontas, facilitando muito a vida dos desenvolvedores, que podem se dedicar a solução e ao processamento dos dados, visto que, o hardware já está desenvolvido e testado em condições hostis como aplicações de monitoramento de trânsito.

Uma das soluções é o TANK, um sistema compacto, poderoso, versátil e robusto.

TANK um sistema poderoso, versátil e robusto. (Fonte: IEI)

A família TANK oferece ampla operação de potência e temperatura (para uma unidade sem ventoinha – fanless), especificações de choque e vibração padrão mil, juntamente com poderosos processadores Intel Core, tudo em um formato compacto. Outra vantagem é a versatilidade de entrada e saídas (I/O) como portas seriais, I/O digital, portas Ethernet, portas USB e vídeo duplo.

Além disso, se precisar de mais de 8 portas Ethernet de 2,5 GbE ou mini slots M.2/PCIe, basta adicionar ao slot de expansão de I/O. Sem contar que é possível expandir o sistema com drives ou placas aceleradoras para aumentar o desempenho do sistema.

Para ilustrar a capacidade da família de produtos TANK, listamos algumas das aplicações onde ele pode ser utilizado:

  • Medição de peso da balança rodoviária
  • Barreiras de trânsito e semáforos
  • Câmera de vigilância com reconhecimento de placa
  • Software de gestão de tráfego
  • Cabine de operações, leitor de etiquetas, leitor RFID, impressora de bilhetes
  • Sistemas integrados touchscreen

Já da para perceber o potencial dos produtos IEI para as soluções de transporte inteligente e como a tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia, certo?

Para saber mais sobre esta e outras tecnologias que Macnica DHW possui para cidades inteligentes, entre em contato conosco.

Conheça mais sobre a Macnica DHW aqui!

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.