Você está visualizando atualmente Smart Cities: Tornando ambientes inteligentes com soluções AI
Smart Cities

Smart Cities: Tornando ambientes inteligentes com soluções AI

Compartilhe

Iluminação pública, segurança, tráfego, gestão de estacionamentos e de coleta de resíduos, são temas bastante discutidos dentro dos projetos voltados para Smart Cities.

No entanto, demandas como estas são percebidas em vários outros ambientes, como por exemplo, em portos, aeroportos, condomínios, bairros privados e plantas industriais.

Para o controle de acesso e monitoramento do ambiente, soluções que contemplem o sensoriamento através de câmeras e com o processamento em borda por meio de algoritmos de inteligência artificial, como a solução AI da Icetana, atende esse tipo de necessidades.

A gestão de tráfego de pessoas e veículos, como também a gestão de estacionamentos, necessitam de soluções AI similares às adotadas no projeto da Smart Street, desenvolvido pelo Perini City Lab, onde as imagens das vias são processadas em tempo real e exibidas em um dashboard, permitindo que os operadores ou gestores do ambiente tomem decisões rápidas e assertivas.

Já para a gestão da coleta de resíduos, soluções IoT que permitam mensurar o nível de lixeiras e outros contentores de resíduos que integrem estes dados em um dashboard e que possibilitem ainda a roteirização de forma otimizada dos pontos de coleta, atendem prontamente essa demanda. Um protótipo desta solução IoT está sendo testado no Perini City Lab através de uma parceria com alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

O Perini City Lab e as soluções IoT & AI da Macnica DHW para Ambientes Inteligentes

O Perini City Lab trabalha diariamente com a gestão e consultoria em testes, validação e demonstração de soluções IoT & AI para Smart Cities, permitindo que soluções e tecnologias para este segmento sejam estressadas e estejam prontas para ir ao mercado e atender às demandas reais de cidades.

Da mesma forma, a Macnica DHW, fornece soluções AI totalmente aderentes ao ambiente público e necessárias no escopo de ambientes Inteligentes, como a Icetana, uma plataforma que permite a identificação de forma autônoma de ações e eventos incomuns registrados por câmeras, através de tecnologia de video analytics.

Benefícios da Icetana:

  • Identifica eventos suspeitos, permitindo a intervenção com antecedência
  • Escalável para qualquer tamanho de operação de vigilância
  • Permite que um único operador monitore até 300 câmeras
  • Reduz o índice de ocorrências não notadas por distração
  • Identifica eventos que possam comprometer a saúde e segurança das pessoas, como incêndios

Outra tecnologia trazida pela Macnica DHW com exclusividade é a Beabloo – um software com foco na identificação de padrões e da jornada do cliente em lojas de varejo, em shoppings fechados ou abertos.

Através da Beabloo, é possível entender o comportamento dos usuários de forma totalmente baseada em dados, e assim direcionar estratégias de comunicação mais alinhadas com a necessidade e comportamentos dos clientes.

Benefícios da Beabloo:

  • Aumenta o conhecimento da marca sobre o cliente
  • Permite direcionar a comunicação da marca para clientes específicos
  • Aumenta o impacto visual da marca
  • Fideliza os clientes através de experiências interativas
  • Amplia o volume de clientes e vendas

Se você quiser saber mais sobre as soluções IoT e AI que a Macnica DHW oferece para ambientes inteligentes ou ainda, desenvolver, testar ou demonstrar sua solução IoT & AI para Smart Cities através do Perini City Lab, entre em contato conosco.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Eduardo Bachmann

Graduando em Engenharia Automotiva pela UFSC, trabalha no setor de IoT&AI Solutions. No Perini City Lab, laboratório voltado ao desenvolvimento e validação de soluções para Smart Cities, auxilia na operação do projeto. Neste blog escreve sobre a temática das cidades inteligentes e sobre a aplicação das principais soluções oferecidas pela Macnica DHW.