Você está visualizando atualmente Inteligência artificial para segurança em aeroportos
aeroportos

Inteligência artificial para segurança em aeroportos

Compartilhe

Os aeroportos são ambientes que precisam de um sistema de segurança avançado. O motivo é o grande número de pessoas que circulam diariamente nesses espaços, o que implica em inúmeros problemas complexos de se resolver. Nesses casos, a inteligência artificial pode ser uma grande aliada para que aeroportos se tornem locais mais seguros.

Soluções de inteligência artificial para aeroportos

Até então, a solução encontrada para melhorar a segurança de aeroportos era instalar mais câmeras. Outra alternativa era aumentar o número de operadores para fazer a vigilância do local e das imagens captadas.

Porém, isso não resolvia totalmente o problema, pois os operadores não são capazes de monitorar tudo o tempo todo. Além disso, as câmeras convencionais não possuem inteligência para identificar situações anormais.

É aí que entra a tecnologia e a inteligência artificial: o caminho para resolver problemas e melhorar a segurança dos aeroportos. Uma das alternativas para isso é a solução da Icetana, trazida com exclusividade para o Brasil pela Macnica DHW.

Solução da Icetana: tecnologia disruptiva para intensificar a segurança

solução da Icetana, uma tecnologia disruptiva baseada em inteligência artificial, é capaz de entregar excelentes resultados para a segurança de aeroportos. Com ela, é possível:

  • reduzir o número de operadores do sistema de monitoramento;
  • diminuir o custo operacional do setor de segurança;
  • aumentar a eficácia na detecção de eventos incomuns;
  • tornar mais ágeis as respostas a essas ações suspeitas.

Checagem de bagagens: como a inteligência artificial auxilia nessa etapa

Como você viu, as soluções de inteligência artificial são muito importantes para tornar o videomonitoramento dos aeroportos mais eficiente. Para completar, elas auxiliam em mais uma etapa: a checagem de bagagens. Essa tarefa específica é essencial para garantir a segurança dos aeroportos e das pessoas que passam por eles diariamente.

A inspeção convencional das bagagens em aeroportos envolve o monitoramento com o uso de tecnologias de Raio X e a averiguação manual. Isso aumenta o tempo gasto no processo e as chances de falhas de segurança, já que criminosos buscam cada vez mais meios de burlar tecnologias como essas, que estão em uso há anos.

Inspeção de malas em aeroportos através de Raio-X. Fonte: Envato.

Para atender a essa demanda e tornar o processo mais eficiente, uma das tecnologias oferecidas pela Macnica DHW é a InnerEye. Essa tecnologia é capaz de otimizar softwares de inteligência artificial que fazem a inspeção de bagagem através da Visão Computacional.

A solução desenvolvida pela israelense InnerEye conta com a chamada tecnologia braintech. Essa tecnologia atua captando as ondas cerebrais de especialistas na inspeção de bagagens durante a avaliação de imagens de itens que seriam aprovados e reprovados na checagem.

A partir dessas ondas cerebrais captadas, o software de IA analisa dados e aprende com os parâmetros fornecidos por seres humanos especializados na detecção de itens suspeitos. Isso aumenta a sua eficácia e a precisão na identificação de situações anormais, reduzindo o tempo gasto nos treinamentos.

Processo de treinamento de IA utilizando ondas cerebrais de especialistas através da tecnologia InnerEye. Fonte: InnerEye.

Um dos cases desenvolvidos pela Macnica DHW aqui no Brasil, envolvendo a tecnologia InnerEye, foi a identificação de doenças em folhas de soja. O trabalho, feito em parceria com a Embrapa, é similar à inspeção de bagagens em aeroportos e trouxe resultados muito satisfatórios.

Quer saber mais sobre as soluções que a Macnica DHW oferece para a segurança de grandes ambientes, como os aeroportos? Clique aqui, entre em contato com a gente e conheça também outras tecnologias baseadas em IoT e inteligência artificial.

Acompanhe a Macnica DHW nas Redes Sociais:​​​

Compartilhe

Eduardo Bachmann

Graduando em Engenharia Automotiva pela UFSC, trabalha no setor de IoT&AI Solutions. No Perini City Lab, laboratório voltado ao desenvolvimento e validação de soluções para Smart Cities, auxilia na operação do projeto. Neste blog escreve sobre a temática das cidades inteligentes e sobre a aplicação das principais soluções oferecidas pela Macnica DHW.