Você está visualizando atualmente Sistema de segurança eficiente utilizando monitoramento por vídeo
Sistema de segurança

Sistema de segurança eficiente utilizando monitoramento por vídeo

Compartilhe

O shopping center é um ambiente que oferece muito mais do que lojas, ele proporciona lazer, gastronomia, encontros, diversão….enfim, é um local que todos frequentam basicamente para ter uma experiência feliz.

Entretanto, assegurar a proteção de comerciantes e usuários do local é uma tarefa que envolve planejamento e eficiência na operação dos sistemas de segurança, pois é grande o número de riscos, devido ao fluxo de pessoas, à presença de diversos tipos de lojas e até mesmo à amplitude da área.

Pensando nisso, os shopping centers investem pesado em sistema de segurança e colaboradores capacitados para manter a ordem.

Entretanto, sabemos que mesmo com tudo isso, situações de risco ainda acontecem, como a que ocorreu em Dezembro do ano passado, quando um casal presenciou 2 assaltos num shopping em São Paulo (leia matéria completa no g1.globo.com).

Agora pense comigo, se um assalto já gera muito medo, imagine presenciar dois eventos em menos de duas semanas? Complicado não é mesmo?

Diante destes dados, os responsáveis pelos sistemas de segurança procuram investir cada vez mais em câmeras, porém, este não é necessariamente o ponto.

A resposta está na limitação humana de identificar um evento. Imagine um shopping center com mais de 100 câmeras sendo vigiada por uma ou mesmo mais pessoas? Mesmo que estas imagens sejam mostradas, por exemplo, de 20 em 20 câmeras num período curto de tempo, como acompanhar isso sem perder muita informação?

A resposta é: não dá! É humanamente difícil (para não dizer impossível) fazer esta leitura, afinal, há limites no nível de atenção e resposta eficiente que um ser humano é capaz de oferecer.

 

Sistema de vigilância por monitoramento de câmeras.

Diante deste cenário, movimentos suspeitos são perdidos e situações de risco ocorrem.

Agora, se o sistema que monitora as imagens fosse capaz de enviar alertas apenas nas situações de risco, este cenário muda completamente, certo?

Pois saiba que a Macnica DHW já possui em seu portifólio uma fabricante que possui esse sistema!

Monitoramento por vídeo para sistema de segurança

A solução de análise de vídeo da Icetana associa inteligência artificial (IA) e machine learning para identificar situações suspeitas e selecionar estas cenas para serem mostradas na tela do vigilante.

Ou seja, a atenção será focada no lugar certo, pois será direcionada automaticamente apenas para as situações anormais, proporcionando uma ação rápida e efetiva frente a um evento suspeito.

 

Sistema Icetana aplicando IA para selecionar apenas as imagens com situações anormais.

Com o Machine Learning a solução aprende quais são as situações normais e fica cada vez mais refinada em sua classificação. É a inteligência artificial trabalhando para trazer mais segurança aos shopping centers!

Além disso, para ter este sistema não é preciso se desfazer do que já se tem. A solução da Icetana é facilmente integrada ao sistema de segurança existente, o que requer menos investimento e agilidade para começar a operar.

Leia alguns relatos da utilização da solução da Icetana em shopping centers ao redor do mundo:

No Victorian Shopping Mall, na Australia, que possui 240 câmeras e 15 milhões de visitas ao ano, o diretor da sala de controle destacou que a solução da Icetana atuou como um operador extra na sala de controle, chamando atenção apenas para as principais câmeras, o que proporcionou muito mais eficiência.

Outro caso de sucesso da solução Icetana foi no shopping Tamdeen Malls, no Kuwait. Com mais de 600 câmeras rodando, o sistema aumentou de forma significativa a consciência situacional do local. “A solução da Icetana foi implementada inicialmente para priorizar eventos anormais e responder proativamente, mas eu diria que é algo além da segurança, pois impactou positivamente o planejamento de capacidade, mitigação de riscos e apresentou melhorias na eficiência do local”, destacou o Gerente Sênior de Tecnologia do shopping.

São muitas as vantagens que a solução da Icetana oferece e que já estão sendo desfrutadas pelas empresas que estão com o sistema rodando. Destacamos algumas:

  • Segurança de pessoas e bens
  • Monitoramento inteligente de espaços internos e externos
  • Investigação de ocorrências
  • Controle e verificação de alarmes

O sistema não se restringe aos shopping centers, pode ser utilizada também em diversos locais que requeiram sistema de segurança com monitoramento por vídeo, como:

  • Aeroportos
  • Portos
  • Empresas de grande porte
  • Condomínios residências e comerciais 
  • Centros comerciais
  • Bancos
  • Recintos de Espetáculos

Entre em contato conosco para saber mais sobre esta importante solução que poderá ser incorporada ao seu sistema de segurança.

Compartilhe

Franciele Nornberg

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC (2019), graduada em Engenharia Elétrica pelo IFSul em 2017. Trabalha na Macnica DHW desde 2019. Seu conhecimento técnico somado a utilização das boas práticas de copywriter são responsáveis pelos excelentes conteúdos divulgados no blog da Macnica. Franciele é também Instrutora Autorizada FPGA Intel e portanto, responsável pelo Treinamento FPGA Intel.